[manual prático de bons modos em livrarias] – Lilian Dorea

Quando vi esse livro pela primeira vez me apaixonei. Primeiramente porque a capa está muito fofa com essa ilustração de uma livraria que se completa na contracapa, inclusive porque as cores utilizadas estão bem graciosas, dando um efeito mais meigo, segundo que esse título é super convidativo, terceiro que o livro é pequenino, o que o deixa ainda mais adorável, quarto porque também é recheado de belas ilustrações no miolo, complementando o texto, e quinto, claro, o assunto do livro não poderia ficar de fora. Adorei a proposta e sabia que precisava tê-lo para ler o quanto antes.
[manual prático de bons modos em livrarias] é exatamente o que o título sugere, um tipo de manual para ajudar os leitores a entrar em uma livraria e buscar informações sobre o que deseja da melhor forma possível. A autora nacional, Lilian Dorea, nos mostra como fazer isso de uma maneira bem leve e descontraída: contando casos que ela mesma vivenciou trabalhando em uma livraria com clientes inusitados, perguntas loucas, algumas grosserias, e, claro, muita diversão. Afinal, tem hora que o melhor remédio é rir.

Toda essa ideia surgiu há alguns anos, em um domingo com cara de fim de mundo, com a alcunha de Hillé Puonto, e ela criou um blog para contar sobre esses casos que vivenciava e que agora, tempos depois, foi transformado nesse livro lindo, que eu tive o prazer de ler e vir comentar sobre ele com vocês.

O livro é dividido em cinco partes que apresentam, na ordem: textos para nos ajudar quando entrarmos em uma livraria, afinal algumas ações e perguntas não devem ser feitas em hipótese alguma, depois "causos" verídicos de situações bizarras que os livreiros têm que enfrentar todos os dias, seguido de uma parte dedicada somente aos fregueses, com os tipos de fregueses e as situações que eles também precisam vivenciar com livreiros que também erram, na penúltima parte há algumas curiosidades livrescas e, para finalizar, podemos encontrar endereços de sebos e livrarias, links de sites e blogs interessantes, e uma lista com livros que falam sobre livros, para nos ajudar bastante.

Gostei da leitura de modo geral e me diverti muitas vezes, principalmente com algumas situações bizarras, mas minhas partes preferidas eram os comentários, muitos deles recheados de sarcasmo, do manual em resposta aos diálogos contados.

Também encontramos aquelas pessoas que insistem que estão certas mesmo quando, obviamente, não estão, e essas são bem irritantes e até arrancam risadas, mas também tive pena de alguns casos, porque ninguém é obrigado a saber tudo e de vez em quando acaba virando piada porque confundiu algum nome ou trocou palavras.

A narrativa é muito gostosa e tem aquele clima de conversa entre amigos, o que faz a gente passar uma tarde (manhã, noite ou madrugada, tanto faz) bem agradável na companhia dessa obra, nos deliciando com cada caso encontrado.

A Editora Seoman, selo do Grupo Editorial Pensamento, está de parabéns pela parte gráfica desse volume. Como citei anteriormente, as ilustrações são belíssimas, todas bem coloridas, e completam o texto de forma magnífica. O autor dessas artes é o Diogo Machado e eu definitivamente já virei sua fã, amei todas as imagens desse exemplar. As folhas são em papel couché (aquele estilo folha de revista, só que mais grosso), a diagramação está muito bem feita, com fonte em tamanho e espaçamento confortáveis para a leitura, e os títulos dos tópicos estão escritos na cor bordô. Ah, e mesmo sendo um livro pequeno, tem orelhas, o que eu particularmente adoro!


Super indico [manual prático de bons modos em livrarias], principalmente para aqueles que amam os livros, mas também para todos que desejarem passar momentos ótimos se divertindo com o bom humor inteligente de Hillé e, tenham certeza, vale a pena.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que lindo!!!!! *-* Amei! rsrsrsrrs
    Adorei sua resenha e ainda mais o livro, a capa é realmente linda e as ilustrações tbm! Adorei mesmo! Mais um que vai para minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!! Que livro mais bacana e lindo, incrivel a capa e as ilustraçoes!! Quero ler e aprender a me comportar dentro de uma livraria kkkk ;)

    Bjoo"")

    ResponderExcluir