Cinema x Bookcase: Bling Ring: A gangue de Hollywood - Nancy Jo Sales

Quando eu vi este livro pela primeira vez, eu ainda não tinha conhecimento da história da gangue de Hollywood, e logo me interessei muito por este título, ainda mais vendo a capa do filme, que trás como uma das protagonistas a Emma Watson.
A história, que trás fatos reais, relata sobre a vida dos adolescentes que roubaram a casa das celebridades como Paris Hilton, Rachel Bilson, Orlando Bloom, entre outros, e causaram um prejuízo de milhares de dólares em itens roubados. A autora Nancy Jo Sales, entrevistou os envolvidos nos arrombamentos e deu a oportunidade de cada um deles falaram a sua versão da história e ainda a oportunidade de contestar os fatos dados pelos outros, fazendo com que muitas vezes, no meio da leitura, a gente encontre a frase “tal pessoa não quis comentar”.
Achei a história bem interessante, e fiquei impressionada pelo fato de adolescentes conseguirem invadir a casa dessas celebridades (que na minha cabeça deveriam ser as casas mais bem protegidas, cheias de seguranças), e de como foi fácil. Era de se pensar pelo menos que daria mais trabalho, mas, pelo que li, sempre tinha uma porta aberta, ou a chave em um local que dava para encontrar, e sempre deram a sorte de pegar o alarme desligado.

Para o pessoal da gangue era tudo questão de planejamento, primeiro Rachel Lee, a japonesa que foi considerada a líder do grupo, escolhia um alvo (por isso a maioria foram mulheres, e quando não foi era porque a namorada era uma mulher importante) por quem ela sentia admiração, e passava o nome para o Nick Prugo pesquisar. Na internet, eles descobriam o local que essas celebridades moravam, e iam fazer um reconhecimento da área, tentando encontrar jeitos fáceis de entrar. Depois destas etapas, estavam prontos para o verdadeiro assalto.
O livro conta muito sobre a obsessão dos jovens americanos com a fama e de como eles querem ter o “estilo de vida” proporcionado pelo dinheiro e poder, fazendo com que a maioria dos jovens queira ter carreiras que resultem neste estilo. Fala também do consumo destes jovens em drogas e bebidas, e que suas vítimas não foram somente celebridades, eles fizeram inúmeros roubos pequenos, procurando carros que estivessem destrancados e até mesmo casas de conhecidos que estivessem viajando.

Pelo que li, a polícia de Los Angeles não tinha encontrado relação nos crimes até que um dos autores confessou, por estar preocupado e não conseguir dormir bem à noite sabendo de tudo o que fez, e que queria reparar as vítimas devolvendo seus pertences (vários deles foram vendidos por pechinchas em uma feira). Nick foi o relator de tudo, fazendo com que várias pessoas o chamassem de X9. Foi também impressionante ler que Rachel, a líder do grupo, se manteve calma o tempo todo, e saber que, para ela, aquilo era como fazer compras, sendo que ela vinha de uma família rica, e não precisava nem um pouco fazer isso. Aliás, a maioria dos responsáveis pelos roubos vinham de famílias muito ricas.
Vimos que Alexis, uma das integrantes, estava atrás da fama e se considerava uma pessoa inocente, além de afirmar que a verdade dela iria aparecer em breve e que o mundo saberia que isso era uma grande injustiça, vimos também que na época do acontecimento, ela ganhou um reality show chamado Pretty Wild, com sua amiga irmã Tess Tayor (que acabou não sendo acusada pelos roubos) e que um dia ela sonhava em ser uma líder.


Sobre a parte gráfica, eu gosto bastante da capa, que é um pôster do filme, e o título está em alto-relevo, a diagramação está bem feita, com fonte e espaçamento confortáveis para a leitura por mais tempo, as páginas são amareladas, e encontramos diversas fotografias de vítimas e dos culpados espalhadas durante todo o livro.
Depois de ler o livro, resolvi assistir ao filme (já tinha visto o trailer e fiquei muito interessada em ver a história nas telonas), e vou comentar um pouco sobre como ficou essa adaptação sob o meu ponto de vista, ou seja, essa não é uma análise crítica de quem entende a produção (câmeras, movimentos, direção de arte, trilha sonora, etc.), somente é o que achei baseado no meu gosto pessoal.
As reportagens de Nancy Jo Sales para a revista Vanity Fair que foram responsáveis por inspirar Sofia Coppola a querer gravar este filme, que tem um foco bem grande na obsessão dos jovens. O filme muda os nomes dos personagens, para não trazer os nomes verdadeiros, e corta alguns dos indiciados e condenados pela polícia.
Antes de assistir, pensei que o filme teria um teor mais fictício, embora fosse baseado em fatos reais, ou seja, pensei que iríamos assistir a história como se fosse um filme normal (eu não sei o nome que se dá aos tipos de filme, mas espero que tenham entendido), mas eu achei que ele apresenta algumas características de documentário.

Nós realmente acompanhamos como foram os assaltos e os personagens (atores) conseguiram trazer bastante realidade ao que estava sendo passado (exceto por Taissa Farmiga, não gostei nada da atuação dela, para mim soou muito forçada), mas as cenas não têm muita emoção, o filme é meio parado (teve gente que assistiu comigo e dormiu antes do meio) e algumas situações eram desnecessárias, já que a cena não fazia sentido e/ou diferença no roteiro, se elas fossem eliminadas não teriam feito nenhuma diferença (tipo quando fica muito tempo focando em algo, como uma cena BEEEEM LENTA de uma menina pegando um perfume, olhando para ele, depois borrifando nela, sem seguida se admirando no espelho...).
Além disso, há alguns depoimentos que aparecem durante o filme, dando mais ainda a impressão de ser algum tipo de documentário. Para ser mais exato, acho que poderia ser considerado uma mistura de documentário com reality show, do tipo Laguna Beach ou The Hills.

Quem se sente incomodado com cenas mais explícitas em relação a drogas e bebidas, não vai gostar de assistir porque essas partes têm grande importância na vida desses jovens e são mostradas diversas vezes.
Apesar de não ter sido como imaginei e estar bem longe de meus filmes preferidos, acho que a adaptação ficou perfeita para aquilo que era proposto: mostrar esses jovens de uma maneira bem realista, com conversas e atitudes fúteis, e tendo obsessão pelo estrelato, e eu gostei bastante de ter assistido.
O livro é super interessante, e por isso recomendo para todo mundo que, assim como eu, se interesse por este tipo de leitura, que aconteceu na vida real, e que deixou inúmera pessoas chocadas. O filme é um complemento que também vale a pena assistir, mas levando em conta que não deve esperar grandes emoções ou cenas intensas e um ritmo gostoso de acompanhar, porque não vai.

Avaliação
Livro: 



Filme:



Vencedor: Livro
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Não li o livro, mas vi o filme e gostei bastante, principalmente pelo olhar que a Coppola proporciona com relação aos jovens. Em momento algum sentimos pena nem existe qualquer tentativa mental do espectador para inocentá-los, mesmo que a criação deles tenha sido grande culpada pela forma como agem/pensam. Retrato de uma juventude corrompida, de valores invertidos.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Tbm não li o livro mas já assisti ao filme. Concordo com vc, ficou mesmo um documentário! Não gostei muito do filme, mas ainda quero ler o livro. Tbm não sabia sobre esta gangue...
    Adorei a resenha dupla!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro mas tenho muita vontade e as criticas são na maioria positivas!!
    Só fiquei receosa em relação ao filme pela sua descrição acho que vou achar chato.
    Mas pretendo ler sim pois é um assunto bem distinto de tudo ainda mais se tratando de fatos reais!!Depois verei o filme tomara que eu não durma rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. No li o livro ainda.. Vou ser sincera que não tenho muita vontade.. Porém ando vendo muitas críticas boas e ruins também!! Quem sabe um dia..
    O filme a mesma coisa.

    Gostei muito do seu blog e das postagens (andei vendo os post anteriores) E claro, já estou seguindo! Pretendo voltar sempre para ver as novidades!

    Beijos, Ariane!
    - www.diariodostreze.blogspot.com (Visita? será uma honra ter você por lá)

    ResponderExcluir
  5. Eu ia assistir ao filme na estreia, mas acabei não indo e fiquei apenas adiando e adiando...
    fiquei interessada em ler o livro, principalmente por se tratar de fatos reais, mas não tenho pressa nenhuma em fazê-lo... Afinal, tenho uma pilha de 30 livros pra ler.

    ResponderExcluir