Sombra e Ossos – Grisha #01 – Leigh Bardugo

No fantástico “Sombra e Ossos”, livro de estreia da autora Leigh Bardugo, e primeiro da trilogia Grisha, somos apresentados a um novo mundo governado por rei e dividido em povos que vivem em regiões afastadas, e onde pessoas com certos poderes mágicos são chamados Grishas, e vivem em um local para treinamento e aperfeiçoamento de suas habilidades. Eles são divididos em grupos denominados Corporalki, Etherealki e Materialki, dentro deles são divididos em categorias de acordo com o que podem fazer, e são comandados por um homem com um poder superior, o Darkling, a quem todos têm respeito.
Nesse contexto, conhecemos a protagonista Alina Starkov, uma garota que é órfã desde pequena, e viveu em na propriedade do Duque junto com outros jovens que também não tinham família, já que ele os abrigava. Foi lá que ela conheceu um menino, também órfão, Maly, com quem logo criou fortes laços de amizade que dura até os dias atuais.
Depois de saírem desse lar, eles acabam indo treinar no serviço militar juntos, no Primeiro Exército (o segundo é composto por membros Grishas), só que ela vira uma simples Cartógrafa, enquanto ele é um Rastreador, e o melhor. A missão deles no momento é atravessar um local de escuridão quase impenetrável chamado de Dobra das Sombras (ou “Não Mar”), um corte negro que separa o local que eles estão da parte costeira, único lugar que possui mar de toda a região. A grande maioria das pessoas que o atravessa não saem de lá com vida, principalmente porque, além de toda a escuridão há os Volcras, criaturas terríveis e enormes, com asas e garras, que atacam quem atravessa o Não Mar.
Durante a passagem deles pela Dobra, um caos começa, e Maly é atacado e brutalmente ferido por um desses predadores, é nesse momento que os instintos de proteção de Alina entram em jogo e ela acaba revelando um grande poder, que nem mesmo ela imaginou que tinha, o que acaba mudando sua vida completamente a partir desse momento.
O Darkling acredita que Alina pode ser a chave para que, junto com ele, possa destruir a Dobra das Sombras e livrar os povos desse mal horrível. Para isso ela é enviada para o Pequeno Palácio, onde os outros Grishas residem, e lá vai aprender a se virar fisicamente, e a dominar e melhorar seu dom para, assim, enfrentar a escuridão da Dobra.
Agora Alina está num local totalmente novo para ela, cheio de riquezas e repleto de luxo, aprendendo coisas que nunca pensou que iria saber, e o pior, está sozinha sem ninguém conhecido e longe de Maly. Sua atração pelo poderoso Darkling está cada vez maior, e com o tempo ela vai descobrindo que nada é o que parece, e ela vai precisar descobrir quem fala a verdade, enquanto enfrenta seus medos e suas descobertas, e busca um lugar onde possa sentir que pertence a ele.
O gênero aventura não é dos meus preferidos (só se estiver misturado com sobrenatural ou distopia), mas por se tratar de uma protagonista feminina, na faixa etária de Alina, eu acabei me interessando mais para começar a ler, e não é que fiquei muito encantada com a proposta e o desenvolvimento criados por Leigh Bardugo? A história é sensacional e, ao terminar a leitura, me vi apaixonada por sua obra, sua escrita e seus personagens, e posso afirmar que esse título entrou para minha lista de queridinhos preferidos.
Achei fantástico esse mundo criado pela autora, com todas essas “categorias” de poderes e a ambientação. Os cenários foram muito bem descritos, mas não achei a quantidade de informações cansativa, pelo contrário, acho que deram ainda mais riqueza à ambientação. E eu ainda me senti bem introduzida a esse mundo, como se também fizesse parte dele.
Parece bem complicada, porém, a mitologia criada pela autora não é complexa demais, e o modo como ela é explicada é fácil, fluido e envolvente. No começo tive um pouco de dificuldade para gravar todos esses nomes estranhos, simplesmente pelo fato de que não tinha costume com eles, mas depois de um tempo começou a ficar mais natural, e acabei me acostumando com os termos diferentes.
A narrativa é em primeira pessoa na maior parte do tempo, exceto pelo primeiro capítulo, que é tipo uma introdução (como um prólogo), chamado de Antes, e o último capítulo, que parece um epílogo, chamado de Depois, que são em terceira pessoa.
Achei a construção da protagonista, Alina, sensacional, ela não soube sempre de seu poder, nem como usá-lo, então quando foi a hora certa, senti como se ela o tivesse conquistado, e então aprendido como fazer para utilizá-lo. Ela é uma personagem bem real, que teve uma vida difícil, é cheia de qualidades e transborda de defeitos, como qualquer pessoa, então sua personalidade não foi forçada. É bem vulnerável, e pode ter feito algumas escolhas não muito positivas, mas que achou corretas na hora, talvez por ser ingênua também. Ela não tem medo de dizer o que pensa, mesmo para seus superiores, ao mesmo tempo em que se controla para não falar tudo o que deseja. Alina cresceu na trama, se esforçando para ser forte e corajosa, mesmo quando tinha medo ou algum receio, aprendendo mais sobre si mesma e se aceitando, sem abusar do seu novo e incrível poder, se preocupando com o próximo e sem deixar de lado seu senso de justiça.
Eu realmente adorei a protagonista, a única coisa que eu não gostei, é que ela acreditava muito no que os outros diziam a respeito de sua aparência, então ela acabava se vendo de uma forma bem negativa, e muitas vezes ela repetia que era muito magra e tinha uma aparência de doente, e eu não gosto de ver as pessoas se diminuindo tanto assim.
Adorei o romance. Vocês já devem saber que eu adoro casais e acompanhar o desenvolvimento dos sentimentos dos personagens, e esse me conquistou demais. Há um início de um triângulo amoroso, com dois personagens bem importantes, um deles com aquele jeito meio bad boy, e ambos com fama de conquistadores, mas já nesse volume ele se dissolve e o romance é concentrado em apenas um dos personagens masculinos, mas admito que a autora soube mexer com a minha cabeça (e tenho certeza que com grande parte de vocês também) antes de definir quem seria o par ideal para Alina.
Aliás, todos os personagens foram bem construídos e tiveram alguma importância na trama, uns mais, outro menos. Gostei de alguns que nos foram apresentados, mas ainda não sei o que esperar deles.
Tem uma questão política como parte do pano de fundo, mas não é passado ao leitor de uma maneira chata, apenas como um pedaço de algo muito maior, e talvez o ponto inicial para despertar algumas revoltas que acabam mudando o rumo da história. E há um jogo de bem e mal, e você acaba aprendendo que não pode confiar em ninguém, não sabe quem fala a verdade, e o que querem por trás do que dizem, mesmo depois de fechar a última página.
Confesso que esperava que a história não se desenvolvesse tanto assim. Como faz parte de uma trilogia, e até um bom pedaço a protagonista estava sendo introduzida nesse ambiente que era novo para ela, com suas novas tarefas, novas companhias e fama, eu pensei que ia ficar por isso até o final, mas me surpreendi positivamente quando a autora desenvolveu mais a história, e já vimos uma grande evolução da trama principal, e podemos até dizer que uma parte dela já teve um fechamento nesse volume mesmo.
Adorei o final e posso dizer que estou super ansiosa pelos próximos volumes. "Siege and Storm", segundo livro da trilogia, foi lançado lá fora há pouco tempo, e o terceiro e último livro, "Ruin and Rising", tem previsão só para 2014 lá nos EUA, o que nos resta é torcer para que seja no primeiro semestre e que não demore muito para ser traduzido aqui.
A autora utilizou a Rússia como inspiração. Ela se interessou por uma capa de um atlas imperial, que achou meio sem querer sobre o país, e depois de ler sabia que era dali que queria buscar ideias. Pesquisou sobre a história, a cultura e o folclore do local para construir seu cenário fictício, assim como as vestimentas. As palavras criadas pela autora também foram inspiradas na linguagem russa, algumas ela usou as originais, outras ela pegou fragmentos e acrescentou algo (letras, prefixos, etc.) para o significado que queria.

Sobre a parte gráfica, como recebi a prova da Editora Gutenberg, não posso dar todos os detalhes da parte impressa, se tem algo de diferente, como é a capa ao vivo, mas alguns detalhes acredito que não serão modificados, como um mapa do local, encontrado antes da história começar para ajudar na ambientação, uma página sobre os Grishas antes do primeiro capítulo, que me ajudou muito para não ficar perdida, e há um símbolo no começo dos capítulos, e no rodapé das páginas, junto da numeração, muito legais e que tem a ver com a trama.

Com um enredo cheio de originalidade, reviravoltas, acontecimentos de tirar o fôlego, uma mistura de fantasia, aventura, amizade, romance, e magia, que deu muito certo, uma trama envolvente, original e criativa, e personagens incríveis, é impossível não se apaixonar pela escrita e pela história de Leigh Bardugo. Então o que está esperando para começar a ler? Só um aviso: prepare-se para ser surpreendido em vários momentos!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Nossa!!! Eu não conhecia este livro mas já o quero! rsrsrsrs
    Adoro protagonistas femininas e guerreiras, é um diferencial que me encanta!!!

    Parabéns pela resenha, já entrou para minha lista de desejados! ;)

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Também não sou das maiores fãs de fantasia mas essa capa, essa parte gráfica legal, a Rússia amada como inspiração e a mitologia interessante me conquistaram! :D

    ResponderExcluir
  3. Uau!! amei!!!! eu querooooo!!!, nao sabia desse livro antes desa resenha. adorei, ja vou comprar haha. parabens

    ResponderExcluir
  4. Desde que soube do lançamento do livro, vi a capa, li a sinopse e uma resenha no Livros e Citações eu quero muito. É difícil encontrar um enredo verdadeiramente original no meio desse mar de publicações que seguem uma 'fórmula do sucesso'. Muito bacana o livro!

    ResponderExcluir
  5. Adorei confesso que no inicio o trem ia ser uma mistura de Percy Jackson com Divergente mas a medida que fui lendo a resenha me surpreendi também não sou fã de aventura mas esse parece ser bem interessante por causa da protagonista que no começo começa como uma garota normal e vai evoluindo(gosto disso)

    ResponderExcluir
  6. Achei a sinopse bem interessante, mas achei a resenha um pouco difícil de entender. Acho que são os nomes de categorias esquisitos rs Gostei do fato da protagonista ser uma garota durona! rs
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!
    Gostei bastante da historia, muita magia né!!
    Achei que o livro trás bastante informação, e isso as vezes me incomoda pois fico um pouco perdida, mas logo me tranquilizei pois vc citou que o livro foi bastante desenvolvido""
    Lerei sim se tiver oportunidade mas não é prioridade!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Já gostei só pelo fato de ser uma trilogia, odeio séries grande com mais de quatro, ou série que ainda não tem previsão parar acabar, enfim!! Rei? Vixiiiiiiiii, QUERO AGORA! Amo tudo que envolva essa época. E ainda é de fantasia? <33333333 Adorei a capa e resenha, parece ser ótimo!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Livros que nos tire dessa realidade são sempre bem vindos a uma vida crua e monótona

    ResponderExcluir
  10. Acho que a Trilogia Grisha está vindo realmente pra ficar..
    Não sei se é bem conhecida mas eu estou realmente apaixonado por esses livro..
    Eu não tenho os livros publicados ainda mas amei a história que mistura seres sobrenaturais e misterio, aventura e ação.. então é perfeita!!
    A parte gráfica realmente é INCRIVEL!!!
    Espero conseguir esse livro logo, porque estou encantado haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ótima sua resenha *-* desde que descobri essa série sou loouca para ler e o fato de já ter lidos várias resenhas positivas só aumenta esse ânimo :DD só a temática russa já dá grandes pontos para os livros #loveRússia

    Bjss :3

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha
    Estou louca para ler essa nova série

    ResponderExcluir
  13. Caramba é incrível como ainda existem livros que nunca havia ouvido ou lido sobre. Esse livro parece exatamente aquele tipo de livro que eu adoro e que gasto horas lendo, sou fã de sobrenatural, e achei digno da autora criar um mundo totalmente novo, com criaturas fantásticas totalmente desconhecidas, parece que essa série logo irá dominar o mundo literário.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar tanto sobre este livro,é tão lindo...quero muito ler...!

    ResponderExcluir
  15. Jamais ouvi falar dele.
    Mas eu ameeeeei sua resenha e quero muito ler

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar tanto desse livro e vi em tanto blog que não tô me aguentando de vontade de ler

    ResponderExcluir
  17. Confesso que ainda não tinha visto falar nesse livro, a sua realmente me encantou, me senti viajando na estória. Deu mta vontade de ler

    ResponderExcluir
  18. Não curto muito fantasia, mas esse livro me deixou curiosa. Talvez eu leia.

    ResponderExcluir
  19. Ai minha nossa....que surpresa mais incrível é ver que esse livro é muito melhor do que eu imaginava... Como apreciadora de livros desse gênero, sempre fico com medo de criar grandes expectativas e me decepcionar..mas, percebo que não ocorrerá com esse livro... Adorei sua resenha, pois consegui vivenciar um pouco da história através dela.. parabéns.. Com certeza, esse livro vai pro topo da minha lista de desejados..
    bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  20. Já vi algumas pessoas falando muito bem esse livro, mas até evitei procurar mais informações sobre ele para não cair na tentação, mas acho que vai ser inevitável hahaha
    Pela sua resenha tenho quase certeza que vou gostar do livro. Fiquei bastante curiosa sobre qual dos dois personagens será o par da protagonista, mas o que mais me deixou com vontade de ler foi o plano de fundo político, a forma como essa sociedade é organizada, as diferentes habilidades de cada um e, principalmente, a inspiração da autora na Rússia.
    Todos esses elementos, somados ao romance, devem deixar o livro bem interessante, além do quesito aventura e do desenvolvimento da personagem principal, que parece ser uma garota bem legal, aquele tipo de personagem para o qual torcemos pra valer.
    Essa capa é muito bonita e o que mais achei legal foi o mapa, preciso confessar que adoro mapas nos livros, pois parece que eles nos ajudam a entrar ainda mais no universo no qual a história se passa. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  21. super legal! gostei do conteudo de voces! como vao as coisa? Olha.. legal mesmo heinm! como vao os planos para 2017? vcs ja escreveram um artigo falando dos planos e projetos que vcs tem para 2017? seria top ver! O estilo de seu blog eh super top!!! :D

    ResponderExcluir