Só Deus Sabe – Marcelo Cezar

“Esqueceu-se de que estamos em plena ditadura? Eles controlam tudo, inclusive todos os meios de comunicação. Só mesmo quem está envolvido é que pode saber a verdade. A maioria dos brasileiros não tem noção do que ocorre.
[...]
Em Paralelo a essa luta que poucos começaram a travar contra o regime, estamos vivendo a era do milagre econômico. A classe média está podendo comprar seu carro, sua casa, artigos que antes eram de poucos. Quando a família tem conforto e comida na mesa, condições de viajar, de oferecer estudo aos filhos, não vai questionar se o presidente é general ou civil, se há tortura ou não. Não sei o preço que pagaremos amanhã por tudo isso, mas logo essa farsa também vai acabar. Espero que possamos sobreviver a isso.”
Como vocês podem notar no trecho acima, a história desse livro é passada em uma data muito representativa para nós, brasileiros, a ditadura. Mesmo que muitos não tenhamos vivido nessa época, nossos pais e avós, entre outros familiares, viveram nela, que foi um período bem importante até para quem não era nascido, pois marcou a sociedade brasileira e o mundo para sempre.
“O mundo passava por uma das mais profundas transformações sociais, políticas e culturais ocorridas no Século XX”.
Essa foi uma época de inúmeras mudanças e é nesse cenário que encontramos os jovens enamorados Rogério e Leonor, um casal do tipo perfeito, digo em todos os sentidos, no visual e no intelectual também, sendo pessoas do bem. Até que um grave acidente seiva esses jovens do convívio de suas famílias por amnésia ou pela morte. Foram anos de escuridão perante a vida, pois esquecer-se de tudo é muito complicado.
A sorte, porém, sorri por outro lado. Algumas pessoas aparecem no caminho de Leonor, que, como por magnetismo, se encantam pela moça que perdeu a memória. Uma delas, um médico, fazendo de Leonor sua filha que nunca teve. Os anos passam e esse sentimento fica cada vez mais forte, coisa que só podemos tentar compreender, e imaginamos que essa ligação faz parte de outras encarnações, por conta de coisas que haviam ficado inacabadas para nessa vida serem resolvidas.
O autor Marcelo Cezar é um dos meus preferidos quando o assunto é romance mediúnico. Gosto tanto dele que já li todos os seus livros lançados até hoje e tem resenha de alguns deles no blog (para ler, clique nos títulos): A Última Chance, Um Sopro de Ternura, Ela só queria casar..., e O que Importa é o Amor.
Em se tratando de uma obra escrita por Marcelo Cezar, é difícil eu não gostar, mesmo ela sendo a segunda que ele escreveu que, por acaso, era a última que faltava para eu ler (espero muito que ele publique novos livros em breve!). Conheci o autor bem depois de ler todos os romances mediúnicos de Zibia Gasparetto, sua colega de editora, mas seus livros não ficam atrás em termos de qualidade e emoção. São sempre bons e de muito aprendizado para os mais leigos e até para os que sabem mais do assunto espiritismo. São toques profundos que despertam uma gama de sentimentos e descobertas.
Nesta história, são apresentados momentos passados no Rio (antiga Guanabara), São Paulo e no interior de SP, Guaratinguetá. O romance, mais uma vez, nos mostra caminhos diversos, com várias pessoas que acabam se reencontrando e percebendo que já faziam parte das suas vidas passadas por tudo o que está acontecendo.
Paralelamente, em capítulos alternados, conhecemos duas vidas ao mesmo tempo, cada um vivendo com sua família e enfrentando as dificuldades da vida. Até que, por conta do destino, eles se encontram novamente, despertando o amor de um pelo outro.
Esse livro envolve muitos personagens, com famílias que se entrelaçam futuramente, transformando-se em uma só. Como destaque, posso citar Leonor, que é uma protagonista carismática que gostei muito de conhecer, e Dr. Nelson, que se tornou alguém muito importante para ela, ajudando-a quando ela mais precisou e mudando sua vida para melhor naquele período.
A leitura é bem fluida, tranquila, e muito envolvente. É impossível não ter simpatia por algumas das pessoas que conhecemos ao longo da história, que têm muito amor no coração, e também é muito difícil não se sentir conectado com tudo o que está acontecendo com as vidas retratadas no livro.
Uma coisa que muito me emociona, que é mostrada nesse livro, é quando a pessoa ao dormir, ou aquela está em coma, consegue sair de seu corpo espiritualmente e vai ao encontro de entes queridos, que já se foram, em outro plano. Saber que podemos vivenciar essa experiência, mesmo que em sonho, e ir encontrar com essas pessoas nos faz sentir alegria e percebemos que a vida continua, não para por aqui, e somos espíritos eternos.
A primeira edição desse exemplar foi de 2001, mas essa já é a sexta impressão, de maio de 2013, e eu acho que já poderiam ter feito um trabalho gráfico melhor para ela. Para começar, acho essa capa muito feia, infelizmente, e estou torcendo para que a editora possa fazer uma nova edição desse livro com alguma capa que chame mais a atenção do leitor.
A diagramação é boa, com um espaçamento agradável, mas a fonte não é muito grande, o que pode dificultar um pouco a leitura, e o começo de cada capítulo é bem sem graça, já que não há nada além do número correspondente e da palavra ‘capítulo’. A obra possui 340 páginas, que são brancas, o que incomoda alguns leitores, mas não eu. E não gostei muito que não teve nenhuma fotografia ou um detalhe gráfico diferenciado, como os outros livros que a editora publica possuem.
No final da obra há uma lista de autores e seus livros, que já foram publicados pela Editora Vida & Consciência, o que é muito legal porque eu gosto de olhá-la para pensar em qual será o próximo que lerei, pois são obras magníficas que merecem nossa atenção.
“Só Deus Sabe” é um lindo romance que mostra que a vida sempre prega peças nas pessoas, e que mesmo que não estejamos totalmente bens e seguros para embarcarmos nessa longa jornada, viver é a melhor experiência que qualquer ser humano pode ter.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu tbm adoro romances mediúnicos! Apesar de ser leiga no assunto, todos que li nunca me deixaram desconfortável. Nunca li nada deste autor, mas se vc o compara a Zibia, tenho que ler! Sou fã da série Violetas na Janela e adoro a escrita da autora!
    Parabéns pela resenha! Mais um livro na minha listinha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu amei a sua resenha! Eu sou muito fã de livros espíritas e sempre quis achar umas resenhas boas como essa para saber quais livros comprar. É meio difícil encontrar opiniões sobre romances mediúnicos por aí, então obrigada por proporcionar essa oportunidade! Não conhecia esse livro, mas já li outro desse autor e fiquei apaixonada, então com certeza vou comprar esse também. Muito obrigada pela indicação. Beijinhos, Kátia

    ResponderExcluir
  3. Estou entrando nesse em espiritualidade agora,apesar de ter lindo varios romance da Zibia,esse livro So Deus Sabe de Marcelo Cezar me chamou atenção, por passar no Brasil na décadas 60 e 70 mais não lembro de nenhum diretor te sido assinado nessa época, mesmo pq o espiritismo tenta ser o mais claro possível esse parece grande farsa.mais quem gosta de romance vale a pena ler mais falar que foi ditado por algum espirito descarnado acho que é mentira

    ResponderExcluir