As Variações de Lucy – Sara Zarr

Lucy Beck-Moreau tem apenas dezesseis anos e já é um prodígio musical, ela toca piano desde novinha e é realmente muito boa nisso, sempre ganhando destaque em apresentações e competições. Ela é importante e conhecida no mundo da música clássica, ser pianista é uma paixão, mas também o sonho de sua mãe e seu avô extremamente rígido, que considera este dom algo muito importante e precioso. Então Lucy sempre teve que ser a melhor, com estudos rigorosos e uma carreira espetacular, sendo vigiados e mantidos pelos dois.
Até que, em uma apresentação em Praga, ela descobre algo terrível que a faz questionar tudo, desistindo desta vida, porque esta não lhe pertencia mais há muito tempo. É a partir daí que ela precisa começar uma nova realidade, buscando o que a faz feliz, pois só ela que deveria escolher seu destino, então esse é o momento de aproveitar sua liberdade.
Mas nem todo o seu passado pode ficar para trás. Seu irmão mais novo, Gus, agora está estudando para seguir pelo mesmo caminho de sua irmã: ser um pianista conceituado e respeitado, ganhador de prêmios e, claro, perfeito. Mas, no meio caminho, uma tragédia ocorre e sua professora de piano morre, deixando a vaga em aberto, que logo é preenchida pelo talentoso e inspirador Will. É ele quem reacende a paixão de Lucy pela música e também pela vida.
Eu li em 2012 o outro livro da autora publicado aqui no Brasil pela Editora iD também, “Como salvar uma vida” (clique no título para ler a resenha), que eu amei! A história dele é super fofa, gostosa de ler e adorei a narrativa da autora, então minhas expectativas para este lançamento dela estavam muito altas. Mas, infelizmente, acabei me decepcionando um pouco. Esperava encontrar uma história cinco casinhas, mas ela não recebeu mais do que três, e vou explicar para vocês abaixo.
Acho que todo o plano de fundo desta história é meio nova para mim, pois não me recordo de ter lido outro livro com uma protagonista tão apaixonada e envolvida pela música clássica e que é um prodígio musical bem reconhecido, mesmo com tão pouca idade. Então foi uma experiência realmente encantadora conhecer a vida através de seus olhos, que não conheceu outra coisa além de viver para e pela música.
Pudemos notar sua paixão e também sua angústia, já que por um lado ela gostaria de viver por aquilo, mas por outro não aguentava a pressão de ter sua vida escolhida por seu avô e sua mãe, precisando ser perfeita. Então ela estava sempre muito dividida em como se comportar e sobre o que era realmente importante.
A história é narrada em terceira pessoa, mas só acompanha a Lucy, incluindo alguns de seus sentimentos e sua forma de agir. Então não temos acesso a outros pontos de vista, nem podemos ver o que acontece em outro ponto da narrativa e, infelizmente, também não podemos saber o que ela pensa e como as coisas que vivencia a fazem refletir de verdade, só de uma forma superficial. Eu prefiro muito mais narrativas em primeira pessoa, principalmente quando só temos a chance de acompanhar um personagem.
Lucy é uma protagonista da qual eu gostei bastante de ver seu crescimento durante a trama, porque pudemos acompanhar seu desenvolvimento desde o momento em que estava amargurada com a sua carreira, passando pela descoberta e aceitação da sua paixão pela música por fora das competições e da vida focada somente nisso, e seguindo com ela descobrindo a si mesma e como lidar com tudo o que deseja em seu âmago. Mas ela não conseguiu me cativar tanto assim. Talvez se a narrativa tivesse sido feita em primeira pessoa eu poderia ter gostado mais dela, porque teria lhe conhecido melhor, só que este, infelizmente, não foi o caso. E não é que ela tenha sido uma pessoa ruim, mas faltou carisma.
Apesar disso, acho que Lucy conseguiu transmitir uma força de vontade no leitor, mostrando que devemos pensar primeiro em nós mesmos e em nossa felicidade e não em tentar agradar ao próximo, mesmo que sejam pessoas que você ama e que se importam com você, como sua família, por exemplo.
Mesmo que a protagonista tenha, de fato, evoluído, não senti uma evolução também por parte da narrativa. Pelo contrário, achei bem lenta e parada, não há muita coisa acontecendo em momento nenhum, o que acaba sendo ruim porque transforma a leitura em uma experiência cansativa. Por outro lado ela é bem reflexiva e com certeza pode ajudar os leitores que estão passando por momentos parecidos com o de Lucy, em busca de aceitação de si mesma e felicidade. A narrativa também é alternada entre presente e passado, o que foi bom para nos situar em dois momentos e sabermos o que realmente aconteceu antes.
A sinopse e até uma parte da história dá a entender que vai haver um romance sendo desenvolvido neste livro, mas isso não acontece. De um lado eu fiquei meio decepcionada porque gosto muito desta parte das leituras, mas por outro eu gostei porque Lucy precisava ser ela mesma e crescer sozinha, enfrentando os seus próprios problemas e encontrando soluções para eles da maneira que fosse melhor para si mesma. Além disso, não senti tanta simpatia assim pelo Will para que ele fosse o par dela, acho que não combinaram de maneira romântica.
A diagramação da Editora iD é sempre muito bem feita e desta vez não foi diferente. A capa original foi mantida e eu gosto muito dela já que é linda e ainda transmite totalmente o clima do enredo. O livro é dividido em partes e os capítulos narrados no presente têm números, os do passado, títulos. Todo início de capítulo há uma nota musical em cinza no fundo da página, e todo corte dentro dos capítulos é feito com um conjunto de notas musicais. A fonte não é tão grande, mas não incomodou minha leitura, enquanto os espaçamentos estão maravilhosos e as páginas são amarelas.
“As Variações de Lucy” não é um livro ruim, pelo contrário, é uma história bela de descoberta e aceitação, que fazem valer a pena a experiência de leitura, além de contar com um plano de fundo encantador do mundo da música, só senti falta de um algo a mais.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá Meninas!

    Eu adorei a capa e sinopse, fiquei curiosa com o enredo, mas desgostei depois da resenha....
    Ainda quero lê-lo, mas a vontade passou! rsrsrsrrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir