Gabriel Querubim e os Guardiões dos Sonhos - Rogério Pietro

Em uma feira literária que eu fui na cidade de Santo André em 2012(nada como morar em São Paulo e ter acesso as diversas cidades ) enquanto espiava os diversos livros,  e queria todos eles rs, um autor me abordou pedindo para apresentar seu livro.  Foi assim que conheci Gabriel Querubim e os Guardiões dos Sonhos, do autor Rogério Pietro da editora Correio Jovem.

Gabriel é um menino de sete anos que mora com seus pais e a irmã em uma cidade do interior de São Paulo,  têm uma vida como todas a crianças até o momento de dormir, já que quando ele dorme vai para uma dimensão paralela, chamada de Mundo Real. No Mundo Real Gabriel conhece Amaruro, um garoto africano que lhe ensina as regras desta nova realidade e o convida para ser um querubino e fazer parte de sua equipe com Kosuke um garoto japonês.

O trabalho da equipe é sublimar os temulentos (pensamentos negativos impregnados de emoções perturbadoras) que podem atacar tanto psiquicamente quanto fisicamente. Mas outros seres começam a surgir, os trevosos, e ameaçar o trabalho dos querubinos. Gabriel e seus amigos  passam então por aventuras e emoções, chegando até onde nenhum outro querubino foi: O Mundo das Trevas.

Com uma trama narrada em terceira pessoa na maioria das vezes sob o ponto de vista de Gabriel a trama tem o seu único problema no seu início. Senti falta de uma maior introdução a história, logo na quarta página Gabriel já fazia sua primeira viagem astral e conhecia Amaruro. Outro problema da introdução é que ele aceita muito bem e rápido a realidade nova que se apresentou a ele, acredito que uma leve hesitação faça parte, e é inclusive característica fundamental dos romances fantásticos.

Tirando esse probleminha da introdução a história flui leve e divertida. Gabriel é um personagem muito bem construído e explico porque, ele é o único garoto de sete anos que de fato tem sete anos em um livro, ou seja, apresenta as características desta fase: ele é um garoto muito curioso e que faz muitas perguntas. A inocência também é sua marca registrada. Sinto falta desta realidade dos demais livros onde todas as crianças parecem precoces em seu desenvolvimento.

Amaruro é mais maduro, pois já frequenta o mundo real há algum tempo, logo tem mais conhecimento a cerca da vida. Ele carrega uma frustração e um medo decorrente de uma missão falha no seu passado. Kosuke é muito engraçado e não tem papas nas línguas para dizer o que lhe vem a cabeça.

A diagramação é simples, e ao longo do livro algumas ilustrações aparecem. A capa é linda e transmite muito bem a atmosfera do livro. A fonte do título traz a referência que autor tem das obras de J. K. Rowling (o autor me explicou que era fã de Harry Potter) e de fato prestando atenção você pode encontrar outras referências, mas todas sutis. Outra referência mais evidente é aos conceitos espiritualistas de diversas linhas.

O desfecho do livro é ótimo, tem um ritmo acelerado e traz revelações surpreendentes!, deixando vontade para continuidade da história. O autor me disse que o segundo livro já está escrito e que espera poder lançá-lo em breve.

Cercado de lições para vida, reflexões sobre quanto nosso pensamento nos influência e aventura, Gabriel Querubim e os Guardiões dos Sonhos é um infanto-juvenil com conteúdo para gente grande! Indicado para todos os fãs de uma boa história!

P.s Publicado anteriormente no blog Criando Testrálios.

Avaliação

                                   




                                         >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO






                              


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu só tenho o marcador deste livro... :(
    Adorei a capa, muito fofa, eu jurava que o Gabriel era o menino negro... não sei porque... rsrsrsrsrsrrs

    As imagens tbm ficaram lindas, tem elas no livro?

    bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você Bruna, essa coisa toda da hesitação em relação a algo novo faz parte do processo, eu confesso que acho essa parte super chata e torço pra que passe logo, mas se ela não existe passa a impressão de que o personagem já esperava por aquilo, ou até mesmo uma coisa artificial. Algumas coisas por mais insignificantes que pareçam são fundamentais para uma história bem amarrada e que faça o leitor acreditar.

    Não tinha percebido com relação ao título as influências a Harry Potter. Mas acho que até mesmo o fato do título do livro ser o nome do garoto e o subtítulo a aventura que o livro trata se parecem muito com o 'padrão Harry Potter'. Inclusive esse mundo que é apresentado ao protagonista de repente. É bem parecido, acho que ele conseguiu traduzir toda essa atmosfera para uma coisa mais brasileira. Sem contar que adorei o fato dos personagens serem bem variados, não são todos brancos de cabelo liso e tem um padrão de beleza determinado, são personagens bem diversos e que mostram que o mundo tem diversidade! Adoro quando os autores exploram essa diversidade! Num parâmetro geral eu fiquei bem curiosa com relação ao livro, sem hipocrisia. Fiquei realmente curiosa.

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  3. Gosto desse livro porque por mais que o Gabriel seja maduro em alguns momentos ele é bem menininho em outros... não deixando de ser aquela criança adorável. Sobre ele aceitar rápido, acho que o fato dele ser um Ar... (não digo pq será spoiler para outros) e ser uma criança ajudam a deixar esse fato aceitável. ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de infanto juvenis e esse é um dos que eu ainda não conhecia mas achei bem interessante a a história e as ilustrações também dão um toque a mais. Às vezes, a narração em terceira pessoa nos deixa mesmo meio perdidos em relação aos sentimentos dos personagens, mas acredito que não seja um empecilho para uma boa história. Esse é um dos que se eu tiver oportunidade, gostaria de ler.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o livro não faz o meu perfil, o que é uma pena mesmo. São poucos os infanto-juvenis que eu consigo e goste de ler. Mas se eu fosse analisar, sem levar em conta meu gosto pessoal, acredito que seja sim um ótimo livro. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S.: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

      Excluir
  6. Sou fã assumida de livros que abordem histórias de fantasia!
    E é tão raro ver um livro que traga como protagonista uma criança menos de 11 anos que fiquei super entusiasmada pra ler este.
    Um fato que você mencionou foi a introdução. Deveria haver certa hesitação, sim. Mas como se trata de uma criança de 7 anos e crianças geralmente aceitam tudo tão facilmente, que não vejo porque haver alguma relutância da parte de Gabriel.
    Fiquei curiosa quanto a história. Vou procurá-la em sites de venda online. Espero encontrar.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  7. A capa é linda, mas a história não me convence. Estou um pouco afastadas de livros que trazem crianças como personagens principais. Pois na maioria das vezes eu me deparo com um adulto dentro do corpo de uma criança. É difícil encontrar uma mente brilhante que realmente saiba criar uma criança. Você nos conta que o autor consegue isso, mas outro ponto da sua resenha também me fez recuar. Ele não se surpreende quando despenca de cabeça em outro mundo, penso da mesma maneira que você um pouquinho de incredulidade é fundamental nesse tipo de trama, ninguém topa com um anjo/demonio/lobo/anjo/caninos pontiagudos na rua e da bom dia. A pessoa corre!!! Eu correria, com certeza não importa se ele é loiro de olhos azuis e digire um volvo (muito Edward Culle né?! rs) Emfim, pessoas normais reagem de maneira normal, não adianta forçar a barra para entrar na história porque não vai passar na garganta do leitor.

    Por esses motivos e outros, um deles é que achei a história muito infantil, eu não leria. =)

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Menos já tendo 24anos as vezes gosto de ler um infanto-juvenil, mas confesso que a historia do livro não me chamou muita atenção =/
    Gostei das ilustrações e tudo mais...Mais com um enredo tão rico e mágico acho que a narrativa tem que ser mais detalhada e lenta para podermos imaginar certinho ♥
    A capa é muito bonitinha!!Mas não leria!!
    Bjus

    ResponderExcluir