Cartas de Amor aos Mortos – Ava Dellaira

Quando vi que a Editora Seguinte iria lançar este livro alguns meses atrás, a primeira coisa que me chamou a atenção logo de cara foi a capa maravilhosa desta obra. Claro que eu tinha que ler esta história, já que a sinopse também se revelou incrível, então fiquei ansiosa para lê-la o quanto antes. Quando surgiu a oportunidade, solicitei a prova do livro para conhecer mais a fundo este título, e agora venho contar para vocês todas as minhas opiniões a respeito desta obra escrita por Ava Dellaira, que é um dos lançamentos do mês da Seguinte (o lançamento oficial foi no dia cinco de julho).
Em “Cartas de Amor aos Mortos” conhecemos a história de Laurel, uma menina jovem que, apesar da pouca idade, já carrega uma grande tristeza em seu peito. Agora ela está indo para o ensino médio e preferiu ir para um colégio diferente de onde estavam todas as pessoas de sua antiga escola e de quem ela conhecia, para que ninguém sentisse pena dela ou que ficasse fazendo perguntas que ela não gostaria de responder, sendo como um novo começo desde que perdeu a sua irmã May.
Descobrimos que May era do tipo de garota brilhante, que conseguia unir a família, ser linda do jeito que todas as roupas ficavam bem nela, tinha cabelos macios e sedosos, e parecia perfeita em tudo. Tinha todas estas qualidades incríveis, pelo menos do ponto de vista de Laurel.
Logo no início da leitura ficamos sabendo que a Sra. Buster, professora de inglês, passou como a primeira tarefa escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. E são através destas cartas que vamos descobrindo mais sobre a vida de nossa protagonista, que escreve para pessoas como Kurt Cobain, Amelia Earhart, Jim Morrison, Janis Joplin, Amy Winehouse, entre outros.
Agora, vemos que esta lição de casa pode acabar ajudando muito mais do que nossa protagonista poderia imaginar, já que ela nunca considerou passar a vida sem a irmã, ver os seus pais se separarem e ainda se sentir sozinha e sem amigos. Mas é muito bom ver como ela consegue amadurecer durante toda a leitura, de forma que, apesar de toda a tristeza que ela sempre vai guardar no coração, com o tempo ela acaba fazendo novos amigos e até mesmo se apaixona.
A capa, como comentei acima, é muito linda, do tipo que dá vontade de ler a história só de olhar para ela. Além disso, ela combina muito com o conteúdo desta obra. Não posso falar muito sobre a versão finalizada, já que estou apenas com a prova em mãos, então não dá para saber ainda se terá algum detalhe diferenciado de impressão, mas tenho certeza que a versão final deve ser ainda mais bonita. A diagramação está perfeita, com fonte e espaçamento em um tamanho muito confortável para a leitura, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.
A narrativa é feita em primeira pessoa por Laurel, o que achei bem legal, já que assim acompanhamos o ponto de vista de nossa protagonista, e conseguimos acompanhar um pouco mais sobre seus sentimentos. O que gostei bastante também é que o livro é todo narrado em forma de cartas para personalidades que já morreram, e são através destas cartas que conhecemos sobre a história de Laurel. O livro consegue prender a gente desde a primeira página até o fim com uma linguagem rápida e fluida, além de conseguir emocionar o leitor em vários momentos.
Recomendo para todas as pessoas que gostem de um livro maravilhoso, escrito de forma envolvente e cheio de acontecimentos e emoções, que prende a gente a cada virada de página com uma história incrível, muito bonita e que conquista os leitores desde a primeira linha.
Avaliação





A autora, que por sinal é uma fofa, gravou um vídeo para os leitores brasileiros falando um pouco mais sobre o livro. Confiram:


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei! Fiquei apaixonada, quero saber o que ela escreveu para o Kurt e a Janis! kkkk
    Mais um na minha listinha!
    Tbm adorei a capa, linda demais!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro...uns falam que é bom outros dizem que não...
    Curiosidade lá em cima :3
    A capa realmente é linda...:3

    ResponderExcluir
  3. Bem já ouvi falar nesse, livro, realmente me interessou, parece ser uma história de dor e superação. A capa ta linda. a resenha ficou perfeita

    ResponderExcluir
  4. Desde qie vio a capa e aremissa dese livro, fiquei doida pra lê-lo e tê-lo... E agora lendo sua rsneha percebo que ele é melhor do que eu imaginava...Estou louc apra saber mais sobre Laurel, suas superações e seu relacionamento coma irmã.

    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir