Inventário de Segredos - Socorro Acioli

Em “Inventário de Segredos”, de Socorro Acioli, conhecemos a vida em uma pequena cidade do interior brasileiro chamada Urupemba, através dos segredos mais escondidos de seus moradores.
Esses fatos, super interessantes por sinal, são narrados através de poemas nesse livro-cordel,  e, a cada página virada, encontramos mais um segredo, de uma nova pessoa, e cada texto novo tem uma ligação com o anterior e uma prévia do próximo.
Achei essa forma de narrativa muito legal, além de ser bem gostosa de acompanhar, deixando-nos curiosos com o segredo que viria a seguir, na próxima página. Pela forma de escrita, bem ágil e cheia de rimas, a pequena quantidade de páginas, e a forma como Acioli conduz o leitor pelas revelações que faz, essa leitura é tão rápida que você mal começa a ler e já acabou, deixando-nos com aquele gostinho de quero mais.

Outro ponto que gostei muito é que cada segredo é de uma pessoa que tem o nome (ou apelido) com uma letra na ordem do alfabeto, ou seja, começa com um personagem cujo nome se inicia com a letra A e termina com um com o nome iniciado pela letra Z.
No meio de tantos segredos, encontramos sentimentos bem diversos, casos de amor platônico e amor correspondido, ambição, saudade, ódio, esperança, humildade, manias estranhas, mistérios, mentiras, paixões, medos, desejos, e muitas outras surpresas, deliciosas de descobrir. Admito que achei algumas estranhas (mas cada um sabe de do que gosta ou não, certo?!), mas nem por isso passei a gostar menos desse livro, pelo contrário, essa originalidade é que fez a leitura ser ainda mais agradável, principalmente porque tudo nos foi contado de uma forma bem leve, divertida e até bem engraçada algumas vezes.

Mesmo que alguns dos personagens tenham suas vidas entrelaçadas, eles são bem diferentes entre si e, através de seus segredos, vamos descobrindo um pouco mais sobre cada um deles e suas peculiaridades. Li que eles foram inspirados em personagens reais (ou quase), que a autora conheceu enquanto passeava pelo interior do Nordeste do Brasil, o que achei bem interessante.
No final, também temos uma outra surpresa quando conhecemos a verdadeira identidade do um narrador secreto, não esperava por isso e achei ótimo.

Sobre a parte gráfica, a Editora Biruta como sempre está de parabéns pelo incrível trabalho. Vou colocar algumas imagens para vocês conferirem, mas também posso afirmar que as ilustrações são maravilhosas, sério, estou apaixonada por todas elas! E já quero conhecer mais do trabalho do ilustrador, Mateus Rios, carioca que mora em São Paulo e já fez faculdade de cinema, mas hoje trabalha com ilustração de livros, projetos de animação e publicidade.

Para quem não sabe, esse livro é da mesma autora de A Bailarina Fantasma, Socorro Acioli, que já teve resenha aqui no blog (clique no título para ler) e que foi uma leitura que eu adorei. Essa, portanto, foi a segunda obra que leio dela e posso afirmar que me encantei pelas duas e com certeza tenho vontade de conhecer todos os seus outros trabalhos.


Com certeza indico Inventário de Segredos para todos os leitores que buscam algo leve e divertido, com sua deliciosa narrativa em versos e uma simplicidade encantadora.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 18 - FORMULÁRIO 




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Que livro lindo!!! Adorei saber que a narrativa é em cordel, eu adoro! *-*

    Parabéns pela resenha, ficou perfeita, e parabéns a editora por me fazer desejar mais um livro e pelo ótimo trabalho! hehehehehhe

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Um bom livro se resume em uma boa escrita e no prazer de lê-lo .
    Amei a resenha e o fato de abordar diversos sentimentos me interessou.
    As ilustrações são lindas demais, é muito bom ver um livro feito com tanto carinho assim..
    Fiquei curiosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parece mesmo uma leitura deliciosa. Fiquei encantada com as imagens, principalmente a página do envelope, que graça!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh que livro fofinho, sério.
    Essas ilustrações são tão lindas.... e a escrita parece ser encantadora. Fininho ainda? Ótima leitura para uma tarde. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  5. o inventario de segredos quero ganhar de aniversario u.u

    ResponderExcluir