O Fantasma de Anya – Vera Brosgol

Nesse livro em quadrinhos conhecemos a adolescente Anya, uma garota russa que está estudando em um colégio americano, e não quer chamar a atenção para sua nacionalidade para não ter que passar vergonha, só que ela acaba sendo meio excluída e tem apenas uma melhor amiga, que fuma tanto (ou mais) do que ela; é descolada e bem sarcástica, mas enfrenta os problemas recorrentes da idade, principalmente no quesito insegurança.
Até que Anya de repente cai em um buraco na floresta e acaba conhecendo Emily, o fantasma de uma garota que morreu há 90 anos e está presa lá embaixo e que, por conta de sua partida prematura, é uma alma ressentida. Quando é retirada do local, Anya não imaginava que Emily teria conseguido dar um jeito de ir junto com ela para sua casa, mas conseguiu, e agora encontra maneiras de se fazer útil para a adolescente, que resolve deixá-la ficar. Anya acaba conquistando uma nova amizade e desfruta dos benefícios de ter uma amiga invisível que pode auxiliá-la em diversas questões.
Mas é claro que nem tudo são flores, então os problemas não vão demorar a aparecer, e Anya vai perceber que as aparências enganam. Agora ela precisa dar um jeito de acabar com tudo aquilo antes que seja tarde demais.

Gostei bastante da leitura dessa obra, que apresenta uma história não tão original assim, contando até com momentos bem clichês, mas que trás uma mensagem fofa no final. Achei interessante que, por mais que Anya seja antissocial e insegura a respeito de sua nacionalidade, em momento nenhum a vemos ser maltratada pelas pessoas, nem mesmo os populares, o que era de se esperar em livros com uma história do estilo, ela só é apagada porque prefere se manter afastada com medo do que poderia enfrentar.

Outro ponto que preciso comentar é que a autora, Vera Brosgol nasceu em Moscou, Rússia, e emigrou para os Estados Unidos quando criança. Então ela sabe como foi se sentir em terras estrangeiras, precisando se adaptar aos costumes e à cultura local, trazendo mais realidade à construção da protagonista Anya.

A leitura dessa obra é bem rápida, inclusive porque o texto é pequeno e está ali para casar com as ilustrações, e também porque é bem fluido e o livro possui apenas 224 páginas.
A parte gráfica está maravilhosa, gostei muito do traço e do jogo de cores em tons de azul e preto utilizados nas ilustrações, que combinaram perfeitamente com o conteúdo. As páginas são em papel couché (aquele do tipo folha de revista, porém mais grosso), e eu adoro essa capa, é tão fofa!


Esse é o primeiro livro de Vera Brosgol, e recebeu, em 2012, o Prêmio Harvey de "Melhor Publicação Gráfica Original para Jovens" e o Prêmio Eisner de "Melhor Publicação para Jovens Adultos". A autora também participou como artista conceitual da produção dos filmes de animação Coraline, de Neil Gaiman e Paranormal.


“O Fantasma de Anya” é um livro em quadrinhos que apresenta uma história bem fofa e descontraída, com uma ótima lição de moral, uma protagonista excelente e é uma leitura muito divertida. Com certeza indico!

Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que livro lindo!!!!! Adorei as ilustrações!!!! rsrsrsrsrrs
    Tbm gostei muito da resenha, não conheci o livro e ler sua resenha só me deixou mais curiosa em lê-lo. Não tenho nenhum livro em quadrinhos... nem sabia que a Jangada tinha livros assim... Blogueira mal informada neh? rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. É uma história em quadrinhos?? Que legal!! Adoro livros que envolvam fantasmas, e a sua resenha ficou muito boa, me deixou morrendo de vontade de lê-lo logo *--*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ahhh a capa é super fofinha, e o livro também parece ser! Não costumo ler graphic novels (é uma. né? pelo menos parece), mas parece interessante ^^
    xx
    Flávia
    http://falando-serie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir