Casa Gucci – Sara Gay Forden

Desde que vi este livro no catálogo da editora Seoman, selo do Grupo Editorial Pensamento, fiquei louca para começar esta leitura. Isso porque adoro saber sobre as coisas por trás das grandes marcas, ou as histórias por trás das celebridades, e coisas do estilo. Sim, eu sou do tipo de pessoa que gostava de parar para assistir o canal E! só para saber sobre as novidades na vida dos famoso de Hollywood. Então assim que tive a oportunidade, comecei a leitura deste volume. E agora venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta obra incrível.
Em Casa Gucci conhecemos a história de como a empresa foi fundada, pelo Guccio Gucci, assim como o motivo de sua ideia de começar uma empresa, de como ele criava seus filhos, entre outras curiosidades que vamos descobrindo em toda a leitura.
O livro nos mostra alguns fatos que não saberíamos sobre a família, como, por exemplo, que o Guccio deixou a empresa de herança apenas para os seus filhos do sexo masculino, pois queria que apenas homens comandassem o negócio da família, mesmo que tenha sido o marido de sua filha que tenha lhe ajudado com um empréstimo quando ele ainda era noivo da mesma, para não deixar a empresa falir. Essas e outras curiosidades estão em toda a leitura, que conta com diversas tramas de conspirações, traições, brigas, tudo isso por dinheiro e poder.
Nesta história de não ficção conhecemos diversas gerações, desde a criação da empresa pelo pai, passando pelo comando de Aldo, e de seus irmãos, das brigas entre filhos e irmãos, de como a família era controladora, e passamos a conhecer bastante a história de Maurizio, filho de Rodolfo e o último a governar a empresa antes de vender para investidores.
Conhecemos a vida de Maurizio desde que ele se apaixonou pela Patrizia Reggiani, uma jovem que, mesmo na época, as pessoas diziam que era bem interesseira; conhecemos mais sobre como era sua juventude, depois o seu casamento, passamos pelo divórcio e até mesmo pelo seu assassinato e pelo julgamento do culpado de seu crime.
Esta é uma história muito interessante, sendo que a narrativa é rápida e fluida, e consegue nos prender desde o momento em que começamos a leitura, por conta de todos os fatos que vamos aprendendo e descobrindo sobre esta família. A autora realmente consegue capturar nossa atenção com todos os escândalos e reviravoltas que descreve de forma que não conseguimos largar o exemplar.
A capa é bem bonita e acho que ela representa bem a história.  A diagramação está perfeita com letras e espaçamento em um tamanho confortável para que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. No meio do livro encontramos algumas fotos da família, o que achei bem legal, já que assim consegui dar um rosto a todos os nomes que eu estava lendo, e confesso que gostei bastante disso.
Recomendo este livro para todas as pessoas que, assim como eu, se interessem por uma história real sobre escândalos, brigas e traições de família de uma das marcas mais conhecidas do mundo, que é a Gucci, e sobre como este mundo cheio de dinheiro e poder transformou a vida de seus integrantes.
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Não é meu estilo preferido de leitura, mas fiquei curiosa com o enredo!
    Se ganhou 5 casinhas é porque vale a pena neh? rsrsrsr

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena, mas tem que ter interesse por este mundo. Acho que você pode gostar! hehe
      Beijos

      Excluir
  2. Parece bem interessante, já entrou para minha wishlist!!
    http://ohamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Awa! É realmente muito interessante! Nossas wishlists estão sempre aumentando, né?! Beijos

      Excluir