O Melhor Guia de Nova York – Pedro Andrade

Se você está planejando uma viagem à Nova York, ou se apenas quer conhecer um pouco mais da cidade, onde frequentar, quanto pagar, o que fazer, entre outras dicas, então O Melhor Guia de Nova York, de Pedro Andrade, é para você. Através de um papo bem descontraído com o leitor, Pedro dá dicas maravilhosas de tudo o que podemos encontrar nessa cidade que nunca dorme.
Dividido por capítulos – Mundo, Clássico, Brooklyn, Arte, Espetáculo, Jazz, Noite, Brunch, Mesa, Bar, Esportes, Compras, Barato, Romance, Gay, Solitários, Grupos, Estações, Trânsito, Hotel, Rotina, Endereços –, Pedro nos mostra Nova York para tudo quanto é gosto, condição monetária, vontade, companhia, época e intenção. O que você quiser está lá, com dicas e informações sobre cada lugar, o que deve esperar encontrar neles, quanto deve gastar, e até conta algumas experiências já vividas por ele ou algum conhecido. Esse último capítulo, ‘Endereços’ traz os endereços e telefones de todos os locais citados no resto do livro, e os sites da maioria deles também.

Outro ponto que achei muito interessante é que ele sempre coloca umas dicas diferenciadas entre uma indicação e outra, denominadas ‘Dá uma olhada’, ‘Ali do Lado’ e ‘Furada’, e conta alguns casos que vivenciou em seu passado em ‘Escuta Essa’, que eu realmente adorei!

A linguagem utilizada pelo autor é simples e a narrativa é deliciosa, daquele tipo que parece que você realmente está visitando NY com um amigo de longa data que mora lá faz um tempo e que sabe exatamente sobre tudo o que você possa imaginar – mesmo que não seja o programa preferido dele. Realmente me senti como se estivesse batendo um papo com Pedro Andrade enquanto ele ia me falando mais sobre cada canto da cidade (pena que foi só sensação e não ao vivo).

Em alguns capítulos ele vai além disso e ainda fala um pouco de história, como eram as coisas ali no passado, ou como são atualmente. No ‘Esportes’, por exemplo, que é o mais detalhado de todos, ele mais fala sobre cada esporte citado, como os americanos de maneira geral se comportam em relação a cada um deles, como são os estádios, entre outros detalhes.

Ele vai além daquela ideia fria de dizer o que tem na cidade e aonde ir, Andrade nos fala com detalhes baseados em vivências e experiências antigas, inclusive qual prato vale a pena ser degustado em algum restaurante, ou que traje vestir para não passar algum vexame, que hora chegar para não dar com a cara na porta, onde conseguir reservas, onde será tratado melhor, e até onde algumas celebridades dão as caras com maior frequência. O melhor de tudo é que ele é brasileiro, então a visão das coisas que ele tem sempre tem alguma ligação com a nossa cultura, às vezes até comparando como são as coisas aqui e lá.

Meus capítulos preferidos foram Compras e Barato, por motivos óbvios e mais em conta do que o Brasil, mas eu gostei de todos e tenho certeza de que serão muito úteis quando, enfim, eu puder visitar a cidade.

Fascinado por Nova York desde pequeno, Pedro Andrade fala um pouco do seu caso de amor pela cidade (o que com certeza logo vai contagiar o leitor), onde ele vive há mais de dez anos, apesar de sempre vir visitar o Brasil. Ele é jornalista, já viajou pelo mundo como modelo e atualmente é apresentador do Manhattan Connection, da Globo News, e ainda repórter de outros programas de rede nacional americana, um deles como âncora do The Morning Show, na emissora ABC Fusion, então dá para ver que ele realmente sabe do que está falando.

A versão impressa do livro está maravilhosa, só poderia ficar melhor mesmo se fosse capa dura, o que infelizmente não é. Adorei essa capa com a foto do Pedro em NY (ainda mais porque ele é gato, então é ótimo olhar para ela. Hahahaha), e o jogo de cores com destaque para o amarelo, que também aparece na lombada e na contracapa, que eu também curti muito a foto. O formato do livro não é o padrão, ele é quadrado e tem 20cm x 20cm e eu achei bem legal.

Por dentro é tão lindo quanto por fora, as páginas estão em papel couché (aquele estilo página de revista, só que mais grosso), recheadas de fotografias tanto da cidade quanto dos estabelecimentos que ele cita no livro. A diagramação com a fonte e o espaçamento em tamanhos ótimos para a leitura durar mais tempo sem interrupções, e em vários pontos com uma fonte em negrito e itálico para nos mostrar algumas dicas a mais, os itens também são todos destacados com título em fonte maior ou palavras com fundo colorido. Tudo realmente magnífico, daquele tipo que dá gosto de olhar.

Um detalhe que eu achei muito legal é que quase todas as fotografias encontradas nesse exemplar são de sua autoria, e muitas delas foram tiradas com o celular! E como uma amante de fotografia posso afirmar que são todas lindas e deram um charme a mais para o livro.

Concordo com o título, este realmente é o MELHOR guia de Nova York, e esta afirmativa serve para os dois casos, tanto o livro quanto o próprio autor, Pedro Andrade. Quando eu fizer essa viagem, que é um sonho de muito tempo, mas que infelizmente ainda não pude realizar, com certeza vou levar meu exemplar de O Melhor Guia de Nova York na mala comigo, não quero nem cogitar a possibilidade de esquecê-lo em casa. hahaha


Indico muito a aquisição e leitura desse exemplar maravilhoso para todas as pessoas que planejam sua viagem a Nova York, tanto para as que ainda não tiveram o prazer de visitá-la nunca, quanto para as que sempre estão indo para lá, já que tenho certeza de que algumas (ou várias mesmo) das dicas encontradas aqui vão te ajudar a aproveitar a cidade o máximo possível.

Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá meninas!

    Não sou muito fã de livros assim, pq fico com a maior vontade de conhecer o lugar e acabo nem saindo da minha cidade ¬¬ kkkkkk

    Mas adorei o livro, muito lindo! O rapaz da capa tbm é bem charmoso! hihihihi

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu nem gosto tanto de Nova Iorque assim (apesar de ser inegável que me divertiria horrores lá) mas fiquei chocada com o trabalho gráfico desse livro! Ai meu deus eu desejo muito esse livro hehehe!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  3. Não imaginava que o livro tivesse tantas informações. Próxima vez que eu for na livraria vou dar uma folheada, achei muito interessante pelo o que você mostrou aqui no post.

    xx
    Maya
    www.mayamoura.com

    ResponderExcluir