In Our Living Room - Max Moreno





Na coluna In Our Living Room de hoje trouxemos um convidado e novo parceiro do blog que é muito solícito e simpático, o autor Max Moreno, autor do livro A Outra Sombra, publicado pela editora Bookess.

Sobre a autor: Max é redator publicitário, professor de Inglês, Locutor e Acadêmico do Curso de Economia pela Universidade Estadual do Paraná. Sempre foi apaixonado por livros, por isso decidiu escrever A Outra Sombra. Seu romance de estreia mistura ação, drama, suspense e uma boa dose de eventos sobrenaturais. Max mora atualmente na cidade de Campo Mourão no Paraná. Passou a infância e a adolescência em São Paulo, retomando ao Paraná onde vive até hoje.

Canais onde você pode saber mais sobre o Max e seu livro:

Confira a entrevista que Max nos concedeu, ficou bem interessante!



Há quem diga que ler é um hábito adquirido na infância, outros que é um gosto adquirido com a maturidade, com você como e quando foi seu primeiro contato com a literatura?

Sempre fui um apaixonado por livros. Lia desde histórias em quadrinhos aos clássicos da literatura infantil. Ainda na infância (com oito ou nove anos) ganhei o meu primeiro livro, um exemplar antigo de O Escaravelho do Diabo - Lúcia Machado de Almeida. Desse dia em diante, definitivamente, os livros passaram a fazer parte da minha vida.

Todos os leitores e escritores têm livros que marcaram suas vidas, autores que nos trazem pequenas luzes no fim do túnel, para você quais as obras e autores que marcaram sua vida de leitor? 

Há muitos livros que eu considero “meus favoritos”, mas quero destacar dois: Madame Bovary – Gustave Flaubert e A Metamorfose – Franz Kafka, são simplesmente magníficos. Entre meus autores favoritos estão, além dos já citados: Fiódor Dostoiévski; Albert Camus; Joseph Conrad; entre outros.

Escrever exige criatividade e dedicação, embora todo mundo que leia sempre divague em como seria escrever poucos se entregam a essa tarefa, como foi o processo de passar de leitor para escritor, em que momento de sua vida você decidiu se entregar a essa jornada?

Sempre admirei os grandes escritores. Certa noite, em meados de 2010, enquanto o sono não chegava, eu tive a ideia de escrever A Outra Sombra. Naquela mesma noite, eu consegui traçar (mentalmente) toda a trama central do livro. A partir daí, permiti que o meu lado pretensioso alimentasse o desejo (como diria Zafón) de ter o meu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente vai viver mais do que eu. Confesso que fiquei surpreso ao perceber que conseguira ultrapassar as primeiras vinte páginas.  

Somos como álbuns de figurinhas, colecionamos diversas delas ao longo da vida que nos influenciam no que produzimos posteriormente. Quais são as coisas que influenciam na sua escrita, o que te inspira no processo criativo? Sua formação acadêmica tem alguma influência?

Vários autores me influenciaram desde os clássicos aos Best-sellers. Creio que tudo converge para uma espécie de equilíbrio, por isso, acho todas as coisas que tenho feito, seja na área profissional ou acadêmica, contribuem, em algum momento, para o resultado final da minha escrita. O desafio é a minha maior inspiração!

Seu livro, A Outra Sombra, trabalha com o sobrenatural e o mistério diante do que há além do que conseguimos ver aqui e agora, da morte. Para escrever a respeito você estudou em algum momento alguma abordagem espiritualista como apoio?

A pesquisa é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de qualquer obra literária. Entretanto, quando escrevi A Outra Sombra, eu não tive (e ainda não tenho) a pretensão de explorar ou exaltar nenhuma doutrina, religião e/ou seita. O livro, embora trate de assuntos relacionados à morte, espíritos e coisas sobrenaturais, não é uma obra de cunho religioso. A ideia era fazer algo diferente. Espero ter conseguido.

Como é o processo de construção dos personagens, ele vai se modelando ao longo da trama ou você já os preconcebeu a priori do livro? Em algum momento o personagem cria vida própria, como na frase a criatura domina o criador?

Talvez, por pura ingenuidade, cheguei a acreditar inicialmente que eu tinha pleno controle sobre meus personagens. Mera ilusão. Os personagens vão assumindo personalidade própria à medida que a trama avança.  Torna-se impossível e de certa forma inviável modelá-los de acordo com suas convicções religiosas ou morais. Inevitavelmente você acaba percebendo que o autor só empresta as palavras.

Publicar um livro no Brasil é um trabalho difícil e delicado, o mercado editorial brasileiro parece ainda engatinhar. Qual sua opinião a respeito dele, dos autores brasileiros e como foi a publicação do seu livro?

A meu ver, publicar um livro no Brasil é uma tarefa árdua e, em alguns momentos, uma missão quase impossível (principalmente para autores iniciantes). O mercado editorial parece não estar disposto a apostar em novos talentos (refiro-me aos autores brasileiros). Contudo, com o crescimento (ainda pequeno, é verdade) do mercado de livros no formato digital, abriu-se um novo horizonte aos que se aventuram na chamada autopublicação. Alguns dos atuais autores best-sellers trilharam antes o “caminho da Amazon”, tendo suas obras publicadas por editoras tradicionais somente após se tornarem “fenômenos” no mercado digital. Parece-me que as editoras brasileiras (principalmente as grandes) buscam um retorno garantido, por isso, não arriscam o investimento em um autor brasileiro anônimo, por mais que este apresente algum traço de talento. Há ainda a cultura (refiro-me a uma parcela dos leitores) de que os autores estrangeiros são infinitamente melhores do que os brasileiros.  

Qual é o papel do livro para você? Um item de entretenimento, um convite a reflexão e a crítica, ou apenas uma manifestação da sublimação do autor?

Num primeiro momento podemos dizer que o livro tem sim o papel de entreter (afinal, ler é sempre um prazer). Entretanto, toda obra tem (ou pelo menos deveria ter) o intuito de transmitir algo que acrescente ao leitor. Quanto aos gêneros, aí fica a critério de cada um.

A Outra Sombra é seu primeiro livro, ele terá alguma sequência? Você está trabalhando em algum novo projeto?

Recentemente fui surpreendido por uma leitora que, em relação ao final do livro, me perguntou: “E agora o que vai acontecer?... Preciso que me conte o que vai acontecer!” (quando terminar a leitura do livro você vai entender). Sinceramente, eu ainda não sei se farei uma sequência de A Outra Sombra. Quanto a um novo projeto, sim estou na fase final do meu segundo livro (ainda sem título). Este segundo trabalho traz um tema absolutamente diferente de A Outra Sombra.

Em nome do House of Chick agradecemos seu contato e a entrevista, fique a vontade para adicionar qualquer informação que queira compartilhar conosco!

Agradeço pelo espaço e pela oportunidade e coloco-me à disposição para que o House of Chick precisar. Obrigado!

E não perca amanhã a resenha de A Outra Sombra e o sorteio de um exemplar do livro!


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO




                       


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oiee!!!

    Adorei a entrevista! Não conhecia o autor e nem sua obra, agora vou procurar para conhecer mais!
    Eu tbm li O Escaravelho do Diabo qdo era mais jovem e adorei! Ótima indicação!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem???
    adorei a entrevista com o Max, ele é também autor parceiro do meu blog e é super atencioso e dedicado... Esse mês o livro dele está como meta de leitura... achei o nome super interessante e a sinopse também e esse foi o meu motivo maior de fechar a parceria. Parabéns... Adorei a elaboração das perguntas e das respostas, só assim podemos conhecer um pouco mais sobre o autor e sua obra. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho sempre interessante essas entrevistas com os autores, sempre acrescenta algo bacana. Já tinha ouvido falar do autor Max Moreno, mas ainda sei pouco sobre o livro. Vou ficar no aguardo da resenha para saber a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  4. Oi tenho um selinho para vc
    Bjoos
    decorehouse

    ResponderExcluir
  5. Adoro entrevista com autores é sempre bom conhecer esse talentosos criadores de historias!!
    Não conhecia o Max mas gostei muito da entrevista que me deixou curiosa sobre o trabalho do autor!!
    Achei as respostas dele diretas e bem seguras!!Com certeza escrever requer muita dedicação!! ;)
    Vou correr ler a resenha e ver se me identifico!!
    Bjus

    ResponderExcluir