Liberta-me – Estilhaça-me #02 – Tahereh Mafi

Há tempos não ficava tão empolgada por uma continuação quanto fiquei assim que terminei de ler “Estilhaça-me”. O segundo volume da trilogia, “Liberta-me” demorou um pouco para ser lançado, mas a espera e a leitura valeram muito a pena. Apesar das minhas altas expectativas, o livro não me decepcionou em nenhum momento, ao contrário, só me deixou ainda mais apaixonada por essa história e por seus personagens.
Juliette Ferrars é uma adolescente que já passou por muita coisa na vida. Ela tem um poder, seu toque é letal e sua força é descomunal. O que Juliette agora sabe é que não é a única a ter um dom especial. Existem outras pessoas com poderes que ela jamais imaginou que pudessem existir. Essas pessoas estão reunidas no Ponto Ômega e se preparam a cada dia para a luta contra o Restabelecimento.
Como novo membro, Juliette tem que se acostumar com os novos companheiros e conhecer mais sobre seu poder, para tentar dominá-lo e usá-lo a seu favor. Nada disso é fácil para a protagonista que, depois de tanto tempo na solidão e acostumada com a rejeição, parece se perder cada vez mais em si mesma.
“- Corra, eu disse a mim mesma. Corra até seus pulmões falharem, até o vento chicotear e estalar nas suas roupas esfarrapadas, até você ser um borrão que se mistura ao cenário.’
Uma das características que mais me agradam na narrativa de Tahereh Mafi é sua capacidade de expressar sentimentos. Os pensamentos às vezes desordenados, que mudam rapidamente e o uso de palavras tachadas (como se a personagem tivesse pensado em duas palavras que se encaixam no pensamento e tivesse optado por uma delas) colaboram não só para prender o leitor na história, mas também para dar a impressão de que estamos na mente de Juliette.
Os personagens são outro ponto positivo da trama. Apesar de ter sido um pouco cansativa nesse segundo volume, gosto da protagonista, pois se levarmos em conta tudo o que ela já sofreu e o que ainda está por vir, não há dúvidas de que ela é extremamente forte, capaz de se defender muito bem nos momentos de mais tensão.
“Vou contar um segredo para você. Eu não me arrependo do que fiz. Não me arrependo nem um pouco.”
Um triângulo amoroso se estabelece nesse momento da história. Acho que nunca fiquei tão indecisa sobre para quem torcer como nessa trilogia. Tenho a péssima mania de ser do contra, então sempre torço pelo que tem menos chances de ficar com a mocinha no final, mas não consegui escolher um lado dessa vez.
De um lado está Adam, o rapaz que conhece Juliette desde criança, que fez o que pode para salvá-la e não mede esforços para ficar ao lado dela. Do outro está o vilão do primeiro livro, Warner, o personagem mais complexo da história, apaixonante, gentil e cruel ao mesmo tempo. Muitos lados desconhecidos de Warner vêm à tona nesse livro, lados que me deixaram ainda mais curiosa para saber mais sobre ele.
“- Quero tantas coisas – ele sussurra. – Quero sua mente. Sua força. Quero ser digno do seu tempo.”
Outros personagens chamam a atenção, sendo Kenji o principal deles. O papel do melhor amigo de Adam nesse volume é muito importante para a trama. Kenji já tinha minha simpatia em Estilhaça-me, mas me conquistou definitivamente em Liberta-me, ele é responsável, sarcástico e é firme com Juliette quando necessário. James, o irmão de Adam, também merece destaque. Além deles, o verdadeiro vilão da trilogia, o pai de Warner e líder do Restabelecimento, Anderson, mostra do que é capaz.
 “- Foi como encontrar uma amiga pela primeira vez.
Por que minhas mãos estão tremendo?
Ele respira fundo. Olha para baixo. Sussurra:
- Estou tão cansado, amor. Tão, tão cansado.
Por que meu coração não desacelera?
- Quanto tempo mais – ele pergunta, depois de um instante – eu tenho antes de me matarem?”
A edição da editora Novo Conceito está boa, com poucos erros, embora a capa tenha me decepcionado muito. A imagem utilizada parece um zoom da capa do primeiro volume, por isso minha decepção.  
Terminei a leitura querendo o último livro para ontem. A distopia e as relações entre os personagens me deixaram ansiosa pelo próximo volume. Como será o desenvolvimento dos poderes de cada um e qual caminho Juliette seguirá daqui em diante são minhas maiores dúvidas após o final eletrizante escrito pela autora.

Para quem gosta de boas cenas de ação, personagens complexos, superpoderes, um triângulo de tirar o fôlego e uma guerra eminente, a trilogia Estilhaça-me está mais do que recomendada. Digo mais, corram para ler! Vale muito a pena.
Avaliação







Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Você conseguiu me deixar mais curiosa e ansiosa pra ler esse livro. Ainda nem terminei de ler o primeiro ainda. Juliette é uma personagem forte e delicada, cheia de encanto. Seu perseguidor Warner, ainda não consigo me decidir se é mal ou não. Como você mesma disse ele diverge de caráter muitas vezes. Mas estou adorando saber que o segundo consegue ser tão bom quanto o que estou lendo agora. Amei.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    “Chance Extra – Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  2. O livro é maravilhoso!
    Já tive oportunidade de ler.
    Sua resenha ficou primorosa e captou a essência da trama, parabéns!

    Obrigada por visitar o blog, sua visita é sempre bem vinda!
    Desejo que seu final de semana seja carregadinho de alegrias, muita luz e paz no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    " Agradeço tudo aquilo que está na minha vida até neste momento, incluindo até as dores. A nossa compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgarmos o que quer que seja da nossa vida."

    ResponderExcluir
  3. Triângulos amorosos em distopias são cada vez mais comuns, e confesso que muita indecisão me irrita um pouco =S
    Ainda não comecei a ler a série mas tenho muita curiosidade, gostei do fato da autora descrever bem as emoções da personagem tanto que parece que estamos dentro da cabeça dela e isso é muito bom acabamos nos envolvendo ainda mais e ledo vorazmente!!
    A capa é bem feiinha..rsrsrsrs
    Espero ler em breve!!
    Bjinhos
    szane@hotmail.com
    Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muita da escrita dela. Embora tenha achado o final de Estilhaça-me parecido demais com X-Men, já comprei Liberta-me e estou curiosa para ler. Tenho esperança de que a Trilogia ganhe identidade própria a partir do segundo volume. A autora é muito talentosa.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler essa série! Adoro esse tipo de livro. Também fiquei um pouco decepcionada com a capa do segundo livro. Esperava um pouco mais de criatividade...

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

      Excluir
  6. Estou com vontade de ler essa série, apesar que não gosto muito da capa do primeiro, essa me parece melhorzinha... Warner parece ser realmente um bom vilão e também gostei de saber que tem um triângulo amoroso, kkk fiquei bastante interessado também sobre os poderes da protagonista, que bom... vou atrás desta série assim que possível! UH UH!!

    fabricio-fenix2010@hotmail.com
    Chance extra participando da Fan Page da Novo conceito no skoob

    ResponderExcluir
  7. Eu não cheguei a ler o primeiro livro ainda. Mais com certeza pretendo ler, fora que eu ainda não li nenhum comentário negativo da série.
    Então, pretendo ler. Beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance Extra - participando da Fan Page da Novo conceito

    ResponderExcluir
  8. OMG! OMG! Necessito deste livro!!!! Que resenha maravilhosa!!!! Eu quero!!!!! rsrsrsrrsrs

    Este é um dos poucos livros que estou desesperada para comprar, claro que tem outros, mas este é minha prioridade!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra - participando da Fan Page da Novo conceito

      Excluir
  9. Lendo sua resenha fiquei pensando em como deve ser difícil escrever sobre uma história da qual gostamos muito. Às vezes é difícil ficar imparcial e se ater aos detalhes mais técnicos, mais "frios" do livro, mas acho que você conseguiu passar emoção e o quanto a história atendeu suas expectativas. Eu já li Liberta-me e também gostei muito! Como você, ainda estou em dúvida quanto a quem torcer, mas os personagens estão todos bem construídos. Acredito que no terceiro teremos uma Juliette ainda mais forte e acredito que a trilogia vai ser concluída em grande estilo. Realmente a autora tem um estilo próprio de escrever que é encantador ... às vezes parece que são nossos sentimentos que estão ali, expostos no livro.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir