A Caçada – Clive Cussler

Existe uma regra que eu determinei para mim que diz que, se um livro não me prender na primeira parte da história, eu o abandono. Isso porque eu não consigo me forçar a ler uma história que me parece penosa, e admiro muito os esforços de quem consegue e se surpreende com ótimos finais.
Quando eu peguei A Caçada, para ler, eu estava cheia de expectativa, principalmente por causa do nome de Clive Cussler na capa—nunca tinha lido nenhum livro dele, mas já tinha visto ótimas resenhas sobre outros de seus livros e estava ansiosa. Talvez tenha sido essa mesma expectativa que atrapalhou minha leitura do livro, quase me fazendo abandoná-lo no início; insisti apenas por que realmente queria terminá-lo, e fico feliz por não tê-lo largado de lado: teria perdido uma ótima história.
Os acontecimentos se passam em 1920, quando uma série de assaltos a bancos começam a acontecer em diversas cidades do interior dos Estados Unidos. O assaltante é impecável em suas performances, e nunca deixa testemunhas, matando todas elas, desaparecendo como fumaça logo em seguida; sua frieza logo rende-lhe o apelido de Assaltante Açougueiro.
Para parar a onda de crimes, então, a respeitada Agência de Detetives Van Dorn destaca seu melhor agente, Isaac Beel, que tem a reputação de nunca ter falhado em nenhum caso, para pegá-lo. E assim começa uma perseguição de mentes inteligentes, o Assaltante em seus crimes, e Isaac em seu encalço—e logo os dois percebem que estão diante de um desafio que nunca enfrentaram antes, e que pode custar suas vidas para se resolver.
Como eu já disse lá em cima, eu não estava nada animada para ler esse livro quando comecei as primeiras cinqüenta páginas. Isso se deve ao fato do começo ser morno, apresentando-nos os personagens e as situações aos poucos—coisa com a qual eu não estava muito acostumada em romances de suspense. Depois da metade do livro, as situações desenrolam-se com uma velocidade meio sufocante, não te dando muito tempo para se recuperar a cada acontecimento: a cada vez que a caçada parece terminada, o jogo volta a rodar, nos deixando mais e mais apreensivos pelo momento final.
A escrita de Clive é fácil, e acaba te mergulhando completamente na história e nas descrições. O livro tem tudo o que um bom fã de livros policiais gosta: sangue, esquemas, perseguições, jogos mentais e confrontos de tirar o fôlego. Narrado em terceira pessoa, nos dá oportunidade de ver os dois lados da história, o de Bell e o do Assaltante. Isso nos dá conhecimento de como a mente dele funciona, de como ele pensa, o que, em minha opinião, dá um diferencial a mais para a história.
Como pontos negativos, temos o primeiro que citei: o fato da história se desenrolar de modo meio enrolado no começo, o que pode desanimar leitores preguiçosos como eu. Além do mais, a história se passa toda em 1920, mas temos um prólogo que acontece três décadas depois, e, a partir dos acontecimentos desse prólogo, é possível antecipar o final quando ele está se aproximando. Eu particularmente não vi muito problema nisso, mas esse “spoiler” pode incomodar alguns leitores. Tirando isso, é uma leitura maravilhosa e envolvente.
A Novo Conceito fez um ótimo trabalho com o livro—a capa é linda, fiquei cinco minutos só admirando a arte, as cores que combinam perfeitamente, tudo. A diagramação ficou impecável, não achei nenhum erro de português.

Recomendo esse livro para quem adora livros policiais que fazem você ficar roendo as unhas pelo desfecho, e ficar pensando nele por muitos dias, revivendo as situações na sua cabeça. Definitivamente, eu não me arrependo de ter insistido. Ótima leitura! 






Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. mais um livro que ainda não li, o tenho mas não li, tenho os outros dois tbm, mas tbm não li! Kkkkkkkk

    Vou ler, ainda mais que eu adorei a resenha!

    Bjo ^ ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - estou participando do twitter da Novo Conceito

      Excluir
  2. Eu já A Caçada e confesso que de inicio tive que insistir também, achei ele um pouco confuso e comecei a me irritar com a historia rsrsrs
    Mas conforme a história segue tudo melhora e o mistério fica bem intenso, um homem que nem o mais renomado detetive consegue pegar e em meio a muitos acontecimentos inesperados o livro segue interessante!!
    A capa é realmente muito bonita e me lembra quadrinhos!!
    Bjinho ;)
    szane@hotmail.com
    Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  3. Este livro tem uma história bem interessante e sempre gostei de ler histórias investigativas, com suspense e muita ação. A princípio pode parecer cansativo, mas no decorrer pelo que vi a história engrena e fica mais emocionante. E é isso que estou precisando no momento algo capaz de prender minha atenção. Achei legal sua sinceridade e os comentários feito sobre a história e os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe esqueci: elizabethmsalles@hotmail.com
      Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

      Excluir
  4. Nossa, você me deu um susto no início, achei que tivesse largado o livro. Estou com muita vontade de ler A Caçada simplesmente porque adorei O Espião e, claro, curti demais o personagem Isaac Bell. Por isso fiquei assustada com a ideia de que este livro fosse "ruim". Se bem que me decepcionei um pouco com O Reino, também do Clive Cussler; a história é ótima, mas o final deixou muito a desejar. Enfim, estou animada para encarar A Caçada, agora já um pouco precavida quanto à possível lentidão do início. =)

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Como uma boa fã de suspense policial, quero ler. Apesar do spoiler no início do livro (não gosto muito), acho que vou gostar.

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito.
      @Leila_C_S

      Excluir
  6. Essa é a primeira resenha que eu leio sobre o livro, não tinha me interessado pela capa e nem a sinopse tinha me chamado atenção.
    Gostei da resenha, confesso que gosto bastante de romances de suspense, embora não tenha gostado do fato de envolver assaltos, nunca li nenhum livro que tenham esse tema, mais não me chamou tanta atenção assim.
    Beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance Estra - Twitter @HouseofChick

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha, apesar de não ter gostado muito do livro, talvez seja a capa que não me chama a atenção, mas ao ler sua opinião a minha curiosidade foi aguçada, eu gosto de livros assim que tenham assaltos e suspense... Parece ter bastante ação depois do começo do livro, que você disse que é um pouco lento... Talvez até o leia por causa da história, pena que a capa não chama minha atenção... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabricio-fenix2010@hotmail.com

      Chance extra - na fan Page no Skoob da editora novo conceito

      Excluir
  8. Bom, na verdade sou uma leitora bemmm preguiçosa, então o livro tem que ser muito bom no início para que eu o leve a frente. Mas pela resenha, e por eu achar livros investigativos legais, onde um assaltante chega a ser frio e perfeito nos seus atos.
    E eu AMO de verdade livros em que os fatos acontecem tão rápido que quando você esta se recuperando de um lá vem o outro. E ainda bem que não abandonei esse livro haha.
    Então posso dizer que sou igual a autora da resenha mesmo! Ah, a capa desse livro é LINDA!
    raquel_styler@hotmail.com
    @httpsraquel

    Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito


    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto muito de policiais, este aqui não me interessou. Mas achei interessante a história se passar no século passado, sempre rende boas histórias. Eu não costumo abandonar livros também, às vezes me surpreendo com o final, mas às vezes me arrependo também....
    quizy@ig.com.br

    ResponderExcluir