Cidade das Almas Perdidas – Os Instrumentos Mortais #05 – Cassandra Clare

Fiquei loucamente contando os dias para poder ler esse livro desde o final do volume anterior, que acabou de um jeito que eu estava “OMG, eu preciso do próximo volume para ontem!”. E assim que o tive em mãos, o devorei em poucos dias, louca para acabar ao mesmo tempo em que fiquei triste por ir chegando ao final. Agora, depois de ter lido, venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta obra que é realmente de tirar o fôlego.
Como este é o quinto volume da série, vou tentar o máximo possível não soltar nenhum tipo de spoiler, mas isso pode acabar acontecendo no decorrer da parte onde falo um pouco sobre como a história é, por ser um volume bem avançado, porém, mais abaixo, quando eu falo sobre as minhas opiniões a respeito da leitura, não ocorre nenhum tipo de spoiler.
Para ler as resenhas dos livros anteriores, basta clicar nos títulos: Cidade dos Ossos | Cidade das Cinzas | Cidade de Vidro | Cidade dos Anjos Caídos

Em “Cidade das Almas Perdidas” começamos um pouco depois do momento em que paramos no livro anterior, e à medida que vamos lendo as páginas vamos descobrindo um pouco mais sobre tudo o que está ocorrendo. Vemos que todos os caçadores de sombras estão loucos atrás de Sebastian, que pode estar vivo, e atrás de Jace, que está desaparecido, mas a sua busca não é tão priorizada como encontrar o filho de Valentim.
Com as barreiras ficando cada vez mais enfraquecidas, vemos que nossos personagens estão se preparando para tempos realmente sombrios, mas para alguns deles a busca em relação à Jace é extremamente importante, e prioridade, mesmo com a Clave não pensando assim, fazendo com que Clary se meta em uma grande aventura, a fim de salvar o homem que ela tanto ama.
Os dois parágrafos acima podem conter spoilers dos volumes anteriores, como comentei anteriormente, mas os próximos podem ser lidos sem medo já que não há nenhuma revelação neles.

Os outros personagens continuam incríveis e com histórias que nos prendem do início ao fim, desde Simon com sua lealdade, a Isabelle com sua coragem, passando por um Alec bem ciumento e um Magnus bem apaixonado, assim como Maya e Jordan que ganham cada vez mais espaço na trama e conquistam cada vez mais fãs.
Como sempre, Cassandra Clare conseguiu escrever um livro incrível, cheio de reviravoltas, que faz com que a história não fique parada nem um por um segundo já que sempre tem novos acontecimentos, e com desfechos impressionantes de tirar o fôlego. Além disso, os personagens são cada vez mais fofos e com mais dramas. Por esses motivos eu sempre afirmo que esta é uma das minhas séries preferidas de todos os tempos, e por isso eu sempre recomendo ela para todo mundo.

A narrativa é rápida e fluida, além de ter o amor como um tema bem central desta história, mas para as pessoas que não curtem muito isso podem ficar despreocupadas, pois uma guerra está por vir, que, aliás, já até começou, mas está longe de terminar e mostra quem está do lado de quem.
No final de “Cidade das Almas Perdidas” encontramos uma carta que Jace fez para Clary em um dos livros anteriores (acho que ela é do terceiro volume). Achei que eles deveriam ter colocado um aviso falando de qual volume que ela é, pois os acontecimentos dela já são até velhos para a história desse título, mas ainda assim foi bem legal da Galera Record ter colocado esta versão impressa da carta em um dos livros da série, já que muitos de nós só havíamos lido pela internet quando a editora divulgou, não tendo esta versão em casa para podermos ler e reler.

A capa é muito linda, a mais bonita da série em minha opinião e como todos os outros títulos ela tem um tipo de padrão que lembra os anteriores, além dos brilhinhos, fazendo com que só de olhar a gente consiga reconhecer que é um livro da série Os Instrumentos Mortais. A diagramação, como em todos os outros volumes, está perfeita, com letras bem espaçadas para que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista, além de contar com páginas amarelas.

Recomendo não apenas este livro, mas esta série inteira para todas as pessoas que gostem de ação, fantasia, sobrenatural, além de uma obra que tem uma pitada de romance que é super fofo e que faz com que a gente fique torcendo para o casal da série.

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. OMG! Ainda não li os dois ultimos volumes e estou totalmente doida por eles! Adorei a resenha, dois personagens que vc citou eu ainda não conheço, quero saber o que eles trazem para a trama! rsrsrsrsrsrrsrsrs

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum, mais esse é minha próxima série que pretendo comprar.
    Muito lindo esses livros, os detalhes, a história. Enfim tudo perfeito.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Essa série é incrível!
    Confesso que acho que ela perdeu um pouco da essência depois de CoG, ficando um pouco mais parada, demorando até acontecer a ação de verdade.
    Eu gostei mais desse livro que do anterior, acho que pelo fato da Izzy e do Simon ficarem mais próximos e eu adorar esse casal. Sem falar na Maya e no Jordan. Eu citaria Alec e Magnus também, mas o que acontece ao casal no final me deixou bastante triste. Apesar de acreditar, e torcer, para que no próximo eles reatem.
    Também gostei da Clary nesse volume. Finalmente ela lutou como uma verdadeira shadowhunter.
    Sem falar na coragem do Simon invocando Raziel.
    E outra coisa que me deixou triste foi a Amatis. Ela não merecia isso, sério. Tia Cassie, sua má!
    E essa capa é com certeza a mais bonita de todas. Toda vez que eu pegava o livro pra ler ficava namorando essa capa por alguns segundo antes de abri-lo. Tem como não se apaixonar por essa capa? *----*

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li o primeiro livro da série, mas pretendo ler (deixa a bienal da minha cidade começar que serei uma biblioteca ambulante), mas sempre que vejo as resenhas dessa série me dá uma vontade louca de ler, porque sei que ela é bem interessante e será capaz de prender a minha atenção do começo ao fim.
    Fora que a capa é simplesmente diva, né?
    Sério mesmo, não vejo a hora de ler essa série.

    ResponderExcluir
  5. As capas dessa série são magnificas!!
    Ainda não comecei a ler mas já li muitas resenhas e tenho muita curiosidade!!
    É trite mesmo quando uma série tão amada e boa chega ao fim =/ Aquela sensação de querer que acabe mas quando acaba da um vazio imenso rsrsrs Vai entender né!!Fantasia é um gênero que me encanta muito!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathalia, fico muito chateada comigo mesmo por não ter lido esta série ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu adoro essa série! Desde a capa, o enredo e os personagens. Até agora, Cidade das Almas Perdidas é o único que ainda não li, mas espero ler em breve e tenho que admitir que ver as cinco casinhas ali embaixo só aumentou a minha curiosidade!

    ResponderExcluir