Fogo Alto – Janet Evanovich

Gostaria de começar esta minha resenha falando um pouco sobre a escritora Janet Evanovich, que é uma autora norte-americana bem famosa, que escreveu muitos títulos e sempre está presente na lista da Forbes de autores mais bem sucedidos. Esta série dela (e mais todos os seus outros livros), “Stephanie Plum” vira e mexe aparece nas listas dos mais vendidos, entre elas a do New York Times.
Eu já queria ler alguma de suas obras há um tempo, pois parecem ótimas e sempre me chamaram atenção, mas foi depois que vi o filme “Como agarrar meu ex-namorado” (2012), que foi baseado no primeiro livro desta série, “Um Dinheiro Nada Fácil”, com Katherine Heigl no papel principal, que soube que precisava mesmo lê-la.
Não comecei minha leitura do primeiro livro da série, mas, sim, deste, que é o décimo sétimo livro publicado (o sexto no Brasil), e lançamento deste ano da Editora Rocco. Mas esta é uma série independente, eu mesma não li nenhum dos outros livros e consegui entender este perfeitamente. Cada volume possui uma trama central que é desvendada nele próprio, ou seja, tem início, meio e fim, mas há detalhes da vida da protagonista e dos demais personagens que vão evoluindo conforme as obras são publicadas, então acabamos não sabendo tanto assim dos seus passados quando lemos os volumes soltos. Porém, para quem quer ler os títulos sozinhos, não há problema nenhum com a ordem.
Para começar, também não tinha lido nada antes sobre uma caçadora de recompensas, mas curti bastante a experiência. Este livro é sobre Stephanie Plum, que trabalha na Vincent Plum Agência de Fiança. Tudo começa como um dia normal na vida de Stephanie, até que, ao chegar ao trabalho, descobre que houve um assassinato naquele terreno. Tudo se mostra meio confuso porque ninguém parece saber quem matou a vítima, nem o que levou o assassino a cometer tal crime.
Depois, vários corpos vão surgindo em determinados lugares e em diversas situações. O que eles têm em comum é que quase todos tiveram seus pescoços quebrados, não há uso de arma de fogo. O assassino agia assim por esperteza, para não ser descoberto mais rápido. O pior é que parece que nossa protagonista estava na lista dele, pois todos os crimes acontecem próximos a ela, e alguns inclusive aparecem com mensagens para ela, talvez as pessoas estejam querendo matá-la devido a sua profissão, que lhe rende muitos inimigos.
Neste interim conhecemos sua família, que tenta empurrar para ela Dave, um ex-astro de futebol americano que foi do colégio dela e que volta à cidade depois de algum tempo fora. Ele é um excelente cozinheiro e tenta de todo jeito conquistá-la através do estômago. Só que ela fica com um pé atrás, pois não quer mais nenhum homem para confundi-la ainda mais.
Pois Stephanie já está na dúvida entre dois homens com quem se envolve, Joe Morelli, policial de Trenton, e Ranger, especialista em segurança que a ajudou neste emprego. No desenrolar da história vemos cenas de sexo com eles dois. E isso (uma maratona de sexo) sempre foi incentivado pela sua amiga, Lula, uma ex-prostituta e, atualmente, sua companheira de trabalho na agência de fianças, para que ela escolha com quem quer ficar, já que está meio que confusa com seus sentimentos.
A história mistura cenas engraçadas na captura de bandidos, ou melhor, quem não comparece na audiência, aí entram no caso Stephanie e Lula para levarem estas pessoas de volta perante a lei; com cenas de sexo e romance e outras mais séries e intensas, mantendo um equilíbrio. Isso tudo ainda envolto a mistério, sedução e crime em uma narrativa feita em primeira pessoa.
Por falar em crimes, os deste volume são um mistério à parte e só vão ser desvendados no final do livro. Não posso dizer com certeza de que desconfiei do assassino, mas confesso que ele me intrigava desde o começo por conta de suas aparições, e também porque parecia muito bom, coisa que ninguém é.
Mas o livro também apresenta altos e baixos, e algumas vezes eu ficava meio cansada da leitura, já que, apesar de conter bastante ação e os personagens nunca ficarem parados, a narrativa é lenta.
Sobre as partes de comédia, algumas situações são tão inusitadas que nos fazem cair na gargalhada, como, por exemplo, usaram termos esdrúxulos nas cenas supostamente de sexo, que me fizeram rir bastante, já que uma palavra usada é meio fora de moda, por assim se dizer. Além disso, a avó de Morelli, Bella, roga uma maldição em Stephanie chamada Vordo, para transformá-la em uma p*ta (como diz no livro hahaha). E que, por ela acreditar nela, acaba se realizando, despertando mais risadas ainda nos leitores.
O final é bem diferente do esperado, pois ela não se resolveu entre seus casos amorosos, e existia uma expectativa de minha parte, mas admito que também ficaria confusa com estes dois caras, só não saberia dizer se praticaria com os dois na maior cara de pau. Isso para mim parece meio doido, mas olhando pelo lado dela não há nada de errado ou mal em agir do jeito que age, cada um com seu cada um. E bato palmas para Stephanie, que soube conduzir tão bem seus confusos supostos relacionamentos.
Em relação aos mistérios, no final acabam por desvendar os crimes e nossa protagonista escapa de ser morta. Só não posso contar o que de fato ocorreu, pois é melhor você ler para crer, pois foi isso que fiz.
A capa parece meio sem nada a ver, mas tem alguns elementos que são importantes na trama em si, e alguns fazem parte das capturas de Stephanie, como o urso e a dentadura de vampiro, por exemplo, mas mesmo assim não deixa de ser uma capa horrível (confesso que não leria este livro se só fosse escolher por ela).
O livro tem 270 páginas e a diagramação é bem feita, com um bom espaçamento entre as palavras e parágrafos, mas as letras são pequenas e podem acabar incomodando alguns leitores. Além de contar com páginas brancas, outro fato não tão agradável.
Não gostei do título em português e não entendo porque a Rocco não traduz mais fiel, como os primeiros volumes, já que lá fora todos os títulos fazem uma brincadeirinha com o número do volume, por exemplo, este é o número 17 e é chamado “Smokin' Seventeen”. Principalmente porque esta é uma série enorme (tem 21 volumes no total, mais diversos contos), então é uma forma de sabermos de qual número se trata.
Para quem gosta de livros de comédia de ação criminal e acha legal esta mistura de coisas, sendo romance, cenas de sexo, vingança, crimes, diversão, uma personagem ativa e carismática, é só ler e curtir mais esta publicação da Rocco.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá meninas!

    Eu adorei o filme e nem sabia que era baseado em livros! Quero ler claro! rsrsrsrrsrs
    Pena que os livros da ROCCO são bem carinhos.... Adorei a resenha, vai já para minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir