As Violetas de Março – Sarah Jio

Vou começar a resenha descrevendo esse livro com a primeira expressão que me vem à cabeça todas as vezes que penso nele: esse é um livro de domingo à tarde. E isso, para mim, significa que esse é um livro leve, com um clima extremamente agradável, que nos dá certa nostalgia, mas que também nos faz sorrir, com certa tristeza.
Quando peguei Violetas De Março para ler, eu não tinha exatamente nenhuma expectativa. Eu nunca tinha ouvido falar do livro antes, e o nome da autora, Sarah Jio, não me era conhecido. Exatamente por não esperar nada do livro, foi uma grata surpresa quando o terminei e me descobri sinceramente tocada.
Emily Wilson é uma escritora que, uma vez, lançou um livro que se tornou um famosíssimo Best-seller, apresentando-a rapidamente para a fama e prestígio. Tudo deveria correr bem a partir dali, mas, depois de escrever esse livro, ela acaba sendo atacada por um enorme bloqueio criativo, que a impede de escrever qualquer coisa.
Alguns anos depois, apesar do bloqueio criativo, Emily estava casada e feliz, e seu casamento não tinha quaisquer problemas até que, de repente, seu marido a avisa que está apaixonado por outra mulher, e que quer terminar tudo. Sentindo que precisa arejar as ideias, Emily resolve passar um mês na casa da tia, na qual passava os verões quando era criança.
A ideia era se afastar de todos os problemas por um tempo. Mas, ao chegar à ilha de verão e descobrir um misterioso diário, Emily vai acabar descobrindo coisas que desconhecia sobre todos os habitantes da ilha, e, acima de tudo, sobre si mesma—coisas que podem significar o recomeço de sua vida e a descoberta de um novo amor.
Esse é um livro adorável. Primeiramente se apresentando como um simples romance e depois acrescentando algumas doses consideráveis de suspense, me envolveu completamente na jornada de Emily para descobrir o significado dos fatos relatados no diário, que tem uma ligação profunda com os habitantes da ilha. Os fatos se desenrolam sem pressa, não jogando nenhuma informação na sua cara—tudo é apresentado de forma gradual, tornando a história agradável.
A escrita de Sarah é maravilhosa e fácil, e ela intercalou bem os momentos de romance com momentos de drama que nos fazem querer chorar junto com os personagens. Por ser uma história realmente nostálgica, ela nos passa esse sentimento de saudade, e eu terminei o livro com um aperto no peito—o final foi razoável, mas não foi o que eu esperava, infelizmente. Todas as dúvidas foram respondidas, mas eu fiquei com a sensação de que poderia ter sido melhor.
Já a diagramação desse livro me fez querer abraçar a Novo Conceito, levar para casa e não soltar mais. A capa é linda, combinando perfeitamente com a história, e todas as páginas têm o detalhe de flores no rodapé, detalhe que também aparece nos inícios de capítulos. Livro lindo, um ponto positivo para a Editora Novo Conceito pelo capricho.

Enfim, esse é um livro para quem gosta de romance, um leve suspense (bem leve) e uma dose bem considerável de drama e nostalgia. Recomendadíssimo!





Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. A história é realmente agradável e interessante. Estou precisando de uma leitura assim leve. Não nego que fiquei curiosa a respeito da personagem e a descoberta do diário. Quero saber o que o destino e o diário reserva pra ela. Muito linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elizabethmsalles@hotmail.com

      “Chance Extra – Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito”.

      Excluir
  2. Unhmm... adorei a resenha! :-) me deixou com bastante vontade de ler esse livro, sinceramente também acho que uma boa diagramação faz toda a diferença na hora de ler um livro, adoro a novo conceito por isso, ela tem o maior cuidado com seus livros... O nome dessa escritora me lembra de um perfume... deve ser por isso que quando olho para a capa dele uma fragrância gostoso invade meus sentidos... rsss... A história me pareceu muito boa, depois de seu bloqueio criativo, o término de um romance e em seguida aparece um diário cheio de segredos... instigante!

    fabricio-fenix 2010@hotmail.com
    Chance extra - participando Fan page da novo conceito

    ResponderExcluir
  3. Há tempos que quero ler esse livro, acho que desde que o adquiri. Ele tem, realmente, uma diagramação perfeita e a premissa da história é muito atrativa. Não sei, mas será, com certeza, minha própria leitura, ainda mais depois dessa resenha. Quero drama, quero leveza, quero As Violetas de Março. - Felipe (A Hora do Livro).

    ResponderExcluir
  4. Desde que esse livro foi lançado é que morro de vontade de lê-lo, as vezes o que mais gosto é ler um livro assim com um romance leve, que não deixa de ter um suspense pra dar uma agitada e muito drama e nostalgia que faz o leitor se sentir ao lado personagem chorando e rindo com ele a cada acontecimento.
    A sua resenha só me mostrou mais ainda essa certeza, uma história surpreendente e gostosa de ler que flui sem problemas!!
    A capa é realmente linda, e como não conheço o livro por dentro imagino o quão bonito ele está repleto de florzinhas!! *-*
    Bjinhus
    szane@hotmail.com
    Chance extra participando da Fan Page da Novo conceito

    ResponderExcluir
  5. Adoro a capa desse livro, acho tão delicada! Não esperava que tivesse suspense na história. Quero ler, com certeza!
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  6. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

    ResponderExcluir
  7. Eu já esperava que o livro fosse bom, eu á tinha ficado interessada nele desde o lançamento.
    A capa e realmente linda, e a história leve deve ser muito gostosa de se ler.
    Gostei da resenha, beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance Extra – Estou participando do Skoob da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  8. Outro livro que ganhei e ainda não li! Vida de blogueiro não é facil! As vezes quero ler um livro mas tenho que passar os dos parceiros na frente! rsrsrsrsrsrsrsrs

    Adorei sua resenha, eu havia me apaixonado pelo livro somente pela capa, achei linda demais! Em breve eu vou tentar lê-lo!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Skoob da Novo Conceito

      Excluir
  9. Não só o livro passa a impressão de uma tarde de domingo, mas sua resenha também teve esse tom, tão delicada. Eu ainda não li As Violetas de Março mas tenho a impressão que é uma história bastante sensível e agradável de ler. Sei pouco sobre a autora e seu estilo, mas pela sua resenha, constatei que a história foi bem elaborado, dosando, como você disse, romance e suspense, que acredito, tenha sido uma bela combinação. Achei sua resenha bem sincera e para alguém tão jovem você soube falar muito bem sobre nostalgia e um livro tão adorável, como você bem classificou. Obrigada por essa indicação!

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir