O Mundo de Downton Abbey – Jessica Fellowes

Para quem não conhece, Downton Abbey é a série de maior sucesso na Inglaterra, e é exibida lá pelo canal ITV e possui uma audiência expressiva. Com quatro temporadas finalizadas, um total de trinta e quatro episódios, e esperando para estrear a quinta no final de 2014 (em setembro mais ou menos), conta com milhares de fãs pelo mundo inteiro, é sempre elogiada pela crítica, e já ganhou inúmeros prêmios, incluindo Globo de Ouro de Melhor Minissérie ou Filme de Televisão e reconhecimento pelo Guinness World Records como a série de língua inglesa mais aclamada pela crítica. No Brasil é exibida pelo canal GNT e em abril estreia a quarta temporada. Assistam, pois vale muito a pena!
A série é um drama de época que começa no ano de 1912, período pré-Primeira Guerra Mundial, e se passa na fictícia propriedade rural Downton Abbey. Os moradores do local são os membros da família aristocrática Crawley no andar de cima, e seus criados no andar de baixo, de quem a família depende completamente.

A casa reflete as histórias da nobre família que ali vive por muitas gerações, mas para um perfeito funcionamento eles também dependem do bom trabalho de todos os empregados, desempenhando corretamente suas funções.


O cenário britânico do século anterior é bem explorado e faz com que o telespectador sinta como se realmente estivesse vivendo naquela época, com aqueles costumes e os acontecimentos históricos permeando tudo o que acontece com os membros da casa.

Sempre gostei de produções de época, e sou uma fã de séries de televisão, mas nunca tinha assistido Downton Abbey, e não sei bem o motivo disso. Até que, um dia desses, procurando novas séries para acompanhar, me lembrei dessa, comecei a assistir e não consegui mais parar até completar todas as temporadas! Virou um vício muito bom e, confesso, me arrependi de não ter começado a ver antes, mas, por outro lado, ter demorado me deu a oportunidade de acompanhar diversos capítulos direto, sem ter que esperar até quase o final do ano seguinte para assistir uma nova temporada, que é o que preciso fazer esse ano, e já estou com saudades. Hahaha

Então, como sou muito fã da série, sabia que precisava ter o livro “O Mundo de Downton Abbey”, que fala nada mais, nada menos, do que dos bastidores das duas primeiras temporadas dessa produção magnífica. A obra é dividida em partes para melhor apresentação do conteúdo. Primeiramente temos o prefácio, que por sinal foi muito bem escrito por Julian Fellowes, criador da série, e fala sobre suas inspirações para criá-la e alguns detalhes do desenvolvimento dessa ideia.

Em seguida podemos iniciar a leitura dos capítulos em si, começando com “Vida em Família”, que é iniciado com retratos dos personagens da série, na página à esquerda há todos os empregados e suas funções, na página da direita as fotos dos principais personagens da aristocracia da série. Após essas fotografias, começam os textos falando sobre os personagens, como é o funcionamento da casa, sobre a hierarquia e as funções dos empregados, como é quando recebem visitas, entre outros.

Depois chega a vez do capítulo “Sociedade”, que fala sobre como era e o modo como funcionava a sociedade da época representada na série, sobre os personagens inseridos ali e como os membros da família Crawley vivem nela, e quem que realmente existiu que serviu de inspiração para alguns deles.

O terceiro capítulo, denominado “Mudança”, é muito interessante, primeiro porque começa apresentando uma linha do tempo com fatos importantes que ocorreram entre 1913 e 1919, em seguida há a inserção de dados históricos, que servem de base para o plano de fundo da história, e eu gostei muito desse capítulo em especial por conta disso.

O capítulo de número quatro, “Vida de Criado”, é como o nome sugere, fala um pouco mais dos empregados de Downton Abbey, suas vidas e funções. O capítulo que vem em seguida, “Estilo”, foi outro dos meus preferidos, afinal fala sobre as belíssimas roupas, penteados, acessórios e maquiagens apresentadas na série, desde a família até os empregados, incluindo ocasiões especiais, tudo pensado e feito detalhadamente. Algumas peças foram criadas baseadas em vestimentas da época, outras são, pasmem (!), originais, e conhecemos o que inspirou na escolha delas. Gosto muito mesmo do estilo e modo de se vestir dessa época e saber um pouco mais sobre o assunto foi realmente incrível.

“Casa e Propriedade” é o nome do sexto capítulo, que apresenta detalhes da propriedade de porte que é Downton Abbey, a importância de grandes casas nesse estilo, também fala sobre festas e eventos, e efeitos da nova sociedade na família. Outra parte que curti bastante é a “Romance”, que fala sobre os relacionamentos na época, como eram tão diferentes dos nossos, ao mesmo tempo em que há questões parecidas. Entramos mais a fundo no assunto, que fala de casamentos com pessoas de posições sociais iguais ou superiores, pois era o apropriado na época, então os pretendentes aprovados pelas famílias sempre pertenciam a essas classes, também fala sobre os relacionamentos dos serviçais, das partes negativas quando algo saía diferente do esperado por todos (como filhos ilegítimos, divórcio, homossexualidade, etc.), entre outras questões relacionadas a relacionamentos.

O penúltimo capítulo, “Guerra”, nos mostra com detalhes esse contexto histórico, que também está presente na história da série, seus efeitos e como afeta os personagens, e é uma parte muito boa para quem gosta de conhecer mais do assunto. Para finalizar com chave de ouro, o último capítulo também é incrível e mostra os bastidores, falando do enredo, das filmagens, ambientação, cenários, etc., e eu realmente amei essa parte, porque esse é um assunto que me interessa bastante.

Como vocês puderam perceber, esse é um livro completo sobre a maravilhosa produção que é Downton Abbey, e as particularidades sobre tudo o que compreende o momento histórico vivenciado ali, mas não é “apenas” sobre a série, ele vai muito além disso, nos inserindo impecavelmente naquela época, o que vale para todos os leitores que gostam de saber fatos históricos, e não somente aos fãs da série.

Vamos acompanhando as diversas mudanças ocorridas no século e como elas afetam as pessoas que estão vivenciando cada uma delas. Como destaque podem ser citadas as mudanças políticas e tecnológicas e as lutas sociais. Também acompanhamos fatos muito importantes na História do mundo, como a Primeira Guerra Mundial, e outros acontecimentos marcantes, como o naufrágio do Titanic.

Deu para perceber a dedicação dos produtores para criar uma série tão magnífica quanto esta, já que eles pensaram em todos os mínimos detalhes, desde a sólida ambientação histórica, incluindo as transformações sociais pelas quais a Inglaterra e o mundo todo viviam e que marcaram o início do século XX, passando pelos costumes da época muito bem demonstrados, chegando ao cenário impecável, contando ainda com vestimentas e objetos deste contexto histórico.

Além de todo o contexto muito bem trabalhado e utilizado como plano de fundo para a construção desse roteiro sensacional, Downton Abbey também é uma série sobre as pessoas e a convivência em família, que vêm sempre em primeiro lugar com cada um cuidando dos seus. E isso não é apenas nas famílias aristocráticas, como os Crawley, mas também entre os serviçais que ali vivem.

A parte gráfica desse livro não fica nem um pouco atrás e encaixa perfeitamente com todo o texto encontrado. Como uma amante de fotografias estou apaixonada! A obra é recheada de imagens e fotografias da série e dos bastidores, todas muito bonitas, e também de coisas verdadeiras da época, como retratos de pessoas que serviram de inspiração, jornais publicados, etc.

A revisão está ótima, e ainda conta com fontes e espaçamento em tamanhos ideais para a leitura fluir mais rápido. Há frases destacadas (em tamanhos e fontes variadas) com depoimentos dos atores e da equipe técnica sobre seus envolvimentos com a produção e a série em si, e também há falas retiradas dos episódios. A divisão de capítulos é feita em duas páginas, com uma fotografia na da esquerda e o número do capítulo com título na direita.

Posso afirmar que a versão de luxo produzida pela Intrínseca está maravilhosa, com capa dura, a faixa com o título na capa é dourada, o miolo é em papel couché (aquele estilo página de revista, só que mais grosso) com uma ótima impressão, e isso é muito importante para não ficar com imagens granuladas e esquisitas.

O livro é sensacional, e daquele tipo de leitura que você não lê de uma vez, mas um pouquinho por dia para durar mais e não deixar nenhum ponto esquecido. Se você é fã dessa grande produção, ou se apenas adora conhecer mais a fundo os bastidores de filmes ou séries de época, principalmente os muito bem trabalhados, esse definitivamente é um livro que você precisa conhecer e ter.

Avaliação



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Gente, que incrível!
    Não conheço a série mas como não ficar curiosa com uma resenha dessas?!?

    Me encantei com esse livro, parece ser tao lindo. Babei nas fotos!
    :O

    ResponderExcluir
  2. Nossaa, o livro é lindo demais *-*
    Fiquei apaixonada por ele, já vou adicionar a minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pela serie, mas nunca tenho muito tempo pra ler por causa do trabalho e faculdade, mas sempre que posso assisto na GNT!.
    Vi esse livro na casa de um amigo da familia e fiquei durante a festa toda lendo! Apaixonante!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga que é apaixonada por esta série, mas eu mesma, nunca a vi. Nem sabia do que se tratava, mas fiquei super curiosa.
    E que livro lindo!!!!! Adorei mesmo!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Incrééééévééél é pouco! Nossa, essa série é demais! Também fui uma que conferiu tudo de uma vez, só que no fim da 3ª temporada por aí, eu vi as duas primeiras e acompanhei o fim da 3ª. Vale muito a pena, o cenário e todo o estilo são bem críveis, atores maravilhosos, histórias com muita história, gostoso de ver e perfeito pra quem ama uma boa série de época. Não tinha visto como era esse livro e fiquei enantada agora, é lindo demais! *-*

    ResponderExcluir
  6. Nossa o livro parece ser ótimo, ainda não vi a série, mas fiquei doida pelo livro!

    ResponderExcluir
  7. Que post mais maravilindo! Por causa dele, fiquei louca por este livro fantástico, quanto capricho da editora para com os fãs!!! A série já sei que é um show a parte, o livro está tão lindo quanto!

    ResponderExcluir