A Aprendiz – Trudi Canavan

Não existe nada melhor do que ler um livro que lhe permite mergulhar em um universo completamente diferente do seu, onde você se perde e esquece que existe uma vida além daquela escrita no livro. São poucos os livros que nos permitem isso, em geral todos os livros querem ficar aos arredores dos adolescentes e o universo americano, uma pena por sinal.
Reflexões a parte, a resenha de hoje é sobre um livro que me permitiu sublimar alegremente, A Aprendiz, sequência de “O Clã dos Magos” (para ler a resenha, clique no título) e segundo livro da Trilogia do Mago Negro, escrito pela autora Trudi Canavan, pela editora Novo Conceito. Nele voltamos a acompanhar a história de Sonea, uma adolescente que cresceu nas favelas e foi descoberta com potencial para magia depois de um acidente inesperado.
Neste volume da série acompanhamos o dia a dia na universidade dos magos de Sonea, e seus problemas com os demais aprendizes. Será ela capaz de se proteger de um inimigo tão poderoso e próximo? Lorde Dannyl, agora promovido a embaixador, é mandado para Elyne, onde, entre suas tarefas como representante do clã, deve pesquisar sobre o passado do Lorde Supremo.
Fui breve na descrição do livro para evitar spoilers, espero ter conseguido não revelar nenhum detalhe a cerca da trama, visto que tudo que se desenvolve neste livro é resultado das descobertas do primeiro livro. As tramas políticas são fortes e manipuladas pelo vilão, que está em toda parte e ouve tudo ao seu redor. Isso traz uma agonia enorme, porque a todo momento acreditamos que ele sabe o que Sone, Dannyl e Rothen fazem.
A ação não é o forte do livro, mas mesmo assim os acontecimentos que se desenrolam e se encaixam prendem a atenção. O azar que a pobre Sonea tem é sem fim, e a novidade, além de seu rápido desenvolvimento mágico, é que seu coração é despertado por alguém que surge como um bálsamo em sua vida, mas já aviso não há foco nesta relação e nem nada romântico.
A narrativa é feita em terceira pessoa, em boa parte sob o ponto de vista de Sonea. Existem diversos trechos nos capítulos que são sob o ponto de vista de Dannyl em suas buscas, e devo dizer é uma parte muito divertida, ao mesmo tempo em que trabalha um assunto que ainda desperta preconceito (não posso dizer o que é, seria spoiler =P).
Sonea continua sendo uma garota forte que aceita calada tudo que é preciso para se tornar uma maga e para proteger quem ama. Seu colega de sala Regin é insuportavelmente cruel com ela, e mesmo assim ela segue firme tentando evitar confrontos com o mesmo. Ela começa a perceber que não só tem poder, como parece ter mais poder do que a maioria dos magos, mesmo assim ela não cresce em cima disso, apenas tenta usar da melhor maneira sua força para se proteger.
Dannyl, mesmo à distância, revela mais a cerca de si mesmo, como os problemas que teve como aprendiz no clã. Essas revelações são bastante trabalhadas. As viagens que ele faz para saber mais sobre as pesquisas do Lorde Supremo são detalhadas e deliciosas, com diversos detalhes que nos permitem imaginar os lugares, pessoas e cores por onde ele passa.
Ao longo da trama existem assassinatos acontecendo que são apresentados através do administrador do clã, Lorlen, e seu colega na polícia. É bem vinda e acertada essa pitada de mistério entre os acontecimentos. O sofrimento de Rothen também é dolorido e profundo, e devo dizer que senti a falta do personagem no livro.
O fim desse volume, longe de conclusivo, é um gancho enorme para o que está por vir em Lorde Supremo, próximo livro da trilogia, que já foi publicado pela Novo Conceito. Devo lê-lo em breve, e venho aqui para contar para vocês o desfecho dessa história de fantasia e magia.

Em um universo diferente, com uma linguagem peculiar (até os animais são chamados de maneira diferentes, mas existe um glossário no fim do livro para essas palavras) e muita magia em suas páginas, A Aprendiz supera O Clã dos Magos e nos trás uma aventura com gostinho de quero mais!






Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Adoro livros com suspense. Tenho preferência por narrativas em 3ª pessoa. Gosto de esquecer que "existe vida fora dos livros"! Acho que vou ler esse...

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

      @Leila_C_S

      Excluir
  2. Esta série é na verdade surpreendente e emocionante. Não vejo a hora de também poder ler este segundo volume. Realmente nada melhor do que poder viajar na história e viver o personagem literalmente. É tudo que mais adoro num livro assim, muita fantasia, encanto e emoção. A Aprendiz, ao meu ver parece ser melhor que o primeiro livro e estou ansiosa por ela. Seus comentários me deixaram super feliz e desejando saber qual vai ser o gancho pro próximo que vai vir. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

    ResponderExcluir
  3. AAi Bruna! Me mata de curiosidade mesmo! Kkkkkk só li o primeiro livro, preciso terminar essa série! Adorei a resenha vio
    Bjo ^ ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

      Excluir
  4. Morro de vontade de ler essa série, tenho o Lorde Supremo mas os dois primeiros não =/
    São livros bem grandes néah.
    Mas mesmo assim quero muito ler um mundo cheio de aventuras e fantasia muito me atrae, a narrativa ser em terceira pessoa me deixou animada afinal um livro tão complexo com uma historia tão rica tem muito a ser explicado e de vários ângulos.
    Me empolguei também ao saber que A Aprendiz é melhor que o Clã dos Magos geralmente o livro do meio é um pouco banho maria e isso me surpreendeu!!
    As capas da série também me deixam apaixonada são muito lindas!! *-*
    Espero ter a oportunidade de lê-los em breve!!
    Bjinhos
    szane@hotmail.com

    Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei a ler ainda a série, mais tenho muita vontade já que tenho lido muitas coisas positiva sobre ela.
    O fato da história ter muitas aventuras, envolver magos e ter até universidade dos magos me deixa com uma vontade enorme de ler.
    Acho que quem ama fantasia não vai ter problema nenhum em gosta série também.
    Beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  6. Preciso ler o primeiro volume urgente! Kkkk Parece ser muito boa, gosto de quando a história foge da Realidade e nos transporta para outros mundos, faz nosso m ente viajar e pelo visto esse livro proporcionará essa sensação... Preciso por na lista de desejados kkkk Gostei bastante da resenha, ela me fez querer ler logo essa série!

    fabricio-fenix2010@hotmail.com
    Chance extra participando da Fan Page da Novo conceito no skoob

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente é impressionante a forma como alguns livros como esse nos fazem sair do nosso mundo, da nossa vida, e mergulhar numa viagem. Além do que somente com essa resenha eu me identifiquei muito com a personagem, e por este livro ser rodeado de magias e suspense. Quero muito!
    raquel_styler@hotmail.com
    @httpsraquel
    Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito


    ResponderExcluir
  8. Preciso muito ler esta série, parece muito boa mesmo, amo livros de magia.
    quizy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Comprei a trilogia recentemente, mas ainda não li. Vejo sempre muitas opiniões diferentes a favor e contra. Bom que a sua resenha foi a favor, também acho q vou gostar, amo o gênero fantasia, gostei de saber que o livro tem uma linguagem própria, nomes diferentes e talz.

    ResponderExcluir