A Outra Sombra - Max Moreno


"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós" Sartre

É com grande satisfação que escrevo essa resenha, mas ao contrário do que possam pensar não é porque trata-se de um autor parceiro, é sim pelo conjunto da obra. Pela simpatia e cuidado do autor em entrar em contato comigo para o envio do livro, e pelo conteúdo de sua obra. E como avisei ontem a resenha de hoje é do livro A Outra Sombra, do autor Max Moreno, publicado pela Bookess.

Vinicius é um jovem que ainda não viveu o suficiente para conhecer as verdadeiras facetas das pessoas. Em uma viagem com seus melhores amigos para uma cidade vizinha seu carro sofre um acidente. O jovem agora se vê diante de uma nova realidade que lhe era totalmente desconhecida, e o que deveria ser seu descanso final torna-se uma sequência de fatos carregados de sentimento e conhecimento, onde ele deve auxiliar pessoas que jamais viu. O que aconteceu a Vinicius depois do acidente?

A Outra Sombra é um livro de ficção, não faz qualquer menção a uma doutrina religiosa específica, mas é claramente para mim um livro com cunho espiritual forte. Diria até mais, é como um livro espírita sem a doutrinação e escrito por um espírito. A moral e a ética estão lá, as reflexões acerca de nossos comportamentos, o além em seus detalhes, mas nada de puxar sardinha para qualquer lado. É como narrar uma história sem pender para um lado. Resultado? Um livro com uma sabedoria implícita que visa entreter e ensinar.

Não sei se esse é em algum momento o objetivo do autor ao retratar as missões de Vinicius, mas que cada um dos casos narrados nos ensinam algo para a vida é fato. O principal traço marcante em todo o livro é que não devemos julgar uma cena sem conhecer a história das pessoas envolvidas. Nossas atitudes e escolhas são acúmulos de toda uma história de vida. Algumas vezes uma atitude de alguém nos parece radical, mas a verdade é que não sabemos o que as levou aquilo.

Outro traço é que não somos agentes passivos do destino, não há uma força que nos toma e impede de agir. Somos sim responsáveis por nossas escolhas e suas consequências. Tudo tem um porquê, e não nos cabe questioná-lo, mas decidir o que diante do fato faremos, inclusive apenas lamentá-lo. Como veem as reflexões possíveis são muitas, esse é o clima do livro ao conhecermos as histórias de vida dos personagens.

Vinicius é um jovem que diante do acidente e da transformação acaba por aceitar a viagem que lhe é oferecida, embora ele não pareça ter outra opção. Ele se esforça para fazer o que é esperado dele como também para aprender diante do que está vivenciando. Ele talvez não tenha se dado conta que sua maior missão não é com nenhum dos que relatou, mas consigo mesmo, lapidando o diamante que é, e tem potencial de ser.

Os casos contados envolvem assuntos variados, mas totalmente pautados em situações que podemos encontrar ao nosso redor. São pessoas doentes psiquicamente e fisicamente que resolveram agir através dos sentimentos, e não da razão.

A narrativa de Moreno é fluida, gostosa e transcorre como um riacho calmo. É muitas vezes filosófica e soa poética nas descrições. O modo como ele começa cada trecho é muito inteligente, a ação vem primeiro e depois a história que a justifica. O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Vinicius em uma diagramação simples. Receio apenas que a sinopse do livro não transmita a verdadeira natureza do livro, quando o peguei acreditava tratar-se de um livro bem sombrio e forte, e o que encontrei foi vida, como ela é, doce e amarga.

Se você quer ter momentos de reflexão consigo mesmo, sobre os atos dos que cercam e até mesmo porque não sobre sua fé, A Outra Sombra é mais que indicado. Se você quer apenas uma boa história, A Outra sombra também cumpre muito bem este papel. Uma viagem para o que existe além, além do véu!

P.s Max nos conte o fim do Vinicius! Ele compreendeu sua missão?!

P.s 2 O sorteio do livro irá ao ar em breve, eu não sei montar o formulário do raffle ainda rsrs! Preciso pedir a Tatha =D

Avaliação

                                   




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO







Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Nossa!!!! Adorei! É o tipo de livro que eu gosto de ler. Fiquei muito curiosa!!!! rsrsrsrsrrsrs

    Parabéns pela resenha, já pesquisei sobre o livro e o mesmo já esta na minha listinha de desejados!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. A história do livro não me interessou muito.
    Não sou fã de histórias que envolvam espíritos ou elementos esotéricos. Sou bem chata quanto a isso.
    Sem querer desmerecer o trabalho do autor, claro. Pois a história parece ser bem cativante e trazer lições de vida valiosas, e eu admiro isso em uma obra literária.
    O livro simplesmente não me conquistou.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!
    Como sempre digo gosto de livros que tendem pro lado espiritual e passam uma mensagem importante que nos fazem discutir com nosso próprio interior!!
    Fiquei curiosa!!
    Um livro intrigante cheio de aprendizado!!
    Amei a capa!!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana que os autores nacionais também seguem por essa linha mais mística. Já tinha ouvido falar do livro, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Pelo que você disse, a escrita é tranquila e fácil de ler, então acho que já é um grande ponto positivo.

    ResponderExcluir
  5. Tô sentindo falta de pegar um bom livro de um autor nacional viu? Confesso que nos últimos meses só li livros de autores internacionais. Eu curti "A Outra Sombra", parece ser bem criativo e interessante, o tipo de livro que faz você refletir por dias. Talvez algum dia eu o leia.

    ResponderExcluir
  6. Embora não seja o tipo de livro que eu costumo ler confesso que a resenha me deixou bem curiosa. Acho que não me dou muito bem com livros que mostram a parte amarga da vida, porém quando chego ao fim de um me sinto na obrigação de refletir sobre minha própria. Enfim, não será tanto minha prioridade mas lerei a outra sombra.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros de ficção e este, em especial, chamou minha atenção.
    Adorei a parte que você diz: "Um livro com uma sabedoria implícita que visa entreter e ensinar.", pois há sempre um aprendizado e uma lição de vida em cada livro que lemos.

    Adorei a resenha. <3

    ResponderExcluir
  8. Bom, já tinha ouvido falar desse livro, apesar de não ser meu estilo literário, me indicaram e eu fiquei curiosa... Depois da resenha, mais curiosa ainda... Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o livro mas adorei a resenha e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto esse livro mais achei legal a resenha ;*

    ResponderExcluir
  11. não conheço o livro, mas a resenha me deixou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas depois dessa resenha despertou minha curiosidade kk ^^

    ResponderExcluir
  13. esse livro não é muito conhecido mas adorei a capa, leria ele só para tirar minhas próprias conclusões porém ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Sabe, olhando só a capa fiquei mais que interessada em ler. Agora com a resenha a curiosidade foi despertada em dobro e estou empolgada pra ler. Ansiosa pra conhecer mais a história e os personagens.

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Sua resenha me deixou com vontade de ler ele, lara do www.whoisllara.com

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente: eu amei essa capa. Então, esse livro parece ótimo, livros de reflexão geralmente são assim. É aquele tipo de livro que você termina, mas mesmo assim não deixa de pensar nele, na mensagem que ele te passou, e além de tudo é o livro que você nunca esquece. É claro que todos os livros tem uma mensagem, os de ficção e não-ficção, mas tem os que marcam mais a sua vida, os que marcam menos e por incrível que pareça, os que não marcam ;)

    ResponderExcluir
  17. Amei a capa e a sinopse da história, super me interessei. Aí vem você e diz que o livro tem um cunho espírita (tema que não gosto em livros) e agora fiquei em dúvida, ler ou não ler. Como eu gosto de tirar a prova, vou ter que ler para formar minha opinião.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei curiosa e agora eu preciso ler o livro :/ A capa em si ja diz muito, me deixou com um gostinho de quero mais. Ja vi o livro em uma casa de sebo q vende livro novo aqi na minha cidade, pena que eu nao tenho condiçoes por agora :/

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha! Ficou ótima, captou a essência do livro com muita sensibilidade... E é por esse motivo que sou levada a acreditar que seja realmente uma belíssima obra, muito tocante.
    Para que consigamos escrever com tanta emoção sobre algo, é preciso que tenha sido marcante em nossos sentimentos.
    A história parece bem interessante e ótima pra despertar muitas reflexões ao leitor.
    Gostaria de ler algum dia...
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha, mas o enredo do livro não faz o estilo de minhas leituras, mas achei o livro interessante...
    :D

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha de certa forma me prendeu e despertou meu interesse. Livros que nos fazem refletir são de extrema importância. Com certeza esse entrou para a minha listinha

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de livros que traz reflexões...
    Sua resenha foi ótima, me deixou muito interessada para ler o livro...

    ResponderExcluir
  23. Nunca li um livro que tivesse contexto de espiritos ou até que o personagem principal morre e narra sua história!

    ResponderExcluir
  24. adorei a resenha do livro me parece uma historia bastante interessante com reflexões para o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  25. Não conheço o livro, mas parece ser bem interessante, vai para a minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  26. É um livro bem chamativo, por sinal. Max Moreno, ao escrevê-lo, estava com muita inspiração, pois o tema é forte e é o tipo de leitura que envolve o leitor. Adorei!

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Parabéns pela resenha pois está ótima, e estou lendo e adorando esse livro, de fato Max Moreno devia estar muito inspirado ao escrevê-lo. Parabéns pelo blog tb, adorei!!! :D

    Abraços e boas leituras!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir