A Lista dos meus Desejos – Grégoire Delacourt

A história de “A Lista dos meus Desejos” é simples, com partes fortes, outras melancólicas, fala sobre amor, dedicação e ideais. Passa numa pacata cidade de Arras, com 42 mil habitantes, 4 hipermercados, 11 supermercados, 4 fast foods, algumas ruas, e, principalmente, o armarinho da protagonista Jocelyne e seu marido Jo, Jocelyno Jocelyn, e como ela mesma falou, foi premiada pelos nomes.
Sua loja, cujo nome era Casa Pillard, foi adquirida com a morte da antiga proprietária e passou a ser Armarinho Jo em 12/03/1990. Lá, faziam-se etiquetas, e no Natal molde de fantasias, vendiam-se agulhas, linhas, botões, e etc., porém não rendia muito dinheiro. Jocelyne também é a dona de um blog, o “Dedosdeouro”, onde dá dicas de costura e afins. Ela e seu marido possuem dois filhos, duas amigas gêmeas donas do salão, e viviam, digamos, uma vida pacata.

Até que, com o incentivo das irmãs e mesmo sem acreditar que nada mudaria com ela, acabou acontecendo uma mudança radical (mas não necessariamente para melhor) na vida de nossa protagonista: ela foi a felizarda (ou não) que ganhou sozinha um alto prêmio na loteria.
Se houvesse uma pergunta que todos no mundo fariam uma vez na vida, acho que ela seria algo como "E se eu ganhasse muito dinheiro na loteria, o que faria com ele?", mesmo para aqueles que nunca nem pensaram em, de fato, jogar. E nesse livro o autor planta essa questão na cabeça do leitor, mostrando que o dinheiro não necessariamente compra a felicidade.
"Eu possuía o que o dinheiro não podia comprar, mas apenas destruir. A felicidade."

Conhecemos a protagonista mais a fundo e percebemos que ela deixou de lado seus sonhos e desejos, e agora seu foco são os momentos de sua rotina diária. A sua falta de vontade de viver a vida (já que às vezes tive a impressão de que ela apenas sobrevivia), e de formar planos para o futuro, me incomodaram bastante, já que tem um ar mais depressivo.
A vida de Jocelyne é repleta de sofrimentos, ela já passou por diversas situações muito tristes, algumas bem angustiantes, e são poucas as coisas em sua vida que ela acha graça. Mas ela é uma personagem que parece real, já que sabe ver o lado ruim das coisas, tanto ao seu redor, quanto nela mesma, ela sofre e erra, e também sempre encontra forças para lutar e manter seus valores.

Essa é uma leitura leve, apesar de tratar de temas pesados, com uma narrativa direta, ou seja, não há enrolação na trama, e a linguagem é crua. Mesmo assim, a história foi bem construída, apesar da simplicidade tanto na escrita, quanto na capa. Por ser um livro curtinho achei que seria uma leitura mais ágil, mas não é, você precisa se de tempo para absorver as palavras, pelo menos eu demorei bastante para terminar de ler.
Podemos perceber que o autor soube utilizar o modo como algumas pessoas agem por causa de dinheiro de uma forma bem realista, infelizmente muita gente acaba mudando (ou revelando) o caráter de uma maneira bem negativa quando há uma boa quantia em jogo. E Jocelyne acaba descobrindo como uma pessoa que ela estimava muito aprontou com ela.

O ponto mais positivo que essa história passou para mim é que reitera o fato de que devemos sempre dar valor aos pequenos detalhes que nos cercam em nosso dia a dia, e apresenta lições importantes sobre o amor e a felicidade. Apesar disso, também tem um tom bem melancólico, passa muita tristeza e é deprimente, o que acabou sendo algo bem negativo, em meu ponto de vista.
O final não é necessariamente feliz, mas o que acontece é bem real, palpável. Não gosto muito de finais assim, apesar de isso ser o que acontece na vida real, porém acho que este se encaixou perfeitamente para tudo o que ocorreu na história até aquele momento.

A diagramação, apesar de simples, está bem feita, as letras estão com tamanho e espaçamento confortáveis para a leitura e as páginas são amareladas, só não gostei das margens, que estão muito grandes, achei isso bem desnecessário. A capa também não é lá essas coisas e não me encantei tanto por ela, apesar de passar uma ideia do que existe no pano de fundo do livro.

Esse é um livro legal e que vale a pena a leitura, mas não adorei tanto a história como a princípio havia imaginado, o que é uma pena, porém acredito que alguns leitores podem gostar mais dessa obra do que eu, afinal este livro ficou um ano na lista dos mais vendidos na França.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. HAAA!!! Eu quero muito ler este livro, adorei a capa e a sinopse, pena que ele não te agradou tanto....

    Menina, que fotos lindas! *-* Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, muito obrigada pelo elogio sobre as fotos! *-*
      Realmente foi uma pena que não me agradou tanto assim, mas quem sabe você não adora? :D
      Beeeijos

      Excluir
  2. Ainnn a capa desse livro é muito fofa!! *-*
    Estou adorando esse novo jeito de vcs nas resenhas com várias fotinhas lindas pra gente babar ainda mais.
    Me interessei bastante no livro aborda um tema bem polemico que é o caso de se ter muito dinheiro e talvez um final não tanto feliz seja necessário para abrir alguns olhos por ai!!
    Beijos

    ResponderExcluir