Will & Will – John Green e David Levithan



Nessa deliciosa história escrita graças a parceria entre dois autores bem famosos que escrevem para o público jovem adulto, John Green e David Levithan, conhecemos dois garotos com personalidades bem opostas, mas que compartilham o mesmo nome e o mesmo sobrenome, que se encontram um dia, sem querer, por força do destino, em um local não convencional, e esse encontro acaba afetando a vida dos dois de alguma maneira.
De um lado há o Will Grayson heterossexual, que até tem alguns amigos, mas é Tiny Cooper o principal deles. Tímido e fechado, prefere não se envolver com nada e ficar calado, na dele. Tem uma família ótima, com pais que se importam muito com ele.
O outro Will é depressivo, reclama muito da vida, tem raiva de tudo, é grosso, estúpido, maltrata as pessoas a seu redor, como sua mãe e sua “melhor amiga”. É gay, mas não revelou isso para ninguém, exceto para Isaac, um garoto que conheceu pela internet, por quem se apaixonou e mantém uma relação online, e de quem é SUPER dependente, sua vida gira em torno dele. Isaac resolve marcar um encontro para se conhecerem pessoalmente e Will aceita o convite na hora.

E tem também o Tiny Cooper, “a maior pessoa do mundo que é muito, muito gay, e também a pessoa mais gay do mundo que é muito, muito grande”. Tiny é egocêntrico, se apaixona muito rápido e a cada semana está interessado em um garoto novo. Faz Will passar por muitas situações embaraçosas, e até o magoa, mas é uma boa pessoa, que se importa com os outros (mesmo que algumas vezes não pareça isso), é super divertido, positivo e alto astral. Ele resolve produzir um musical sobre a sua vida, que promete ser bem fabuloso, e sua vida agora gira em torno disso.
Esse não é um romance homossexual, como podemos ver ser citado em alguns lugares, na verdade é um romance que tem personagens que são gays, mas esse não é o ponto mais importante da história. É um YA contemporâneo como outro qualquer, que é recheado de sentimentos, dúvidas, incertezas, fala de relações familiares, nos mostra adolescentes passando pela fase de descobertas, e aprendendo a se aceitar como são, apresenta questões mais sérias, como depressão, e enfoca bastante na amizade e, principalmente, no amor.

Todos os assuntos são abordados de uma forma bem natural, parece que são personagens reais que poderíamos conhecer de verdade, com suas angústias, seus defeitos, e também suas qualidades e certezas.
O nome do livro é Will e Will, mas na verdade para mim o protagonista é o Tiny, que é como se fosse o sol da história, com toda a sua grandiosidade e importância, como se os outros personagens fossem os planetas orbitando em sua volta, que também têm suas importâncias e vidas separadas, mas precisam da existência dele para viver e se sentirem melhores.
Gostei bastante das construções das personalidades de todos, que são bem definidas, e eu adorei o Tiny, mas meu personagem preferido foi o Will de John Green, com toda a certeza. Admito que no começo os capítulos narrados pelo Will de Levithan não me agradavam muito não, não porque o personagem tem depressão, mas pelo modo como tratava as pessoas, era super irritante, só fui gostar mais dele depois que o Tiny acabou entrando em sua vida, já que ele virou outra pessoa, muito melhor e mais agradável.

Há romance e relacionamentos homossexuais e heterossexuais. Não sei o porquê, mas eu achava que os dois Will que seriam gays, mas não são. Adorei o casal formado pelo Will de John Green, e queria um maior desenvolvimento de um relacionamento para o Will do David Levithan.
Gostei bastante do final, apesar de ter acontecido uma coisa meio impossível com a quantidade de tempo utilizada, mas admito que estava torcendo para acontecer uma coisa diferente, um algo a mais.
Li pela primeira vez um livro de John Green há muito pouco tempo, e foi O TeoremaKatherine (para ler a resenha, clique no título), mas quando comecei essa leitura aqui logo adivinhei qual Will foi escrito por ele, já que tem seu jeitinho de narrativa.
Os capítulos são intercalados, sendo os pares de um Will Grayson e os ímpares do outro. Apesar de a narrativa ser em primeira pessoa, ela é diferenciada para cada protagonista, os capítulos de John Green apresentam uma estrutura normal, com letras maiúsculas, tanto em início de frases quanto em nomes próprios e há travessões em parágrafos, enquanto os de David Levithan são todos escritos em letras minúsculas, os diálogos são representados pelo nome de quem está falando seguido de dois pontos, como por exemplo: “mãe: toma o café da manhã. / mãe: aonde você vai? / eu: tchau.”

A capa impressa está linda, ela é prateada fosca com os nomes Will Will bem coloridos, dando maior destaque a eles, enquanto todas as outras palavras, inclusive os nomes dos autores está em branco. As orelhas são coloridas seguindo o mesmo tom de cores em degradê dos nomes dos personagens da capa, só que ali os nomes dos autores que estão em prateado. Simplesmente lindo!
Esse é um livro, acima de tudo, sobre o amor em suas diversas formas, seja ela romântica, familiar, entre amigos. É lindo. A maneira como os autores fazem para transmitir esse sentimento através das situações vivenciadas pelos personagens é tão real que chega a ser palpável. Recomendo bastante essa história, que é muito fofa, cheia de tiradas engraçadas, com uma narrativa bem leve e divertida.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Thalita!

    Estou com muita vontade de ler este livro, tbm achei que ambos os personagens fosse gays, mas mesmo assim ainda tenho muita vontade de lê-lo!

    Parabéns pela resenha, ficou incrível!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Talitha!

    Pois é, você desmistificou algo para mim, porque eu achava que o relacionamento acontecia entre os Will's e que o livro se tratava apenas de um relacionamento homossexual, o que não me atrairia muito. Mas já comecei a ver o livro com outros olhos e achei bem interessante tudo, inclusive o fato de cada autor se encarregar da vida de um dos personagens principais. Fantástico isso. Adorei tudo, mudou a minha visão, sua resenha.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc Talitha a capa é demais e esse livro é um dos meus mais desejados *-*
    Também achava que o relacionamento acontecia entre os Will's foi muito bom esse esclarecimento apersar de não ter mudado nenhum pouquinho minha vontade de lê-lo!!
    Bela resenha!! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bem legal sua resenha e as fotos livros...
    Apesar de não ter me despertado o interesse na leitura ver a sua empolgação em fazer essa resenha por si só já valeu pela leitura. Mesmo que não seja o tipo de livro que eu estou acostumada a ler... gosto de ver as pessoas que falarem dos livros que gostaram de ler... porque é uma sinceridade tão linda... rsrsrs mas enfim... gostei muito da sua forma de resenhar.. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir