As Luzes de Setembro – Trilogia da Névoa #03 – Carlos Ruiz Zafón

Como eu já havia lido os dois volumes anteriores desta série e gostado bastante, estava esperando ansiosamente para ler este terceiro livro. Isso porque gosto bastante das histórias escritas por Carlos Ruiz Zafón, já que ele consegue me prender o livro inteiro. Quem quiser ler as resenhas dos volumes anteriores, “O Príncipe da Névoa” e “O Palácio da Meia-Noite”, tem aqui no blog (é só clicar nos títulos). Agora venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito de As Luzes de Setembro.
Quem não leu os outros livros, não se preocupe, cada volume apresenta uma história independente dos outros dois, ou seja, você não precisa ler um para ler os outros e nem precisa seguir a ordem de publicação.
Neste volume, conhecemos a história de Simone Sauvelle, uma mulher que vivia uma vida bem luxuosa com seus filhos e marido, até que seu esposo acaba falecendo e deixando várias dívidas com ela. Simone, então, pega seus filhos e deixa Paris para ir trabalhar como governanta na casa de um rico fabricante de brinquedos no litoral da Normandia.

Todos estavam bastante felizes com a mudança, já que eles são muito bem recebidos na mansão, onde o Sr. Lazarus mora sozinho com a esposa, que apesar de bem nova, sofre de uma doença que a faz ter cuidados especiais em seu quarto.
Simone tem dois filhos, Irene (nossa protagonista), que rapidamente faz amizade com Hanna, uma garota que trabalha como cozinheira; e Dorian, que fica encantado com a bela paisagem do local. Tudo estava muito perfeito até que acontecimentos macabros fazem com que as coisas fiquem mais assustadoras. As máquinas construídas pelo dono da mansão parecem ter vida, uma morte acaba acontecendo, e dizem que uma sombra maligna de uma lenda local está rodeando a mansão.

Com uma narrativa cheia de mistérios e uma linguagem simples e rápida, esse livro nos prende desde o momento em que começamos a leitura até o término, de uma forma que é quase impossível largar para ler depois, mesmo que seja para almoçar, ou algo do tipo.
Muito bem escrito e com um enredo inteligente, esta é uma história emocionante com cenas muito bem descritas que nos transportam para dentro do livro. Os personagens são cativantes, gostei muito de todos eles, já que nos conquistam, cada um de sua maneira.

A capa é simples e bem bonita e, apesar de não remeter às dos volumes anteriores desta mesma trilogia, combina quando colocada junto com elas, e cada uma tem tudo a ver com a história da obra em questão. A diagramação está perfeita, com letras e espaçamento em um tamanho bastante confortável para que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. As páginas são amarelas, e a editora Suma de Letras fez um trabalho incrível ao trazer para a gente um livro com uma qualidade perfeita em todos os sentidos.

Recomendo este título para todas as pessoas que gostem de um bom livro, que consegue nos prender do início ao fim com sua história fascinante, aterrorizante, bem desenvolvida, descritiva, com uma linguagem rápida, fluida, simples e muito cativante. Apesar de este ser um livro voltado para o público juvenil, o indico para todas as idades, pois é uma obra incrível e merece toda atenção, já que seu enredo é super inteligente e bem escrito.
Avaliação






Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. De todas as resenhas do Fim de Semana Especial, essa foi a que eu mais gostei! O livro pareceu ser diferente de todos os outros, com uma aura de mistério que é difícil ver nos livros de hoje em dia. Tinha parado de ler há uns meses porque todos os livros pareciam falar sobre as mesmas coisas, mas ler a resenha d'As Luzes de Setembros me reanimou a voltar com a leitura. Já tô louca pra saber quem morreu e que sombra maligna é essa <3

    Contato: @_tatis

    ResponderExcluir
  2. Eu li "Marina" desse autor e gostei muito >.< Tem um toque diferente e envolvente.

    As capas dos livros do Zafón são diferentes, mas ao mesmo tempo parecidas, eu gosto muito >.<

    E ele tem um gostinho por colocar coisas macabras em suas obras, não? Em "Marina" também tem isso. Assim que for possível quero adquirir todas as obras deles aqui lançadas.

    E, sem dúvidas, os livros dele parece que chama o leitor à leitura hehehe

    Gostei!

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com
    barbara.hilla@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Blog_RG/status/450354451971588096

      Excluir
  3. Certa vez eu li "Marina" do Zafón e realmente não vi o que as pessoas veem de tão maravilhoso nele, acabei foi abandonando e prometendo que nunca mais leria nada deste autor, porém quando vi "As luzes de setembro" me apaixonei pela capa e resolvi que leria, mas antes fui ver algumas resenhas e uma das que li dizia que o livro era macabro, eu detesto livros macabros, pois acabo tendo pesadelos.
    Pelo o que você passou na sua resenha este livro parece ser bem assustador... Como assim as máquinas construídas pelo dono da mansão criam vida? Sério! Isso é macabro! Não posso ler algo assim.

    E-mail: jejeg8@gmail.com
    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa resenha!! Um livro cheio de mistério, envolvente e cativante era tudo o que eu estava precisando!! Fiquei super curiosa pra descobrir sobre essas máquinas que ganham vida e principalmente sobre essa sombra que ronda a mansão. Com certeza "As Luzes de setembro" vai para a minha lista de prioridades desse ano. Obrigada!

    erikarufo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sou do tipo de pessoa muito impressionável, por este motivo sempre tento evitar livro que podem me trazer sonhos ruins, da ultima vez que tentei ler algo assim passe uma semana inteirinha tendo sonhos ruins, o que não foi nada bom.
    Eu realmente não entendo porque as pessoas gostam tanto do livro deste autor, ele não é tão maravilhoso assim, já li melhores com o enredo mais leve e delicioso de ler.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  6. Outro livro do Zafón que quero muito ler! Adorei a resenha, perfeita como sempre, e despertando muita curiosidade! rsrsrsrsr
    Adoro as capas desta trilogia, seguiram o padrão da primeira, são lindas demais!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/655826351121839?stream_ref=10

      Excluir
  7. Uma estória interessante e cheia de emoção. Adoro os livros do autor, tem um quê neles que nos emociona e nos enlevados. Amei.

    ResponderExcluir
  8. Quando comecei a ler sua resenha e vi que o livro era o terceiro de uma série, confesso que quase deixei de ler, porque o que iria adiantar ficar doida pelo terceiro livro sem nem ao menos ter lido os outros dois? Mas dai veio a notícia feliz, não é preciso ler os outros dois para entender a história oo/
    Esse livro parece ser incrível, nunca li nenhum parecido, mas adoro histórias macabras, fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer e descobrir mais sobre a sombra maligna. Sem contar que você disse que a linguagem do livro é simples e rápida, eu adoro quando é assim, a história flui bem mais fácil, nos prende e quando vemos já acabou a história. Enfim, pela sua resenha parece ser O livro, aqueles que facilmente entram para a listinha de favoritos e a diagramação dele é do meu tipo favorito, o que já ganha mais pontos comigo, porque não adianta a história ser linda e as letras pequenas, assim nos cansa muito fácil, é ruim né? E as páginas são amarelas, eu amo livros com páginas amarelas, ficam bem mais bonitos ♥
    Bom, adorei a resenha, muito boa mesmo, beijos :*

    Contato: Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/larii.xoxo/posts/737111072996414?stream_ref=10

      Excluir
  9. Pretendo ler essa serie do Carlos Ruiz Zafón, agora não tenho mais dúvidas de que seus livros são maravilhosos. Achei que esse livro foi o que mais chamou a minha atenção da trilogia, seu enredo me fez querer pular todos os outros livros e começar por esse. Adorei a capa, inclusive, todas são lindas!

    brunasouzza_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/brunaasouza/status/452554165408239617

      Excluir