As 30 Coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber – Diversas Autoras

Quando a jornalista Pamela Redmond Satran publicou as 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber na revista Glamour americana, ela não imaginava que seus conselhos se tornariam um fenômeno. Chamada de “A Lista” por milhares de fãs, o guia de itens indispensáveis para mulheres contemporâneas por volta dos 30 anos ganhou uma segunda vida quando várias leitoras começaram a reenviá-la entre si por e-mail, tornando-se uma sensação no mundo virtual. Adaptada em livro, As 30 coisas que toda mulher de 30 deve ter traz “A Lista” expandida com ensaios de algumas das personalidades femininas mais interessantes do mundo, entre elas Maya Angelou, Rachel Zoe, Taylor Swift, Bobbi Brown e Padma Lakshmi.
Geralmente eu faço um resumo do livro em vez de colocar a sinopse oficial nas minhas resenhas porque acho mais legal quando quem leu dá suas visões do que aconteceu no exemplar, destacando os pontos que merecem ou precisam ser ressaltados para chamar a atenção para a obra que estamos resenhando. Dessa vez, porém, acho que eu não poderia resumi-la melhor do que a sinopse oficial, até porque esse não é um livro de ficção com uma história, então as palavras escolhidas acima estão representando perfeitamente esse título e eu não poderia fazer melhor.

A grande maioria dos livros que leio é de ficção, apesar de me aventurar também em exemplares de moda, porque gosto bastante do estilo, história, viagens, entre outros, e algumas leituras obrigatórias que não são ficção, mas que leio mais porque preciso do que por prazer. Quando “As 30 Coisas que toda mulher de 30 deve ter e saber” foi oferecido para resenha, alguma coisa nele me chamou a atenção, talvez pela capa, que apesar de simples é linda, ou pelo fato da responsável pela parceria da Suma de Letras falar que esse livro era bem divertido e eu adoro coisas assim. Então resolvi me aventurar na leitura. E não é que gostei bastante?

Nessa compilação de diversos textos escritos por mulheres de sucesso em variadas áreas (tem escritora, atriz, cantora, editora-chefe de revista, apresentadora, etc.), a lista é dividida em dois: de um lado as quinze coisas que toda mulher de 30 deve ter, e do outro as 15 coisas que toda mulher de 30 deve saber. Cada texto possui o título, que é o item do qual ela está falando, e no final há uma mini biografia contando um pouco sobre quem é a autora daquelas páginas em questão.

Ainda faltam alguns anos para eu fazer 30, mas isso não me impediu de ter vontade de lê-lo e de apreciar a leitura. Claro que eu me identifiquei com uns textos mais do que com outros, mas a leitura de maneira geral é válida. Inclusive algumas das mulheres que tiveram seus textos publicados nesse livro também não completaram seus 30 anos ainda.
Esse livro não tem o intuito de “ensinar” coisas aos leitores, ele apenas traz dicas, através de textos ótimos, muito bem escritos e sob diversos pontos de vista, que nos fazem refletir, outros nos divertem, e tudo como se estivéssemos conversando com nossas amigas mesmo.

Logo no sumário já encontramos a divisão da lista por itens, onde cada mulher fica responsável por um número de 01 a 30, então se você não tiver interesse de ler o livro inteiro, ou preferir escolher sua própria ordem de leitura, nesse espaço dá para você escolher quais assuntos ou autoras por onde começar.
Algumas dessas mulheres eu já conhecia, só pelo nome, algumas também pelo trabalho, outras nunca tinha escutado falar, mas cada uma tem algo importante a dizer e que vale a pena ser lido. Dentre as que eu já conhecia, posso citar Melissa de la Cruz, Lauren Conrad, Rachel Zoe, Portia de Rossi, entre outras.

Além de seguir a lista, também há algumas crônicas soltas que não representam nenhum dos trinta itens, mas que têm a ver com o assunto, um deles inclusive foi escrito por Taylor Swift. No final ainda encontramos frases de outras mulheres poderosas, relacionadas aos itens, incluindo Meg Cabot e Lea Michele.
Todos os textos são bem variados, cada narradora encontrou uma maneira diferente para falar sobre o item da lista que foi designado a ela, às vezes até através de ilustração, contando suas experiências e aconselhando as leitoras da melhor forma possível que encontrou para isso.

Falam de assuntos e questionamentos que todas nós já passaram ou vão passar na vida, de uma forma simples, leve e descontraída, com o intuito de nos mostrar que a felicidade está acima de tudo, basta procurarmos a nossa própria e não compararmos nossas vidas às das pessoas ao nosso redor.
Também preciso comentar o que mais gostei quando o peguei em mãos. Ao recebê-lo em casa não sabia que o livro seria tão bonito assim ao vivo, mas é. Vou colocar algumas fotos no post para vocês poderem ver com seus próprios olhos, além de explicar um pouquinho, mas ao vivo é ainda melhor.

Quando olhamos a capa, temos a impressão de que é uma agenda ou uma bolsa, e é isso mesmo que parece ao vivo. Inclusive ele tem uma abertura semelhante, onde uma aba se encaixa. O título é em dourado, deixando-o em evidência e chamando a atenção de longe. Todas as bordas, tanto da capa quanto das páginas, são arredondadas, o que não é costume nas obras publicadas por aí, e que deram um charme ainda mais bonito a esse volume.

A diagramação interna também está tão maravilhosa quanto o lado de fora. Todos os capítulos apresentam uma bolinha rosa com o número do capítulo em questão, assim como o nome da escritora daquele texto e diversos trechos que merecem destaque no mesmo tom de rosa, que eu acho lindo! Fora isso, a obra é recheada de ilustrações maravilhosas, nas cores preto e rosa, seguindo o padrão do resto do livro. A fonte e o espaçamento estão super confortáveis para uma leitura por mais tempo e as páginas são amarelas.

A narrativa é deliciosa e, mesmo sendo escrito por diversas autoras, todas elas conseguiram chamar minha atenção e passaram seu recado de maneira magnífica e muito fluida. Não há um só texto que tenha sido cansativo, e todos são bem rápidos de ler, inclusive porque são pequenos, fazendo com que a leitura do livro inteiro não se estenda mais do que algumas horas (ou menos, dependendo da sua rapidez de leitura).
“Na vida, somos todos diferentes: nossas famílias, nossas constituições físicas, nossos talentos e personalidades. Aprecie a sua maneira de ser e fique em seu tapete, sem se comparar aos outros. É que mora a felicidade.”


Recomendo a leitura para quem busca um livro agradável e que trás vários pontos importantes para pensarmos na nossa vida, independente da nossa idade. A escolha de mulheres poderosas para escrever os textos presentes nessa obra foram certeiras, porque conseguem nos inspirar ainda mais pelas suas vidas bem sucedidas, e nos deixa com vontade de crescer e lutar mais ainda para encontrarmos nossa felicidade também.
Avaliação





Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Nossa, adorei esse livro. Além de ser um tema super feminino, ele tem uma diagramação perfeita.
    Dica anotada. Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como já passei dos 30 (e muito...) Quem sabe valha a pena para saber se fiz as coisas...kkkk
    Amei o layout do livro e deve ser bem interessante mesmo.

    Desejo um domingo pleno de paz e agradeço a visita feita ao blog, obrigada.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”(desconhecido)

    ResponderExcluir
  3. Menina! Que livro lindo!!!! Adorei! rsrsrsrrs
    Olha, ano que vem entro de vez na casa dos 30, então preciso deste livro! kkkkkkk
    Adorei tudo, sua resenha, as fotos, o livro inteiro! Mais um pra minha listinha! rsrsrsrsrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/655826351121839?stream_ref=10

      Excluir
  4. Que livro mais fofo >.<

    Mais 6 anos e eu também estarei nos 30 T_T

    Adorei a diagramação logo de cara >.< Curti esse jeito de postar a resenha do livro, dá uma boa noção tanto da história quanto da "aparência" da obra >.<

    Taylor Swift escrevendo??? Quem diria =D adoro as músicas dela.

    Com certeza foi um livro muito bem trabalhado, haha eu compraria só pela aparência sem nem olhar a sinopse >.< É como ganhar duas vezes, você compra um livro lindo e ganha um conteúdo
    muito útil >.<

    A citação em rosa sempre cai bem ^^ É algo que eu preciso viver me lembrando, pois ficar comparando dá uma deprê as vezes e.e Cada um é cada um, devemos ficar felizes por isso ^^

    Curti muito!

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com
    barbara.hilla@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/babih.hilla/posts/761565423868697?stream_ref=1

      Excluir
  5. Eu nunca tinha visto um livro desse tipo, normalmente eu também apenas leio livro de ficção. Por mais que eu não tenha 30 anos acho que poderia ler apenas por curiosidade, afinal de contas, há vários textos escritos por mulheres de sucesso. Quem não se interessaria?

    E-mail: jejeg8@gmail.com
    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/jessy.gomes.16/posts/446483028828881?stream_ref=1

      Excluir
  6. Que livro lindo!! Ele está perfeito por fora e por dentro. Os desenhos em preto e rosa deram um charme a mais. Acho que preciso dar uma conferida no conteúdo já que entrei agora na casa dos 30... rsrs

    erikarufo@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. A capa deste livro já faz com que qualquer um sinta vontade de ler, parece uma agenda.
    Seu conteúdo então é perfeito, acho que todas as mulheres deveriam ler independentemente de ter 30 anos ou não, afinal de contas, qualquer dica, ou história ao qual mulheres de sucesso venha nos contar é lucro, pois podemos aprender com elas e nos dar bem em nossas vidas.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  8. Ok, eu ainda não tenho trinta, mas um dia terei, então é bom ler algo em relação à isso kkk
    Gostei dessa capa, ela parece uma bolsinha, não sei explicar direito, mas é bem legal. Achei interessante o livro tratar de vários textos escritos por mulheres de sucesso, mas eu não leio muito livros assim, sou viciada em romances, no entanto, fiquei tentada a ler mais sobre o livro e continue lendo sua resenha. A diagramação está maravilhosa, dá para ver pelas fotos, eu quando vi a primeira foto, achei que era desenhado aquela abinha que parece de bolsa, mas pelo que você falou, é realmente uma abinha de verdade, achei isso um máximo, pois nunca vi um livro assim e as bordas são arredondas dão um ar mais elegante ao livro ainda, simplesmente amei tudo no livro, espero ter oportunidade de conhecer o livro logo e poder se deliciar com os textos das mulheres *-*

    Contato: Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/452157934622216192

      Excluir
  9. Ainda não tinha visto esse livro e achei bem interessante e divertido. Também falta um tempão para eu completar 30 anos, mas isso não vai me impedir de conhecer esse guia das mulheres!

    ResponderExcluir
  10. https://twitter.com/brunaasouza/status/452859924876632064

    ResponderExcluir