O Mágico de Oz – L. Frank Baum

Apesar de não me lembrar de ter visto este filme quando jovem, esta é uma das histórias de que todo mundo já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez na vida. Quem nunca escutou alguém falando da Dorothy, ou do homem de lata? Recentemente foi lançado um novo filme,  pela Disney intitulado “Oz, Mágico e Poderoso”, com atores consagrados, como James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams, Rachel Weisz e Bill Cobbs (coloquei o pôster no final da resenha), e isso me fez pensar em uma coisa muito importante, eu ainda não havia lido este livro. Por isso, logo fui correr atrás para ter essa história em mãos, e assim saber mais sobre as aventuras de Dorothy, e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Este volume conta a história de Dorothy, uma menina que vivia com seus tios em uma fazenda no Kansas, e o seu cachorrinho chamado Totó. Quando um tornado atinge a cidade do Kansas, ele leva consigo a casa onde Dorothy estava, juntamente com ela e o seu cachorro, que acabam parando na terra de Oz. Lá nossa protagonista descobre que o grande mágico de Oz, um ser poderosíssimo, pode ajudá-la a voltar para casa, começando, assim, uma jornada em busca do mágico. No caminho, ela descobre que não é a única que precisa da ajuda do mágico, já que encontra um espantalho que precisa de um cérebro, para poder pensar, um leão que gostaria de coragem para deixar de ser covarde, um lenhador de latas que quer um coração para amar. Nossa protagonista então, juntamente com seus novos amigos, continua com a sua jornada rumo à cidade das Esmeraldas, e neste caminho ela passa por grandes aventuras.
O livro todo é incrível, a história consegue nos prender do início ao fim, além de abordar um tema muito importante, já que fala que não devemos desistir dos nossos sonhos, e sempre tentar alcançar o que almejamos. A narrativa é rápida e fluida, e nos conquista a cada linha. Os personagens são incríveis e muito bem construídos, fazendo com que a gente crie uma certa identificação com todos eles, que tem suas características fortes e demarcadas.
Além de tudo, o livro também nos mostra sobre humildade, já que nossa protagonista, além de uma menina forte, sempre foi humilde, preferindo voltar para casa e para seus tios que não são ricos e vivem no pobre Kansas, a viver em um lugar cheio de riquezas e criaturas mágicas como a terra de Oz.
A diagramação dessa edição publicada pela Universo dos Livros está legal, mas a margem está muito grande. O tamanho do livro (não a quantidade de páginas) poderia ser facilmente reduzido, devido a este fator. As letras estão com um espaçamento e tamanho confortáveis para a leitura, o que nos permite ler por mais tempo sem cansar a vista, e a capa está bem bonita apesar de simples.

Eu não sei se a versão que li é na íntegra ou resumida, por isso não posso dar esta informação para vocês, mas eu super recomendo este livro, ou melhor esta clássica história, para todas as pessoas que gostem de uma boa aventura, com seres diferentes e personagens cativantes, que conseguem nos prender com suas características, além de uma narrativa incrível que faz com que a gente não consiga largar o livro até a última página.

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu me sinto uma ignorante por não saber sobre do que a história se trata. Lembro que quando eu era pequena assisti um desenho do Mágico de Oz, lembro dos personagens, mas não lembro da história em si. Preciso ler esse livro urgentemente, tipo n-o-w! Por que eu to louquinha pra ver o filme (ainda mais com o lindo perfeito etc do James Franco no elenco) e eu odeio ver o filme antes de ter lido o livro. Aiiiii eu quero esse livro agora, como faz? ahahahahaha. Essa resenha me deixou piri, pipiri, pipiri, piri piradinha ahahahahah. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o livro e assisti ao filme (original). Não gostei muito desta nova versão, achei que ficou fora do contexto.

    Adorei sua resenha, meu exemplar é tão velhinho.... não é esta capa, quero comprar um mais recente!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Cada simples e linda, conheço a história por alto, tenho vontade ler, mas antes não resisto, já baixei o filme com a fofa da Judy Garland novinha ainda! <3

    ResponderExcluir
  4. Só conheço a história de O Mágico de Oz por cima, não vi o filme nem li o livro.
    Gostei bastante da resenha e fiquei com vontade de conhecer mais sobre a história, afinal é um clássico.

    ResponderExcluir
  5. Tenho muito curiosidade pra ler esse livro pois pra mim o filme já é mágico então imagina como deve ser o livro e além do mais cresci escutando a história.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh, O Mágico de Oz! *-* Confesso que também não sei se já assisti ao filme, mas é certeza de que o livro eu nunca li. E amei a sua resenha!
    Um dia, em breve, eu o lerei. E eu quero muito ver o filme também.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Eu quero muito ler este livro. Eu já assisti a este filme, gostei mas pelo que sei não é a mesma história deste livro.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti nenhum dos filmes, tbm não tenho interesse nenhum no livro, dizem que essa nova versão filme é muito ruim e bem tosca...

    ResponderExcluir
  9. Oieee!!
    Já assisti um dos filmes e me lembro muito bem da historia encantadora que magico de oz nos passa!!
    Não li o livro ainda em nenhuma versão!! rsrs
    Mas adorei a resenha!!
    Fiquei curiosa! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo O Mágico de OZ, mas eu nunca tinha lido o livro, nunca nem se quer parei para procurá-lo.
    Este filme me chamou muito a atenção e estou louca para assisti-lo já faz tempo!

    Ótima resenha, parabéns.
    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  11. Assisti ao filme e considero-o um dos melhores de todos os tempos. O livro nunca li mas a resenha me motivou a fazê-lo.

    ResponderExcluir