Coisas Frágeis - Vol.1 - Neil Gaiman

Quando todo mundo começou a fazer resenhas e comentar sobre o novo livro do Neil Gaiman, O Oceano no fim do Caminho, eu me dei conta que nunca tinha lido algo do autor, sendo ele reconhecido por ser um dos melhores autores da fantasia contemporânea fez com meu ato fosse um crime da minha parte rs! Como tinha aqui os dois volumes de contos dele corri resolver isso. Li então o primeiro volume da antologia Coisas Frágeis publicado pela editora Conrad.

Gaiman inicia o livro em uma introdução onde explica como o livro foi concebido e um breve histórico de cada conto, como quando e para quem ele foi escrito. Indico para quem for ler esse livro que não leia todas as explicações de uma vez, mas que a cada início de conto procure pelo trecho referente ao conto, eu fiz assim e foi bem completo ler a explicação seguida do conto.

 A narrativa do autor é excelente, ele é do tipo de escritor que pode nos prender com qualquer tema, já que sabe manipular as palavras de modo a prender e despertar interesse. De modo geral as ideias dos contos é excelente, ele tem uma imaginação fértil normalmente pautada no fantástico realista, ou seja, que flerta muito com a realidade que vivemos.

As narrativas variam entre primeira e terceira pessoa. A capa é linda e macabra, e transmitindo bem o clima do livro. A diagramação é simples. E o único defeito do livro graficamente falando é porque a minha é uma edição econômica, e eu acho essas edições mais frágeis, fáceis de amassar a capa.

Falando dos contos, são nove ao todo com temáticas variadas. O primeiro deles, e um dos melhores é Um Estudo em Esmeralda, e tem os dois pés no melhor do fantástico. Até agora ainda me pergunto se interpretei de maneira correta o conto. Os cinco capítulos em que ele se divide contam em seu início com propagandas muito inusitadas. Ele foi inspirado em Sherlock Holmes e Lovecraft. Ele nos conta sobre um homem que precisa dividir o aluguel de um apartamento, e acaba conseguindo um companheiro inesperado que o leva para uma investigação de crime estranha. Tudo soa vago, eu sei, mas não posso dizer muito além disso, apenas que o conto vale cada palavra, e que o amei!

A Vez de Outubro é o próximo conto, os meses do ano se reúnem ao redor do fogo para contarem histórias. A história que um deles conta é bem legal, e tem aquele final que você pensa: ahhh era isso?! É o tipo de sensação que eu gosto de ter com contos. Esse conto, assim como o anterior é ganhador de prêmio.

Seguimos com Lembranças e Tesouros, é perturbador, pelo menos para mim foi. Trabalha uma temática um pouco mais forte. Ele conta a história de Smith, um homem com uma passado perturbado que virou fiel seguidor de um trilhonário que gosta de possuir objetos e pessoas. O conto narra a busca do Sr. Alice pelas pessoas mais bonitas do mundo, já que seu maior interesse é sexo. E quando digo sexo é sem medidas, e por isso que toda essa história me incomodou.

Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch, é o conto seguinte. Um casal pede a um amigo que saia com eles e uma conhecida deles. A mulher não tem uma boa reputação, mas todos acabam em um circo estranho com personagens bizarros, e a Sr. Flinch com um fim debochado. É uma história divertida.

Gaiman continua com O Problema de Susan. Este conto é inspirado diretamente em Narnia, já que a personagem Susan aparece nele. Susan não conseguiu ir para o paraíso pelas coisas que a prendem aqui. Mas através de uma entrevista com uma repórter especializada em literatura infantil, Gaiman nos dá um final possível para o drama de Susan. Como não li Narnia, e o que sei vem dos filmes não sei dizer muita coisa além de que o conto é bem escrito, me falta informações a cerca da história de Narnia para achá-lo bom ou não.

Em Golias, é uma história na pegada matrix. É sobre um garoto gigante, 2.10 de altura, que descobre que o mundo que vive não é o real, e que o mundo real está sendo atacado. Ele acaba se envolvendo nesse universo, e revendo sua própria vida, e podendo realizar seus sonhos. Como matrix me perturba, esse conto também não foi diferente. Imaginar as coisas sob a perspectiva apresentada me dá dor de cabeça =P

Como Conversar com Garotas em Festas, é um conto que recentemente foi publicado pela Intrínseca e está disponível para download gratuito. A história nos fala sobre uma dupla de amigos, onde o protagonista têm dificuldades em falar com garotas, enquanto que seu amigo Vic não tem nenhum problema com isso. Para ajudá-lo Vic o arrasta para uma festa, porém para a festa errada. A história é bem Amazing Stories (alguém assistia esse seriado na madrugada da Globo?), muito original e com os pés na ficção científica.

O Pássaro-do-Sol é o próximo, é resultado de um pedido da filha de Gaiman, e nos fala de um grupo de pessoas que se reúne para comer os mais diversos pratos possíveis, mas chega um momento que eles não tem mais o que provar com exceção do pássaro-do-sol, e partem em busca dele. É uma narrativa bem original, e ao mesmo tempo bizarra pelas coisas que esses senhores já comeram! O fim é bem inesperado.

O último conto é O Monarca do Vale, é um conto do livro Deuses Americanos. Shadow é o protagonista, e está viajando pela escócia e a convite do Sr.Gaskell que conhece no hotel acaba como segurança em uma festa bizarra no meio do nada com sua vida em perigo. O Monarca do Vale é uma viagem louca, que têm mitologia escandinava, paganismo, tudo junto e misturado de forma mais uma vez original.

No geral podemos dizer que os contos de Gaiman têm como característica comum uma perturbação, que normalmente advém do bizarro e do diferente. Todos se passam no Reino Unido e tem aquele clima típico dessas terras. Se você ainda não leu nenhum livro de Gaiman indico que você comece com esse e se acostume com a narrativa forte desse brilhante autor que sabe contar histórias como poucos.


Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO







Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Então, eu tbm nunca li nada do autor. Tive várias oportunidades de comprar este livro com um belo desconto mas desistia no último minuto. Não sabia que era de contos e agora fiquei mais ansiosa em lê-lo. Adoro contos! rsrsrsrs

    Parabéns pela resenha! Adorei!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. ,Eu nunca li nenhum livro desse autor, então acho que agora eu sou a única, rs. Estou ansiosa para ler O OCEANO NO FIM DO CAMINHO e quem sabe eu não aproveito e leia esse também, rs. Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito do autor mais ainda não tive a oportunidade de ler nada dele =/
    Confesso que não curto muito livro de contos, mas eu me interessei por esses que sabe se eu me empenhar em ler não acabe gostando!!
    A capa é meio sombria né!! rsrsrs
    Beijinhos
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Já li um livro desse autor "O oceano no fim do caminho", gostei muito, acho que também vou gostar desse, porque a maneira que esse autor escreve me agrada muito.
    guilhermerds@outlook.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna.
    Li pouca coisa do Gaiman, mas gostei de tudo o que eu li. Tenho muita vontade de ler Coisas Frágeis e sua resenha me deixou mais curiosa. Certamente está na minha lista de desejados. Gosto de histórias que mexem com o bizarro e o sombrio.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não li nada do autor, mas achei muito interessante este. A capa é mesmo bizarra, mas eu adoro contos e livros que se passam no Reino Unido.

    ResponderExcluir