A Casa da Lareira - Psicografia de Alvaro Basile Portughesi pelo espírito Euzébio

Mais um livro da feira de livros espírita de Santo André, eu nunca tinha ouvido falar dele, e não por menos, ele foi lançado em janeiro deste ano.  A Casa da Lareira, psicografia de Alvaro Basile Portughesi , pelo espírito Euzébio, da editora Clareon é um romance espírita que traz muitas reflexões.

O livro gira em torno da história de Mauro Veiga, que em circunstâncias suspeitas desencarna as vésperas de seu casamento. Revoltado pela morte repentina, o jovem Mauro se torna um espírito amargo que busca a todo custo se vingar de seu amigo que gosta de sua noiva. Uma verdadeira obsessão toma conta de sua mente que não vê mais nada em sua frente.

Mas a morte o chama para as verdades, o que era tido com certeza quando encarnado muda quando visto sob outro ângulo. Lembranças de vidas passadas cobram uma nova posição que vai determinar se Mauro vai evoluir junto ao seu novo lar, A Casa da Lareira, ou se vai engrossar o time de obsessores do Umbral.

A Casa da Lareira é um livro que eu mastiguei depois de alguns dias de lido. Ele promove muita auto-avaliação e reflexão acerca de nossos comportamentos no dia a dia. Existe todo um universo paralelo repleto de espíritos dos mais variados, em diversas dimensões de existência que podem influir em nosso dia a dia. Essa influência é determinada por nós mesmos através do nosso comportamento na vida.

Sem dúvida o traço marcante da trama é a ênfase no quanto podemos determinar nossas companhias extra-físicas diante do que fazemos na vida. A escolha entre ceder diante de um momento de fúria, e respirar fundo. Entre atenuar as dores com bebidas e drogas, e encontrar maneiras de trabalhar as coisas ruins que lhe acontecem sem se prejudicar.

Mauro é um espírito que quando encarnado era considerado um homem bom e virtuoso, mas quando se vê diante do desafio de ver sua amada com outro seus princípios mudam, sendo capaz de atos que jamais concebeu. Sua mudança é lenta, ele é teimoso quanto ao que pensa, até que enfim compreende a verdade.

Sua família e amigos são influenciados por Mauro, e pelos obsessores que Mauro atrai. Confesso que achei bem enrolado tantos amigos dele gostando de sua noiva. Mas sem dúvida foi um tapa na cara quando um pré-julgamento feito por Mauro, e por quem lê até, mostra seu outro lado. Mas uma lição trabalhada: não julgue. Nunca temos como ver todas as faces de um problema ou situação. Não podemos nos colocar no lugar dos outros. Sempre nos falha algum aspecto, e um julgamento errado é quase certo.

A capa do livro é simples e poderia ter sido melhor trabalhada, já a diagramação comum é bem feita. A história é narrada em terceira pessoa, o que é ótimo pois podemos saber o que pensam os obsessores, os familiares e o próprio Mauro. Além dos espíritos que auxiliam-no na Casa da Lareira.

A falha, ou talvez melhor dizendo, a parte que me frustrou foi a falta de informações a cerca da Casa da Lareira em si. O livro se foca muito na vida de Mauro, e senti falta de maiores dados técnicos do lugar. Eu comprei o livro esperando que essas informações fossem passadas, visto que a casa em questão se localiza na colônia astral Nosso Lar.

Com diversas lições de vida e alertas quanto ao modo como lidamos com o que nos acontece, A Casa da Lareira é um ótimo livro espírita. Planta sementes que certamente nascerão em quem se permitir, e pode promover mudanças em quem quer evoluir independente de religião ou crença, apenas para se tornar um pouco melhor para si mesmo.


Avaliação
                                   

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 17 - FORMULÁRIO






Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Tbm não conhecia este livro nem a editora! Vou pesquisar mais sobre ela, parece ter ótimos títulos!

    Adorei a resenha, gosto muito de livros espíritas, sempre me fazem ficar pensativa e sempre tiro uma lição boa!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas confesso que ele não me deixou tentada a lê-lo.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa editora, muito menos o livro e ele não me animou.
    Detesto livros espíritas, e sou bem chata quanto a isso, então esse não será exceção. Mas como conheço uma amiga que gosta bastante, já tenho uma indicação.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma resenha de um belo livro espirita, como e queria que tivesse uma feira como essa aqui na minha cidade ♥
    Não deve ser fácil mesmo aceitar a morte em certas situações, morrer na véspera de seu próprio casamento que é bem o começo de uma nova vida deve mesmo revoltar.Achei interessante o fato do personagem ser obrigado a enfrentar os próprios atos e envolvendo inclusive vidas passadas, concordo com vc devia ter mesmo mais informações sobre a casa da lareira.Não curti a capa mas o enredo me interessou muito, amo suas resenhas de livros espiritas!!
    Bjus

    ResponderExcluir