In Our Living Room - Marco Antonio Rodrigues





Na Coluna In Our Living Room de hoje conhecemos um pouco mais sobre o escritor Marco Antonio Rodrigues, autor do livro Perspicácia - O Aprendiz e a Vida, publicado pela editora LP- Books.

Sobre o autor : Dos 47 anos que tenho, 47 e 8 meses moro em Niterói - RJ. Há 13 anos casado, tendo como herdeiros um casal de poodles (Mãe e filho). Ela negra e ele caramelo. Sou Técnico em Segurança do trabalho, profissão que me sustenta mas que também me distancia da escrita.

Perspicácia é meu primeiro livro mas ambiciono publicar outros. Tenho alguns textos, algumas histórias estacionadas que pretendo pô-las em andamento. Há algumas décadas vinha asfixiando o escritor que sempre pulsou em meus meandros. Há algo - ainda desconhecido - que preciso transportar para o papel e ofertar através de livros. 

Canais onde você pode saber mais sobre o Max e seu livro:

Confira a entrevista que Marco Antonio nos concedeu gentilmente.

O Modo como temos nosso primeiro contato com a literatura é determinante para nos tornarmos leitores ávidos ou meros leitores de revistas. Como foi seu primeiro contato com os livros? E o que fez com que se apaixona por livros?
Meu primeiro contato com livros ocorreu na escola onde os professores indicavam livros (geralmente os da Edição Vaga-lume) para que posteriormente fosse aplicada prova sobre o assunto.
Contrariando o que se espera de alguém que gosta de escrever, nunca fui apaixonado por livros, tão pouco ávido leitor. Lia por obrigação, mas a vontade de escrever não, essa sempre pulsou com força em meus pensamentos, fluía com naturalidade. Comportamento incomum para um escritor, é eu sei! Mas não sobrenatural. Fiz pesquisas e constatei que faço parte da minoria, mas não sou o único. Existem outros que adoram construir textos, estórias e não são devoradores de livros.
Passei a me dedicar às leituras nos últimos 10/15 anos e a partir de então estou sempre lendo algum livro, algum texto (Nada muito expressivo). Acredito que leia em média uns 10/15 livros por ano. Palestras, documentários e o trato com o próximo sempre foram grandiosas fontes de aprendizado pra mim, sou bom observador.

A leitura muitas vezes é um hábito herdado em família, ou alimentado por ela. Qual o papel da sua família nesta relação? Qual sua opinião sobre a importância do hábito da leitura?
Como informei anteriormente, adquiri o habito de leitura com a madureza. Em uma das orelhas do livro relato que na juventude fui arrastado pelos sedutores prazeres do período. Minha família nunca deu muita importância aos aspectos culturais. Minha mãe era a única que lia e lê até hoje, mas jamais atentou para os benefícios advindos deste hábito, praticava-o e ainda o pratica apenas como distração.
É fato incontestável de que a leitura amplia os horizontes, dinamiza o intelecto, nutre a capacidade de escolhas, de decisões e, sobretudo transforma as pessoas, pois atua no campo mental, local nobre que uma vez enriquecido: capacita, eleva e diferencia, evidenciando positivamente aquele que possui boa relação com ela.
A leitura faz germinar benefícios incomparáveis. Colabora para as diversas formas de enriquecimento, sobretudo as do âmbito intelecto/emocional.

Nossos autores favoritos são como background quando vamos produzir nossos próprios textos. Quais são estes autores que te inspiram?
Tenho um texto no livro (Inigualável plágio) que retrata de alguma forma essa questão.
Nunca me apeguei a um autor específico, tão pouco me fidelizei aos seus textos. Óbvio que quando gosto, quando há uma identificação com sua narrativa, quando há uma agradável e bem aplicada riqueza vocabular... Esses aspectos nos obrigam a marcar com um X aquele escritor e naturalmente capturamos, arquivamos na mente e aplicamos aquilo que achamos bom. Tenho dificuldade em eleger favoritos, mas tenho grande admiração e apreço por OG Mandino, Joana de Angelis (espírito) e Augusto Cury.

Se você pudesse indicar três obras literárias que mudaram a sua vida, dentro de qualquer gênero de livro, quais seriam?
Diversos foram os livros e palestras espíritas que metamorfosearam minha visão, meus conceitos, minha ideologia. Houve uma grande simbiose, uma identificação profunda e agradável de minha mente, do meu ser para com essa filosofia. Que também foi e é um poderoso impulsionador para a leitura.
Leitura agradável, edificante e difícil (Para os que não têm o hábito da leitura, meu caso na época) Fato que acabou se tornando combustível para que procurasse ler. Ouvi muitos livros em palestras, onde o orador esmiuçava aspectos interessantes de determinados trechos dos livros, incitando assim sua leitura.
Indicar livros pra mim é tarefa difícil, mas sugiro o universo literário espírita e para não ficar em falta com a pergunta recomendo “O problema do ser, do destino e da dor” (Leon Denis) Vários da Joana de Angelis (Espírito) Vários de André Luiz (Espírito)...

Falando sobre seu livro Perspicácia, percebi que seus textos são pensamentos organizados que conduzem o leitor a crítica e a reflexão. Esse comportamento humano na sociedade atual (que embora tenha acesso a mais informação do que qualquer outro momento histórico) é raro no cotidiano. O que promoveu este comportamento na sua vida? E porque escrever sobre esse prisma?
A análise e autoanalise sincera é fundamental para que possamos romper poderosos e milenares cárceres da humanidade. A escassez deste proceder foi fator preponderante para que decidisse reacender esse sistema transformador.
As palavras são sementes que germinam, provocam reflexões, promovem alterações e mudanças. Inicialmente nos pensamentos, depois nos comportamentos.
Óbvio que esse processo é lento e depende de outros fatores. Principalmente o verdadeiro desejo de compreender do leitor/espectador.
Tudo tem seu tempo. A maturidade bate a nossa porta em momentos diferentes. Lamentavelmente não é pequena a gama de pessoas que as deixa zarpar sem provar do seu sabor.
Os tempos modernos e a sua incessante marcha tecnológica alterou hábitos, condutas e costumes excepcionalmente eficazes e os rotulou como retrógrados, obsoletos, defasados... Bobagens!!!
“*A reflexão é um sol que dissipa lentamente as brumas que ofuscam nossa luz*”.

Seus textos têm temas variados e são diversos os pontos de partida. O que normalmente te inspira a escrever? Como escolher entre tantos comportamentos e temas humanos, qual o seu critério?
Minha bussola mental já esta apontada para um ponto, acredito que todos ou grande parte dos autores possuem um norte para onde transportam suas inspirações, naturalmente para o aspecto mais vibrante, aqueles que provocam mais sinapses em seu íntimo. No meu caso são os aspectos abstratos, etéreos, pois estes exercem inúmeras e grandiosas influencias sobre a conduta humana. Grandes feitos da humanidade (Bons ou ruins) se originaram ou foram dinamizados no campo abstrato.
Inesperadamente sou acometido por situações que acionam esse campo, fazendo com que converta rapidamente uma inspiração numa reflexão grosseira a ser lapidada posteriormente.
Dia desses estava num manguezal e no exato momento que uma tiririca cortou meu dedo (parecia um bisturi) reflexionei: “A luva protege a mão, o óculos os olhos, o capacete a cabeça... O que protege a alma?”
Sempre que posso registro a ideia central e depois trabalho com mais carinho e atenção para construir em cima dessa ideia um texto que eu considere lega e agradável, que satisfaça meu eu exigente.

Na leitura do livro surgem diversos conhecimentos de forma sutil como pano de fundo. Observei pitadas de temas espiritualistas, por exemplo, (Como no texto "Perdido" onde você aborda a questão do pedir para encarnar). Você possui uma religião ou filosofia espiritualista? De que forma ela influencia o seu texto?
Sim! Dispenso profunda admiração pela doutrina espírita. Filosofia esta para onde direciono diversas inspirações. Filtro transformador que me ajuda a construir textos de cunho etéreo.
Refiro-me a ela como “Manual da vida”. Sem manual para manusearmos os mais simples ou os mais complexos aparelhos os erros tornam-se obrigatório, iminentes e sucessivos, mas quando há orientações a seguir e estas comungam com nossa consciência, com nosso entendimento, os deslizes ocorrem em menor escala.
Na construção de “PERSPICÁCIA”, apenas alguns textos receberam influencia desta doutrina. Tentei ser sutil, procurei não levantar a bandeira de nenhuma religião, mas acaba saindo no suor. Deixamos transbordar aquilo que abunda em nós.

Publicar um livro no Brasil é um trabalho difícil e delicado, o mercado editorial brasileiro parece ainda engatinhar. Qual sua opinião a respeito dele, dos autores brasileiros e como foi a publicação do seu livro?
Acho necessário que haja uma seletividade, entretanto, incontáveis talentos pululam a todos os momentos no âmbito nacional e muitos deles acabam se perdendo por falta de oportunidade. *
Recentemente, após um mal estar referente à feira literária de Frankfurt, o renomado autor Paulo Coelho resolveu estender as mãos para 10 talentos que se destacarem na literatura nacional nos segmentos de fantasia e ficção. Poderia ter feito isso há décadas e triplicado o número de oportunidades, tamanho o peso, respeito e credibilidade que ele possui no universo literário.
É dever de quem esta em cima içar quem esta em baixo. *
Existem as grandes editoras (Utopia para os novatos) e as intermediárias - vorazes carrapatos - que somente enxergam e priorizam a obtenção de grana.
O processo de publicação do meu livro foi estressante, desgastante, cansativo, mas muito, muito compensador, como qualquer processo a que nos propomos a realizar. Principalmente se este se dirige para um fim saudável e edificante.

Qual é o papel do livro para você? Um item de entretenimento, um convite a reflexão e a crítica, ou apenas uma manifestação da sublimação do autor?
Depende do momento, pois as convicções mentais, emocionais, psicológicas e comportamentais podem se alterar no transcurso da existência, mas num aspecto geral e pessoal encaro-o como um convite a reflexão, o que não impede que abranja os outros aspectos acima mencionados.
Um livro depois de pronto, depois que ganha capa, revisão e diagramação, ganha também ares de documento, fato que sempre me leva a avaliar com carinho e cautela o que vou oferecer aos meus leitores.

Em nome do House of Chick agradecemos seu contato e a entrevista, fique a vontade para adicionar qualquer informação que queira compartilhar conosco!
Gostaria de expor aqui minha alegria e gratidão por essa conversa super agradável.
NOTA: Estou trabalhando num projeto – totalmente avesso a literatura - que se der certo (espero que dê) resolverei muitas pendências de cunho monetário, mas em contrapartida, não terei mais tempo para construir meus textos (Não dá para assoviar e chupar cana ao mesmo tempo). Mas não tenho dúvidas de que vou, em algum momento, em algum período, construir outros trabalhos. Alguns já estão em andamentos.
Abraço.
Confira o Booktrailer do livro:



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Super indico Perspicácia! É um livro que te faz pensar e te mostra outros caminhos.
    Adorei a entrevista. Marco é uma pessoa muito carismática com seus leitores!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu carinho e atenção são valoroso.
      Obrigado Ana Paula.
      Marco Antonio Rodrigues.

      Excluir
  2. Seu carinho e atenção são valorosos.
    Obrigado Ana Paula.
    Marco Antonio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor e confesso que fiquei curiosa sobre Perspicácia *-*
    Adoro essa coluna, ela nos da oportunidade de conhecer melhor os ótimos autores nacionais!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Suzi. Dê um pulinho lá e confira a página do livro. facebook.com/perspicacia.livro
      Abraço.
      Marco Antonio Rodrigues.

      Excluir