Departamento 19 - Will Hill

As livrarias são bichinhos doidos, enfiam a faca boa parte do ano, e de repente resolvem surtar e colocar tudo de uma vez em promoção, e eu em desespero querendo tudo, ainda mais quando se trata de livros da Rocco, que raramente entram nessas promoções. A Fnac em plena noite de ano novo fez isso, e alguns dinheiros a menos depois sai com mais 13 filhotes para estante e um deles foi Departamento 19, do autor Will Hill, publicado pela Rocco - Jovens Leitores.

Jamie Carpenter é um garoto em luto tentando compreender a inusitada morte de seu pai, mesmo depois de dois anos ele ainda não se conforma e vive uma vida instável com a mãe. Mas o sofrimento que já parecia enorme piora quando ela é sequestrada por criaturas estranhas.

O garoto é então arrastado por Frankenstein para um local escondido de todos, repleto de tecnologia militar: o Departamento 19, uma organização desconhecida, que oficialmente não existe, mas é  responsável pelo sobrenatural e a única capaz de ajudá-lo a reaver sua mãe na luta contra os vampiros. O que Jamie não sabe que não é apenas a mãe dele que está em jogo, mas a volta de alguém mais poderoso que ele nem sabe que existe!

Esse livro gordinho tem uma trama excelente, todos os clichês dos livros que trabalham com criaturas sobrenaturais aparecem aqui, a começar pela existência do Frankenstein e Drácula, mas não, não se trata de uma releitura e nem de uma mistura louca, é como o próprio autor diz: é uma história alternativa para todos esses clássicos, que se misturam de forma muito realista.

A narrativa é feita em terceira pessoa, é rápida e ágil, com capítulos sob o ponto de vista de Jamie no momento atual da história e outros que explicam o passado. Esses capítulos no passado são excelentes porque ao invés do personagem que interage com Jamie narrar o que aconteceu no passado, você acompanha de perto o fato ocorrido. É uma colcha de retalhos muito bem elaborada que permite que você mesmo amarre a história.

Os detalhes dos locais, armas e dados militares é bem rica, mas confesso que me perdia em alguns momentos. Meu conhecimento deste universo é minúsculo, e imaginar certos lugares ou armas foi um exercício de criatividade! 

Jamie é um adolescente de dezesseis anos, com os hormônios a flor da pele. Marcado pela morte do pai, está no estágio de negação, e culpa o próprio pai pela própria morte, visto que ele é tido por todos como um traidor do governo. Quando a realidade se choca com a verdade ele age sempre com impulsividade e ainda não tem maturidade para ver os fatos sob seus diversos ângulos e nem paciência para que as coisas aconteçam. É simplesmente um adolescente como qualquer outro, o que é ótimo já que é o que ele se propõe a ser!

Frankenstein, o mesmo do livro de Mary Shelley, é o responsável pela entrada de Jamie nesse novo universo - as vezes me sentia em um filme preto e branco perdida no tempo! É um gigante paciente, mas com sangue quente nas veias. Protege o garoto com a própria vida quantas vezes for necessária, e esconde diversos fatos no seu passado. É um homem que amadureceu com a vida, errou e acertou, e tem noção disso.

Larissa é uma vampira que esbarra na trama de Jamie. Não é má como os vampiros que surgem em boa parte da trama, mas ao mesmo tempo não consegue lidar com sua diferença. É gentil com Jamie desde o começo, mas até que a trama se resolva não conseguimos saber o real lado dela na história. É uma personagem cativante e até tocante pela sua própria história.

Um traço marcante do livro é que o autor não nos polpa da carnificina, narra as com toda a sua crueldade as atrocidade de Alexandru- vampiro mais velho da trama, afinal vampiros são assim não são? Pelo menos costumavam ser não é rs? As mortes acontecem sem dó, e não ganhamos colo, a história segue adiante sem nos esperar recuperar.

O desfecho tem sua parte esperada, mas com detalhes inesperados que nos deixam boquiabertos, como o autor pode fazer isso? Aiai!. Ainda conta com um gancho gigante para a sua continuação que me deixou com calafrios. O livro faz parte de uma trilogia, sendo The Rising e o terceiro Battle Lines ainda não publicados no Brasil, e espero que a Rocco não se demore a publicar!


Avaliação











Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Bruna!

    Tbm fico doida com essas promoções, e pra piorar tudo, só acontece qdo eu não tenho um centavo! rsrsrsrsrrs

    Bem, não conhecia este livro! A ROCCO sempre arrasa e realmente seus livros são bem carinhos, mas gostei da rua resenha e claro, vai para minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir