Amor Lobo - Crônicas de Amor, Sangue e Lobisomens

Já disse aqui e acho que até mais de uma vez que não curto lobisomens, acho que isso ficou no passado, porque tenho gostado cada vez mais de escritos sobre eles, e a culpa tem sido muito de autores brasileiros, primeiro Marcos DeBrito e agora os autores de Amor Lobo- Crônicas de Amor, Sangue e Lobisomens, organizado pela Giulia Moon e publicado pela Giz Editorial.

Neste livro encontramos 9 contos sobre esses humanos que se transformam em lobo, ou lobos que viram humanos, a diversidade de tipos encontrados nos contos é enorme, percebemos diversas influencias que fogem do clichê, a grande maioria fugiu do lugar comum e isso que fez com que os contos ficassem extremamente atraentes.

O primeiro conto que abre o livro é Prata, escrito por Rosana Rios, com uma narrativa criativa, ora narrado em terceira pessoa, ora em primeira pessoa através do diário da protagonista, conhecemos a história de Raíssa, uma jovem que terminou seu relacionamento recentemente e que decide viajar com seus amigos para uma pousada. Entretanto o que era para ser um feriado tranquilo se transforma em uma atração fatal por Zinho, funcionário da pousada. Entre uivos e a lua cheia, Raíssa terá que decidir o que fazer com seu passado para fazer um novo futuro. Com uma conclusão surpreendente, é o típico conto que nos conduz a uma solução óbvia que não se mostra verdadeira no final.

Durante Treze Sextas Feiras, da autora Nilza Amaral segue nos relatando sobre Wolfgang, um lobo que transita entre o subúrbio e encontra mais do que procura entre os becos e o metrô. A escrita começa bem, com toques filosóficos e tinha todas as características para me agradar, mas seu desenvolvimento ficou morno, o que resultou em um desfecho sem sal, o resultado não me agradou, mas também não me desagradou.

Helena Gomes, no convida em Era uma Vez, um conto de fadas onde todos os demais terminam. Ela consegue trazer uma história de como o felizes para sempre se deu, matando nossa curiosidade em como é a vida da princesa depois de encontrar seu príncipe. Ou seja, conhecemos uma rainha extremamente entediada sexualmente, e este descontentamento a leva desbravar outros horizontes e cruzar uma linha perigosa. O conto têm todas as características dos clássicos contos de fadas como a repetição dos fatos (que costumam se dar em 3 vezes), a presença de um objeto mágico, a atmosfera medieval, e um desfecho tranquilizante. Era uma Vez é gostoso, adulto e cumpre o que promete!

Seguimos com Os Desejos Proibidos, escrito por André Bozzeto Jr., se passa no Rio Grande do Sul e conta com uma narrativa recheada de trejeitos gaúchos. Valdemar recebe seu irmão Juvenal que o procura pedindo ajuda para limpar a honra de sua filha. O que estes não sabiam que o homem que cometeu este ato não é um homem qualquer, e enfrentá-lo pode significar a morte! O conto tem um clima diferente, é breve e tem um desfecho imprevisível.

Lua Redonda, escrita por Giulia Moon é o próximo conto. Nele a lua se ergue e o lobo sai em busca de sua fêmea, seguindo seu faro encontra uma casinha e uma jovem que vai realizar sua necessidade. Narrado com certa poesia, Moon nos brinda com uma 'nova' versão para o nascimento do lobisomem. O final é ótimo, e também abre outras possibilidades para interpretar o conto.

O próximo conto é A Passageira, escrito por Mario Carneiro Jr. Elise é uma criatura sem forma que transita entre os seres vivos. O limite de seu mundo é o que os animais lhe dão, sua visão o que eles vêem, assim como tudo que sente. Mas o que fazer quando o animal da vez é um Lobisomem? Quanta originalidade em tão poucas páginas!!Trabalhando com desdobramento do espírito e o lobisomem, a história é excelente e nada comum. O final não me satisfez, não por um erro, mas porque não era o que eu queria e desejava para Elise, foi muito triste.

Em Sobre o Nascer, o Pôr do Sol e o Eclipse (spin-off de seu livro Lázarus) escrito por Georgette Silen é um lindo conto de amor, narrado de forma épica, é um embrião de uma deliciosa fantasia, conta com referência a diversas mitologias clássicas (inclusive vou buscar os nomes citados porque fiquei bem curiosa!). Nele conhecemos a luta de Dragomir, que busca reconquistar a seu lugar de alpha e o amor de Nádia, depois de uma perda que marcou sua vida. É uma história mágica que me lembrou o xamanismo e seu respeito pela natureza.

A Dama e o Poeta segue, escrito por Walter Tierno, é um conto ligado diretamente com uma personagem importante de seu livro, Cira e o Velho. Conta sobre um caso de amor entre uma prostituta (A Dama) e um comunista (O Poeta). Uma história de amor em meio a ditadura, com forte dose de violência dos horrores da ditadura. Foi muito bom poder voltar a ouvir Dona Nhá, e seu modo de encarar o mundo.

Fechado a antologia Eric Novello, em Achados e Perdidos, estamos em universo urbano repleto de criaturas sobrenaturais, lobisomens, féericos e outras criaturas que estão em guerra por uma informação que Jaques, o lobisomem possui. E em meio a balas e sangue ele tenta compreender suas desventuras amorosas. O conto é bem inusitado e me despertou muita curiosidade pela história do artefato encontrado por Jaques e mais informações sobre a mitologia criada pelo autor. Terminou com gostinho de quero mais!

Destaque para o trabalho gráfico da Giz, que fez uma ótima diagramação e revisão. Todos contos são separados por pequenas fichas dos autores, seguidos por uma ilustração de lobo e uma frase do conto. Uma pena que o livro ainda não ganhou a divulgação que merecia!

Amor Lobo nos convida a conhecer histórias de amor com lobos e faz direitinho o seu papel, com contos atraentes e quentes como um lobisomem nos faz querer conhecer mais sobre diversos personagens citados. É uma ótima pedida para uma noite quente de verão.



Avaliação











Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu tenho este livro mas ainda não o li! Adorei sua resenha! A parte gráfica realmente é linda demais!
    Fiquei mega curiosa, acho que vou passar ele na frente de algumas leituras Rsrsrssrrsrs

    Bjo bjo ^ ^

    ResponderExcluir