Solo – William Boyd

Desde pequena eu sempre fui fã de 007, não daquelas fanáticas, mas do tipo que gosta das coisas relacionadas à história. Adorava ver os filmes, assim como jogar os jogos de vídeo game, que tinha no Nintendo e Playstation na minha infância, e sempre me interessei bastante pelo espião de nome Bond, James Bond. Claro que, uma viciada em leituras como eu, quando descobri que existiam livros publicados aqui no Brasil sobre o 007 (deveria ter vários antes, mas nunca tinha procurado, só não sei o motivo), logo fiquei morrendo de vontade de ler, e foi o que fiz. Agora venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito de Solo, escrito por William Boyd.
Neste volume, publicado pela editora Alfaguara, acompanhamos primeiramente o aniversário do nosso querido agente secreto em Londres, e logo ele é enviado para uma missão na África Ocidental, em um país chamado Zanzarim, que após ter sido descoberta uma grande quantidade de petróleo por lá, o país está devastado pela guerra civil.
Bond vai, então, para sua missão somente com sua incrível inteligência, astúcia, e seu treinamento, já que diferente dos filmes, ele não conta com nenhum objeto de uso muito tecnológico, que nos faz ficar querendo ser um espião. Lá sua missão é bem simples, ele deve conquistar a confiança do general Adeka, um líder rebelde que se opõe as forças governamentais e acabar com a guerra.

James então encontra uma cidade destruída, motivada pela exploração de petróleo, com inimigos dispostos a matar por bem pouco. Com um disfarce de jornalista, nosso protagonista então nos leva para uma aventura incrível e de tirar o fôlego. Claro que Bond, por ser Bond, traz o seu famoso legado para a leitura, ou seja, encontramos mulheres bonitas, carros luxuosos, bebedeiras, etc.

A narrativa é muito bem escrita, com uma linguagem simples e bem fluida, e um enredo cativante que nos prende do início ao fim. Entramos no livro junto com o personagem, desvendamos os mistérios, assim como vivemos todas as cenas eletrizantes como se estivesse acontecendo com a gente. Os personagens são complexos e adicionam muito à trama, que é cheia de ação suspense e regada a muito luxo em torno do agente secreto tão famoso.

A capa, apesar de simples, tem tudo a ver com o livro, ainda mais sendo o O de solo pintado de vermelho. Até imaginei o James Bond dali apontando uma arma. Hehehehe. A diagramação está ótima, com letras em um tamanho confortável para a leitura, assim como o espaçamento, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. Outra coisa que não posso deixar de citar, já que a maioria das pessoas prefere, é que as páginas são amarelas.

Como os fãs já sabem, quem criou James Bond foi Ian Fleming, mas ele faleceu em 1964, então os detentores autorais do personagem convidaram alguns autores para criar novas histórias para o agente secreto mais famoso do mundo. William Boyd, autor de “Solo”, foi convidado há pouco tempo e nem hesitou, aceitou o desafio de escrever uma nova aventura para o personagem na hora.

Como fã de Bond desde sua adolescência, ele também fez de tudo para manter uma fidelidade na obra ao estilo do autor original, Fleming. E, diferentemente dos outros escritores que tiveram essa mesma oportunidade, Boyd preferiu ambientar sua história em 1969, pois, como ele mesmo falou, "James Bond é um homem daquela época, anos 1950 e 1960. E isso deveria ser respeitado”. Acho que ele foi muito bem sucedido em sua versão, já que adorei tudo o que li, e agora estou torcendo para que ele escreva novas histórias de Bond, porque eu com certeza vou querer ler.


Recomendo “Solo” para todas as pessoas que gostam de um bom livro, que mistura ação, suspense e um agente secreto para lá de mulherengo, que consegue nos conquistar o tempo inteiro. Para todos que já gostam de 007, não percam essa nova história feita por William Boyd, pois ela realmente vale a pena do começo ao fim. Só tenho que dar um aviso: vai ser até difícil parar de ler, até mesmo para beber água, pois a narrativa do autor é gostosa e surpreendente e nos prende de uma maneira incrível!

Avaliação



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Fala a verdade, quem nunca desejou ser um agente como o Bond neh? kkkk
    Eu tbm sou fã desde espião inglês charmoso e como só sabia dos filmes, nunca procurei nada sobre ele para ler. Mas adorei a dica, vou procurar este livro para comprar!

    Ps: Adorei o Daniel Craig como Bond! Lindo de morrer neh? rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/655826351121839?stream_ref=10

      Excluir
  2. Sabe aqueles livros antigos de James Bond? Então, eu tinha alguns, mas nunca os li, uma vizinha que me deu. Eu bem que tentei, mas não é meu tipo de leitura, prefiro ver os filmes, eu simplesmente os adoro!
    o que eu já gosto no James é justamente ele ser mulherengo, além de toda aquela ação sem dar qualquer ênfase a algum romance. Eu sou uma pessoa muito romântica para ler James Bons.

    E-mail: jejeg8@gmail.com
    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/jessy.gomes.16/posts/446880232122494?stream_ref=10

      Excluir
  3. os filmes são muito bons... eu adoro... hahahah
    geralmente os livros são melhores né...
    James Bond é um agente muito famoso, mas pra mim tem um personagem que supera ele, Hercule Poirot... *-* hahahaha
    Mas esse livro tem tudo que eu gosto, ação, suspense, aventura,

    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br
    @doug_fo
    https://www.facebook.com/douglas.fernandes.16

    ResponderExcluir
  4. Achei a estória incrível. Sou fascinada por James Bond, mas quem não é, né? É incrível sua habilidade e suas proezas. Com certeza vou querer ler este também. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã do James Bond, mas quem nunca disse aquela famosa frase: Eu sou Bond, James Bond, hahaha. Achei interessante esse livro, e ele com certeza é um presente para quem é fã da serie.

    brunasouzza_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro do 007 nem assisti ao filme, você como fã pode querer me atacar agora, mas eu nunca tive vontade de ver, não acho muito legal, não faz meu gosto, mas respeito quem gosta, afinal, cada um tem um gosto, não é porque eu num me interesso que o livro ou filme será ruim.
    Mas não posso deixar de comentar sobre a capa, eu achei ela linda, mesmo sendo simples e fiquei de boca aberta quando vi a sua classificação, por isso decidi ler a resenha, mas infelizmente, não me interessei pelo livro mesmo. Mas a sua resenha está ótima, como sempre :)

    Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/453969251272257537

      Excluir