O Oceano no Fim do Caminho – Neil Gaiman

Quando vi que a editora Intrínseca iria lançar o novo livro do autor Neil Gaman, fiquei louca para saber um pouco mais dessa nova obra dele. Não porque li seus outros livros e amei (já que ainda não li nenhum livro do autor), mas sim pelo fato de que estava doida para ler uma de suas obras e ainda não ter tido a oportunidade, apesar de falarem tão bem. Agora venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito deste título que está sendo lançado mundialmente e promete conquistar ainda mais os fãs deste autor, que também escreveu Stardust, livro que já foi resenhado aqui no blog (para ler a resenha é só clicar no título), e que também escreveu inúmeras outras obras, inclusive algumas delas já foram para as telas dos cinemas.
Este é um livro um pouco diferente, já que não sabemos o nome do protagonista, apenas que ele é um homem adulto com uma idade mais avançada, que começa a recordar fatos de sua infância ao voltar para sua cidade natal para comparecer a um velório. Ao voltar para aquele local, todos os seus temores, expectativas, lembranças e tristezas voltaram para sua memória de uma forma vívida e clara, fazendo-o se recordar de tudo aquilo que viveu quando tinha apenas sete anos de idade, sendo um menino que não compreendia bem os adultos e sempre estava na companhia de seus livros.
Com este enredo o livro nos ajuda a refletir sobre os fatos de nossa vida, que nos distraem tanto que raramente relembramos sobre quem éramos na infância, e como isso moldou o nosso futuro, nos transformando na pessoa que cada um de nós é hoje.
No início da leitura a narrativa é um pouco nostálgica, mas quando mais vamos lendo a história, mais ficamos encantados com a forma que Neil escreve e mais curiosos para saber o que vai vir em seguida, e assim  passamos a não conseguir largar o livro, já que além de tudo, ainda apresenta uma narrativa rápida, fluida e tão envolvente, que me fez me sentir inserida dentro da história. Uma coisa que eu achei bem interessante, é que o autor falou que utilizou fatos verídicos de sua própria infância para escrever este exemplar, misturando eles com fatos fantasiosos, então passei a leitura quase que sempre me perguntando o que dali era verdade e o que era ficção.
Como costume do autor, “O Oceano no Fim do Caminho” é repleto de fantasia, com um ar mais sombrio e melancólico, ao mesmo tempo em que encanta o leitor, e apresenta um tom de mistério com uma pitada de sinistro, despertando um certo medo a quem está lendo em alguns momentos da leitura, o que só me instigou mais ainda a seguir em frente.
A capa desta obra é muito bonita, já que representa bem o título e a história. O livro é curto, tem apenas duzentas e cinco páginas, fazendo com que a gente consiga ler super rápido. A versão impressa está linda, com alto relevo e verniz localizado no título e no nome do autor, e a diagramação está simples, mas perfeita, com letras com um bom espaçamento entre si, fazendo com que a gente não sinta incômodo na vista ao ler por mais tempo, e as páginas são amareladas, o que também ajuda na leitura.
Super recomendo este livro para todas as pessoas que gostam de um livro nostálgico, que nos faz pensar e refletir sobre a vida, e que consegue nos prender do começo ao fim com uma história deliciosa e cheia de acontecimentos.
Avaliação







>> PROMOÇÃO valendo um exemplar de “O Oceano no Fim do Caminho”. A promoção é pelo Rafflecopter, e para validar a participação tem que comentar no primeiro post da semana especial sobre o autor, #MergulheEmNeilGaiman (CLIQUE AQUI), e é válida até as 23:59hrs do dia 03/07/2013. Participem, e boa sorte! :D

>> Para ler o segundo post sobre o autor dessa semana especial CLIQUE AQUI, deixar um comentário vale chance extra para o sorteio.

 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Como sempre as histórias do autor cheias de imaginação, magia e uma escrita peculiar. A vez em que eu cheguei mais perto de conhecer algo do autor foi vendo o filme Stardust - o mistério da estrela que eu inclusive amei e desde então tenho admirado muito o autor!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler este livro! Já o tenho em ebook, então assim que eu tiver uma folguinha aqui, eu começo a lê-lo!

    Parabéns pela resenha, só me deixou mais curiosa qto ao livro!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro desse autor e não me interesso muito por esse gênero literário mas sempre que leio a sinopse desse livro me surge uma curiosidade pra mim se tratava de uma história completamente diferente da relatada na sua resenha e agora não sei se isso me agrada mas agora fiquei ainda mais curiosa e diversas pessoas estão elogiando o autor o que aumenta ainda mais a minha expectativa para com o livro.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada do autor, mas tenho bastante vontade. Tenho na minha estante Lugar nenhum e pretendo lê-lo agora nas férias. Achei a sinopse de O Oceano no Fim do Caminho bem diferente e já várias resenhas dele falando sobre a escrita peculiar do autor e esse tom nostálgico que a leitura nos traz.
    Achei interessante o livro se basear em alguns fatos reais que aconteceram com o autor, acho que só torna a história mais profunda.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito ansiosa para ler esse livro, espero que eu ganhe. Para mim uma das melhores obras de Gaiman é Coraline. Eu achei tao fofo

    ResponderExcluir
  6. Sabe quando você olha um livro sem ter lido a sinopse mas mesmo assim fica doidinha pra ler? Estou assim com esse livro! Se antes de eu ler a sinopse eu já estava com essa vontade toda, agora imagina depois de ter lido essa resenha... ahahaha. Acho que esse é meu tipo favorito de livro, que nos fazem parar pra pensar, e depois que termina de ler a última página do livro, você mudou, você aprendeu algo, e tudo mudo a partir dali! Ta na minha lista de próximos livros que irei ler! Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto desse tipo de livro nostálgico!!
    Nos faz pensar em muitas coisas em nossas vidas ;)
    Também nunca li nada do autor mas já ouvi falar bastante e tenho muita curiosidade em conhecer seu trabalho..Espero poder faze-lo em breve!!
    Achei a capa muito bonita e misteriosa!!

    Beijos

    ResponderExcluir