A Estratégia de Estilo – Nina Garcia

“A Estratégia de Estilo” é o terceiro livro da autora Nina Garcia lançado no Brasil, e o segundo na minha estante, mas o primeiro que leio dela. Como em uma conversa com uma amiga, a autora nos fala sobre moda e nos ensina a comprar de forma inteligente, dando dicas para se ter equilíbrio na hora da compra.
O livro é dividido em três partes, “O que eu tenho?”, “Do que eu preciso?”, e “O que eu quero?”, que são divididas em capítulos dentro dos assuntos.
Logo no começo da obra podemos ler uma nota da autora, que demonstra muita autoconfiança e segurança, o que acaba inspirando mais ainda o leitor. Um trecho em especial que gostei dessa etapa é: “Vendo as mulheres ao meu redor – na televisão, nos jornais, e pelo mundo – percebi que, embora circunstâncias diferentes governem nossas vidas, nós temos alguns elementos principais em comum: somos sobreviventes. Somos protetoras. Somos mulheres.”.
Para quem não sabe, Nina Garcia é diretora de criação da revista Marie Claire norte-americana e jurada no reality show Project Runway, que tem como participantes estilistas jovens que precisam se virar com algumas dificuldades (orçamento apertado, pouco tempo, além de muita pressão) para criar peças de roupas que chamem a atenção dos jurados.


Através de uma conversa informal com o leitor, Nina dá dicas incríveis. Começando com um incentivo para fazermos um inventário de tudo o que temos, com direito a uma ótima playlist com comentários da autora, e depois ela nos ajuda a pensar no que temos de necessário ou não dentro do armário, enquanto nos ensina como perceber o que é bom e vale a pena ser guardado, e ainda cita peças coringa clássicas que todas devemos possuir.
“Você não precisa ser excêntrica e muito menos uma supermodelo para ser “aquela amiga”. Basta saber como tirar o máximo do que você já tem, ser criativa e verdadeiramente inovadora, e, claro, ter confiança. E, por último, mas definitivamente não menos importante, tem que saber comprar.”


Depois Nina fala sobre as peças básicas que devemos ter em nosso guarda-roupa, que, segundo ela, são itens obrigatórios. Também comenta sobre os investimentos que precisamos fazer vez ou outra, e as diferenças entre peças baratas, acessíveis e as pechinchas. Ainda nessa parte, encontramos um bate-papo sobre sapatos (muitas mulheres adoram, e eu sou uma delas, apesar de não ser viciada), muito útil se quer saber, e sobre quais são os itens básicos que devem ser priorizados, e conversa um pouco mais sobre cada um deles.


Em seguida, chegamos à última parte do livro e Garcia começa falando que devemos nos mimar, e comenta um pouco sobre beleza, maquiagem e cabelos. Ela também fala sobre formas de gastar nada ou quase nada com roupas “pré-usadas”, e nos alerta a não gastar fortunas com tendências, já que elas estão em constante mudança. Além disso, encontramos dicas de locais que podemos comprar peças mais luxuosas que custem menos. Chegando ao fim, ela apresenta algumas ideias ótimas para que possamos modificar algumas peças do nosso armário, para que estas ainda possam ser usadas novamente, mesmo que algumas delas não estejam em perfeitas condições.


Finalizando a leitura, há uma lista com diversas lojas (online e físicas) onde podemos encontrar pechinchas ótimas, e eu fiquei cheia de vontade de conhecê-las (quando eu for para os EUA, claro).
“Nova York me ensinou que ser chique não tem nada a ver com o vestido mais caro ou com a última tendência da moda. Diz respeito a ser você. E ser você não custa coisa alguma.”


A parte gráfica está incrível, com capa dura na cor dourada e título e nome da autora em baixo relevo na cor branca, outras informações estão em rosa, mesmo tom da lombada, que vem com as palavras em dourado.
As páginas são em papel couché (ou similar), que é daquele material tipo folha de revista, porém mais grossa. A grande maioria das páginas é branca, e outras coloridas com texturas gráficas no fundo. O livro é todo recheado de ilustrações, feitas por Ruben Toledo, e detalhes gráficos maravilhosos e fofos, e diversos trechos e os títulos ganham destaque com fonte e cores diferentes.



Também encontramos trechos sobre a história da moda espalhados em várias páginas, com um destaque, o que eu gostei bastante, além de enriquecer ainda mais a obra.
“A Estratégia de Estilo”, de Nina Garcia é uma ótima dica de leitura para todos os amantes de moda e para aqueles que querem se vestir bem e economizar ao mesmo tempo.


Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nossa, que livro lindo! Nunca li nada assim, pq não me ligo muito em moda... visto o que me serve e me deixa confortavel! rsrsrsrsrsrs
    Mas adorei o livro, lindo mesmo, só a capa que eu não gostei muito!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Que interessante a proposta da autora.
    Confesso que não ligo muito para questões de moda ou o que eu preciso ou não ter no meu guarda-roupa. Não leio revistas de moda e não ligo pra essa baboseira toda, mas achei bem interessante esta obra e realmente pode ajudar diversas mulheres, principalmente as mais consumistas.
    No meu caso, precisaria de um livro que me ensinasse a me controlar na hora de comprar livros, haha.
    Adorei a diagramação desse livro. Ficou bem legal, e os trecho que lembram uma revista e o sapato no começo do capítulo também estão fofos. Mas este não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não é meu tipo de leitura mas para quem gosta muito de moda é uma ótima pedida!!
    Achei a diagramação interior muito linda bem colorida, mas não curti a capa em si!!
    A proposta da autora é boa, mas não para mim já que sou bem pratica com roupas!!
    Bjus

    ResponderExcluir