Amanhã, Quando a Guerra Começou – Amanhã #01 – John Marsden

Eu já tinha interesse em ler esta obra há algum tempo. Desde uns dois anos atrás, quando li a sinopse pela primeira vez e fiquei encantada com a premissa do livro, venho com esta vontade grande de começar esta série, mas com tantas coisas para fazer e ler, acabei adiando a leitura deste exemplar, até que falei para mim mesma que não poderia adiar mais. Agora venho contar para vocês tudo que achei deste livro escrito por John Marsden.
Em “Amanhã, Quando a Guerra Começou” vemos que um grupo de jovens amigos decide acampar no meio da mata. Ellie, uma das amigas, resolve que eles deveriam passar uma semana em um local chamado Inferno, que, apesar de próximo da cidade, tem mata, rios, ou seja, é um lugar bem isolado e ótimo para acampar. Apesar de ser um local de difícil acesso, eles conseguem fazer sua viagem e passam uma semana se divertindo bastante, mesmo achando um pouco estranho aqueles aviões que passaram acima deles, no meio da noite, com a luzes apagadas.
É na volta para casa que eles encontram um grande problema. Ao chegarem a casa, o grupo de amigos acha tudo diferente do que havia deixado, isso porque todos sumiram, os animais de estimação estão mortos, não há energia elétrica, os telefones não funcionam, nem nada. Mais tarde eles descobrem que houve uma invasão na cidade por um inimigo desconhecido, onde todo mundo acabou sendo aprisionado e o país está em guerra. Agora a vida destes jovens muda completamente e eles entram em uma aventura de tirar o fôlego para salvarem suas famílias e para que as coisas voltem a ser como antes.
Os personagens são ótimos, muito bem descritos e, apesar de termos vários em todo o livro, conseguimos nos identificar com cada um deles de uma forma leve, sem ficar perdida nem nada. Além disso, eles são super cativantes e por isso nos envolvem ainda mais no conteúdo do livro. Gostei bastante de como o autor conseguiu transformar uma história de guerra em uma coisa mais tênue, que agrada o público infantojuvenil, e que consegue colocar, em meio a tudo, que ocorre uma aventura cheia de intrigas, amores, dúvidas da idade, entre outras coisas que fazem a gente gostar ainda mais deste título.
A narrativa é em primeira pessoa feita pelo ponto de vista de Ellie, o que achei bem legal, já que assim conseguimos acompanhar tudo de uma maneira geral, sem ficarmos perdidos, e ainda conseguimos entender tudo o que a nossa protagonista acha ou sente. Além disso, a narrativa é rápida, ágil, leve e consegue nos prender do início ao fim, já que ela não fica parada, e toda hora temos novos acontecimentos que enriquecem a trama.
A capa é bem bonita e, como eu adoro capas com ilustrações, não posso deixar de elogiar (principalmente se comparadas às originais, que são bem feias). Além disso, ela tem tudo a ver com o conteúdo do livro, o que é bem legal já que adoro capas que representam o que vamos ler. A diagramação está ótima com fonte e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.
Acabei descobrindo que este livro ganhou uma adaptação cinematográfica australiana em 2010, mas, infelizmente a produção não obteve tanta repercussão assim. No Brasil, por exemplo, o filme só chegou em DVD em 2012 sob o título de “Guerreiros do Amanhã”. Eu ainda não assisti, mas vi alguns comentários positivos sobre ele, uma pena que foi lançado em uma época que filmes do estilo não estavam tão valorizados como hoje.
Recomendo este título para todas as pessoas que gostem de um livro cheio de aventura, ação, além de uma pitada de romance, intrigas, dúvidas, além de ressaltar a amizade. Com uma narrativa rápida e fluida, “Amanhã, Quando a Guerra Começou” consegue te prender do começo ao fim de uma forma que, quando chegamos ao final, ficamos com vontade de ler o próximo logo, já que algumas lacunas ainda não foram totalmente resolvidas, deixando espaço para uma continuação. Se você, assim como eu gosta de títulos infantojuvenis deste estilo, não deixe de ler este volume, pois ele realmente vale a pena.

Gostou da resenha? Adquira seu exemplar COM DESCONTO clicando aqui! :D
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não gostei muito da capa, mas adorei o enredo! Fiquei curiosa! rsrsrsrrs
    A editora Fundamento tem ótimos livros, vou colocá-lo na minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esta série! Adoro distopias e esta parece ser muito legal, ainda mais por ser um grupo de jovens amigos. Beijinhos

    ResponderExcluir