Deixe a Neve Cair - Maureen Johnson, John Green, Lauren Myracle

Oii, gente linda! Como vocês estão? A resenha de hoje é em homenagem a esse dia tão especial, o Natal! Nada melhor do que um texto sobre as histórias natalinas de três autores super talentosos, com aquele clima delicioso que essa época do ano nos proporciona. Eu amo o Natal, acho que é meu feriado favorito no ano! Então, antes de mais nada, gostaria de desejar a todos vocês, leitores queridos e amados, um Feliz Natal, cheio de amor e felicidade e estou torcendo para que comemorem essa data tão bonita com as pessoas que amam, tem coisa melhor? Beijos e muitos abraços em todos vocês! :D
“Deixe a Neve Cair” é um lançamento da Editora Rocco Jovens Leitores que trás três contos que passam nessa época do ano, mais precisamente no Natal. Cada conto foi escrito por um autor, e todos foram ótimas leituras, bem fofos, com personagens incríveis e narrativas deliciosas, deixando aquele gostinho de quero mais.
Dos três autores eu só conhecia o trabalho de John Green, que é um escritor que eu gosto muito, e coincidentemente, li três livros dele esse ano (primeira vez que li algo dele foi em 2013 também), já conhecia as outras duas, Maureen Johnson e Lauren Myracle, e tenho títulos publicados por elas, mas ainda não li nenhum deles, estou bem curiosa e minha vontade de lê-los só aumentou ainda mais depois de terminar essa obra.
As três histórias, narradas em primeira pessoa por protagonistas diferentes, acontecem quando uma grande tempestade de neve muda o destino de alguns jovens e faz com que Gracetown, uma pequena cidade norte-americana, seja palco para aventuras diversas e encontros românticos no Natal.
Adorei que os três contos são interligados uns com os outros, direta ou indiretamente, isso acontece porque todos passam na mesma cidade, com personagens que se conhecem ou que pelo menos sabem quem são os outros (das outras tramas), e há participações de alguns deles, sendo principais ou coadjuvantes nos outros. O que também ocorre é que as histórias são passadas em ordem, ou seja, o que acontece na segunda é depois do final da primeira, e o que se passa na terceira é depois do ocorrido na segunda. Inclusive, podemos conhecer certas cenas que não foram exploradas nos outros contos, mas que são importantes para eles, e ainda podemos saber o que ocorreu depois do final das histórias anteriores. Essas ligações foram feitas com maestria e de uma forma muito legal.
Acho que é a primeira vez que eu leio um livro de contos que eu adoro todos eles! Posso confessar que gostei um pouquinho mais de “O Expresso Jubileu”, mas todos os três me encantaram profundamente, cada um de sua maneira. Vou falar um pouquinho sobre cada um deles separados abaixo.
O primeiro conto do livro, que é o do meio em número de páginas, e também o que mais gostei, é o “O Expresso Jubileu”, de Maureen Johnson. Nessa história conhecemos Jubileu (pensei que seria um menino narrando com esse nome), uma garota que tem um namorado popular com quem está prestes a completar um ano de namoro e vai comemorar a data no natal de sua família. Mas acontece que seus pais acabam passando por uma confusão e são presos, modificando os planos da protagonista, que é mandada para a Califórnia de trem sozinha na véspera do natal. Porém, no meio do caminho, uma tempestade de neve impede os planos de chegar ao seu destino e o trem acaba batendo em um banco de neve perto de Gracetown, local que vai acabar mudando a vida de Jubileu de uma forma que ela não esperava.
Jubileu é uma personagem adorável, assim como Stuart, o garoto que ela acaba conhecendo, e com quem vai passar essa data. Ela acaba percebendo algumas coisas erradas em sua vida, enxerga uma verdade que antes não queria ver, e aprende com ele que ela tem que buscar ser feliz e não aceitar menos do que isso. Também gostei demais da irmã e, principalmente da mãe de Stuart, que teve grande importância para o final fofo que acabou acontecendo. A narrativa de Maureen é ótima e fluida, e as páginas são avançadas rapidamente sem nem nos darmos conta disso.
O segundo conto do livro e o menos extenso deles foi o de John Green, “O Milagre da Torcida de Natal”. Além de ter menos páginas, a leitura é a mais rápida por conta da quantidade de acontecimentos que acompanhamos durante uma aventura que surge de um passeio de carro do protagonista, Tobin e seus amigos, Duke, uma menina não tão feminina, e JP. Acho que John Green realmente curte aventuras dentro de carros, porque a maioria dos seus livros tem isso.
Foi muito divertido acompanhar os três amigos em uma competição tentando chegar à Waffle House, local onde um grupo extenso de líderes de torcida vai passar a noite por causa do trem que bateu ali perto, e querem jogar twister. Ficar preso com um bando de líderes de torcida é a fantasia de diversos garotos, incluindo Tobin e JP, o que faz com que os jovens enfrentem a nevasca, passando por dificuldades e até quase morrendo só para chegar ao local antes dos outros “competidores”.  Até que Tobin finalmente percebe que beleza não é tudo e o que ele sente por Duke pode ser mais do que apenas amizade. Foi o segundo conto de que mais gostei, ri em diversos momentos, tanto com as ações quanto com os comentários dos personagens e achei o final bem fofinho.
Para finalizar, o último conto é “O Santo Padroeiro dos Porcos”, o maior de todos, que foi escrito por Lauren Myracle, e o que menos gostei. Dessa vez conhecemos Addie, uma garota que tem um namorado incrível, mas que pôs sua relação em perigo quando fez uma coisa muito ruim porque se sentia insegura em seu relacionamento. Até entendi os motivos de ela ter se sentido assim pelo namorado, mas não concordo com a atitude que ela teve.  Agora ela mandou um e-mail para Jeb, seu namorado, pedindo para lhe encontrar para conversarem na Starbucks, mas depois de horas ele não apareceu e ela entrou em um tipo de depressão e autopiedade, convidando suas duas melhores amigas, Tegan e Dorrie, para ajudá-la a passar por esse péssimo momento.
É o único conto que tem aquele clima do personagem buscar ser uma pessoa melhor no natal, uma história típica dessa época do ano. Addie passa mais tempo lamentando e reclamando do que outra coisa. Mas muitos personagens apareceram dando conselhos e a ajudando a se enxergar de uma maneira diferente, e ela acaba aprendendo a deixar de ser tão dramática e olhar para os lados ao invés de só pensar em si mesma.
Há uma maior quantidade de personagens do que nos textos anteriores, os que ajudaram a protagonista a se tocar consigo mesma foram ótimos, gostei de todos. Inclusive existe uma maior participação dos principais das outras histórias, tem até uma cena que remete ao conto de Jubileu que eu ri bastante.
Só senti falta de um final melhor, apesar de ter sido legal, queria mais do encontro entre Addie e Jeb, porque o conhecemos nos outros dois contos, e vemos pelo que ele passou para chegar até ali (Achei o Jeb meio banana)  e isso nem mesmo foi citado nesse conto, que focou mais no que Addie sentia, entre raiva, culpa, ressentimento, tristeza e, enfim, felicidade.
A escrita da autora é muito boa, mas confesso que não gostei da protagonista logo de cara, demorou um pouco para que a achasse legal. Apesar disso, eu gostei bastante do conto, a narrativa é deliciosa e a gente acaba ficando apegado e torcendo pelo final feliz. E também morrendo de fofura e amores pelo porquinho Gabriel.
A parte gráfica do livro está linda! A parte de trás da capa é em um tom de azul com flocos de neve em branco, antes de cada conto há uma pequena dedicatória de cada autor, e em cada começo de conto e início de capítulos também há flocos de neve, dessa vez em cinza. A fonte não está muito grande, mas não me incomodou, e o espaçamento está ótimo, mas as páginas são brancas, o que acaba sendo ruim para alguns leitores.

Todos os três contos são bem fofinhos, as partes românticas são bem importantes em todas as histórias, e aquele clima de natal com final feliz também está sempre presente. Se você não gosta do natal, de ler coisas mais leves e alegres com o espírito natalino, então não são histórias que você vai gostar de ler. Caso você esteja procurando exatamente isso para sua leitura do momento, comédias românticas descontraídas e agradáveis com personagens maravilhosos, corre para adquirir seu exemplar porque com certeza absoluta “Deixe a Neve Cair” vale muito a pena. Estou até agora suspirando pelas histórias. Super recomendado!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. HA!!!! Feliz Natal atrasado! ^^ rsrsrsrrs
    Adorei a resenha, eu tinha gostado muito da capa que é linda neh? Tbm adoro livros de contos e este já esta na minha listinha de desejados!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já tinha visto esse livro e me encantei logo pela capa, e segundo pelo John Green, que é um escritor que eu gosto muito! Porém não sou muito fã de contos, mas acho que esse vale a pena né? Já vai entrar pra minha listinha! :D

    Dá uma passadinha no meu blog? http://des-conversando.blogspot.com.br/ beijos! :*

    ResponderExcluir
  3. Feliz Natal Atrasado meninas *-*
    Não curto muito livros de contos mas confesso que fiquei curiosa em relação a esse não só pelo John Green mas por ser três contos interligados e super inspiradores!!
    A capa é linda!!
    Espero conseguir ler não vai ser no Natal mas não tem problema néah!!
    Beijim

    ResponderExcluir