As Três Leis de Newton - Vitor Zenaide

Meu universo literário é permeado com muita fantasia e sobrenatural, é o ambiente que me faz bem e que eu mais amo, então por muitos anos eu ousei muito pouco fora desse quadrado. Mas o tempo vai passando, e vamos ampliando nossa visão, inclusive a leitura é responsável por isso, e eis que eu acabo por ler uma ficção policial, As Três Leis de Newton, do autor Vitor Zenaide, e publicado pela cuidadosa editora Schoba.

Deco é um jornalista e proprietário de um pequeno jornal: o Jornal da Capital, com seu sócio Guto. Eles se esforçam para criar um jornalismo diferenciado e se destacarem entre tantas outras publicações, entretanto as coisas ainda caminham devagar, e eles esperam ansiosos pela oportunidade de ter um furo de reportagem, para assim promoverem seu jornal.

A chance surge quando o filho de um ministro é sequestrado e eles recebem a notícia em primeira mão. Aproveitando a oportunidade Deco começa investigar todos os detalhes do crime, e o que parecia mais um crime por dinheiro se mostra em uma trama muito maior envolvendo três assassinatos e um segredo que muitos farão de tudo para manter nas sombras. Agora Deco vai ter que descobrir o que está por trás do sequestro e ao mesmo tempo se proteger, mas do que? O que eles querem?

Zenaide é um autor de narrativa excelente e muito inteligente, feita em terceira pessoa nos permitindo uma visão ampla e abrangente do que acontece, ele nos brinda com palavras acessíveis mas não por isso superficiais. Direto, ele não esconde nenhum detalhe e nos causa até mal estar em certas cenas de violência.

(Sarajevo - Bósnia)

Deco é um jornalista vanguarda, não tem medo do desconhecido e vai até o fundo para desvendar o sequestro, mesmo que para isso ele arrisque sua própria vida. Claro que ele não sabia as dimensões que o crime na verdade têm. Mesmo quando passa por riscos de morte não desiste, vai até o final para descobrir a verdade. Mas toda a dedicação que tem ao trabalho não é nenhum pouco dispensada a família, onde é ausente e omisso. Com um raciocínio rápido e perspicaz, embora não seja um policial, sua contribuição é decisiva para o desfecho do mistério.

Guto seu sócio já é mais pé no chão, acompanha seu amigo de longe, dando lhe apoio e resolvendo os problemas que o jornal enfrenta no dia a dia. Embora sua contribuição seja menor a parceria dele com Deco é que possibilita que o amigo ouse. É o contraponto de equilíbrio para Deco.

  (Leon - México)

O destaque da trama é a ligação que a história têm com as leis de Newton, acredito até que se o livro se demorasse mais nessa parte ficaria mais denso e misterioso. Outro ponto é que tudo não se limita aos limites da cidade de São Paulo, durante o desenvolvimento espiamos o México, a Inglaterra e a Bósnia, nos dando aperitivos destes países.

Quando um livro consegue contar sua história, e ao mesmo tempo transmitir a sensação exata de como é estar nos lugares que se passam vale cada página. Pois é como se pudêssemos viajar através de cada palavra e nos sentir em cada um desses pedacinhos do mundo!

(Brisbane - Austrália)

A editora Schoba fez um trabalho gráfico excelente. A capa é linda e intrinsecamente relacionada ao enredo. A diagramação é simples e bem feita. As páginas são feitas de uma papel grosso (Pólen) e diferenciado do que costumo manusear. O único problema que encontrei foram a falta de alguns travessões nas falas, especialmente na reta final do livro, mas nada que comprometa a compreensão.

O desfecho do crime é ótimo, e inusitado, na verdade me fez pensar o quanto que o fato desvendado não pode ser verdade em nosso mundo, já que as pessoas são capazes de qualquer coisa por poder. Ele deixa a possibilidade de uma continuação, não do livro em si, mas do personagem Deco continuar de forma independente com outra 'missão' em cima do que descobriu.

( Cambridge - Inglaterra)

Se você gosta de uma história inteligente, com forte dose jornalística e policial, repleta de aventura esse livro é para você. Se você como eu está querendo desvendar esse gênero esse livro é mais que indicado, afinal nem tudo é o que parece e nem todos os crimes são pelo dinheiro, ao contrário, o poder é o maior que todas as outras coisas que acreditamos conduzir os atos, ele move montanhas e porque não até as Leis de Newton?


 Avaliação












Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá, Bruna.

    AMEI sua resenha... Meu Deus! Você escreve de um jeito que não tem como não querer ler o livro. Sério.
    Eu amo esse gênero e acho muito legal o "investigador principal", digamos assim, ter um amigo realista e/ou com uma visão comum das coisas, mas que sempre acaba ajudando. Acho que é mais ou menos esse o caso do Guto.

    Ótima resenha!!! Parabéns <3

    Beijinho,
    May.

    Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mayara! É mto bom ter seu retorno =D
      Espero que volte sempre espiar as resenhas =D

      Miquilis

      Excluir
  2. Olá, Bru. Adorei a resenha! Você escreve muito bem. As imagens também deram um tom todo especial no texto. Você contou um pouco dos personagens e da história, sem nos revelar os mistérios. Arrasou!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, muito obrigado pela resenha! Fico feliz que você tenha gostado do livro =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Surpresa boa saber que vc veio ler minha resenha hehehe =D!
      Miquilis

      Excluir