Laços de Sangue – Bloodlines #01 – Richelle Mead

Apesar desse livro possuir spoilers da série Academia de Vampiros, essa resenha não apresenta nenhum spoiler, nem desse livro, nem da série VA.
A trilogia Bloodlines é uma spin-off da série Academia de Vampiros, ou seja, a autora pegou um personagem que teve alguma participação na outra série e a colocou como protagonista nesta e, apesar de serem histórias diferentes com personagens distintos, a mitologia é a mesma, e há a participação de alguns personagens de lá, aqui.
No mundo criado por Richelle Mead, há humanos e vampiros convivendo juntos, mas sem que a maioria dos primeiros saiba da existência dos outros. Os vampiros são divididos em tipos, os Moroi, que não são tão diferentes dos humanos, já que não são imortais, não tem força descomunal, podem ficar expostos ao sol (mas por muito tempo pode causar danos à saúde, como fraqueza, tontura, entre outros), se alimentam de sangue humano, mas não matam suas presas (na verdade elas são voluntárias), e possuem um tipo de magia, que pode ser relacionado com os elementos da natureza, água, fogo, ar e terra, ou com espírito; do outro lado há os Strigoi, que são mais perigosos, matam as vítimas para beber todo o seu sangue, são imortais, não podem ser expostos ao sol, e são bem fortes; mas também há os Dampiros, que são filhos de Moroi com humanos ou Moroi com Dampiros, são, portanto, os mais parecidos com os humanos, não sendo tão pálidos quanto os outros, não precisam de sangue para viver, são bem fortes e treinam para ser guardiões (como se fossem seguranças) dos Moroi.
No campo dos humanos, conhecemos os alquimistas, que são os responsáveis pelo segredo da existência dos vampiros não ser revelado para toda a população. Eles possuem diversos materiais químicos para fazer soluções que possam ajudar a combater os Strigoi, ou ser usados para segurança, entre outras coisas. Os alquimistas aprenderam a renegar os vampiros, já que estes são considerados por eles como algo antinatural e terrível, e qualquer tipo de relação que não estritamente profissional com eles é repugnante e visto como traição.
Sydney Sage é uma alquimista e, por ser criada com esses valores, ela também pensa assim. Mas, após ter participado de um ato que ajudou um dampiro em seu passado recente, ela precisa mostrar que é leal aos alquimistas e na verdade não é uma “adoradora de vampiros”, como eles passaram a vê-la. Para isso, e para proteger sua irmã mais nova, Zoe, ela resolve se voluntariar para ficar no lugar dela em uma missão que envolve proteger Jill, uma princesa vampira, que precisa ser levada para um local seguro e se misturar com os humanos para não ser descoberta. Para isso, Sydney vai precisar viver com Jill, como sua irmã e colega de quarto, em um colégio interno em Palm Springs, e para não revelar nada sobre esse mundo com quem não deve, ela precisa retocar sua tatuagem com um lírio dourado no rosto, que guarda um certo tipo de magia.
Vejo muita gente falando maravilhas da história e da escrita da autora na série Academia de Vampiros, e tenho vontade de conhecer seu trabalho desde então. Já li um livro adulto dessa autora, A Filha da Tempestade, e não gostei tanto assim, mas também li seu conto “Luz do Sol”, que saiu na coletânea Beijos Infernais, e foi o meu preferido do livro! Desde então, minha vontade de ler a série de vampiros dela só aumentou. O problema é que são seis livros, o último ainda nem foi lançado no Brasil (vai ser lançado só agora, finalmente, para a alegria dos fãs), e eu não estou com tempo para lê-los, até porque, se tivesse tempo sobrando minhas prioridades seriam outras.
Então, mesmo que geralmente eu não goste de spoilers, e com o lançamento dessa nova trilogia da autora nesse mesmo “mundo”, resolvi abrir uma exceção e começar Bloodlines, e não me arrependo, gostei bastante da história, apesar de não ter amado, e vou poder acompanhá-la tranquilamente.
Sydney é uma protagonista mais ou menos, em minha opinião. Não a odiei, mas também não chegou nem perto de eu tê-la adorado. Uma característica que não gostei muito nela é que ela é tipo perfeita em tudo, sabe tudo de TODAS as matérias, fala quinhentas línguas fluentemente, e até é perfeita nos esportes, coisa que não fez quase nunca na vida, além disso, se dá muito bem em convívio social, mesmo que não tenha frequentado escolas antes, e não sabia como lidar com aquilo até aquele momento, e ainda critica Jill, que não está tendo o mesmo sucesso, como se todas as pessoas no mundo deveriam se comportar da mesma maneira que ela, a que ela acha correta, e até em mini golfe, que ela nunca havia jogado na vida, se torna expert com apenas uma tacada.
Sydney também me irritou profundamente quando ficou chateada porque sua roupa, que geralmente é PP, acabou sendo do tamanho P no novo colégio, e o quanto ela se sente mal perto dos vampiros, porque eles são magros e elegantes e ela não se sente nada disso na presença deles, e repetiu esse caso das roupas mais de uma vez. Eu achei esse drama bem desnecessário, é só um número abaixo, pelo amor!
Também acho que fugiu do propósito que Sydney estivesse ali na missão para proteger Jill, mas parecia estar mais interessada em resolver assuntos escolares, já que priorizava eles mesmo quando Jill tinha sumido ou estava passando por algum problema, e mesmo que ela já tivesse se formado no colégio, e estava ali apenas para cobrir seu disfarce. Falando nisso, não entendo muito essa missão, e o motivo de a escolherem, sendo ela bem mais velha que Jill, se ela não poderia frequentar as mesmas aulas e então a menina ficaria sem vigilância a maior parte do tempo, se o emprego de Sydney era exatamente ficar de olho na garota.
A construção dos personagens foi muito bem feita, cada um apresenta suas características próprias e diferentes dos demais, mas, infelizmente nenhum deles me conquistou totalmente, acho que posso ter gostado mais do Eddie, mas as participações dele não foram assim tão frequentes, espero que isso mude nos próximos volumes. Não gostava de Adrian no começo, porém no final do livro ele se tornou alguém melhor (era meio óbvio que isso ia acontecer) e, portanto, passei a gostar mais dele. Com certeza é de se esperar que ele vá se tornar o par romântico da protagonista. Já Jill ficou meio indiferente para mim, não cheguei a odiá-la, mas também não curti muito sua personalidade, principalmente porque me irrita o fato de quase todos os garotos (os mais velhos), se apaixonarem por ela tão rápido quanto um piscar de olhos.
O livro segue em um ritmo constante, e nada muito grandioso acontece na maior parte do tempo, só quando estamos nas últimas páginas é que as ações começam a se desenrolar com mais intensidade, despertando mais interesse do leitor (pelo menos comigo foi assim). Acho que essa é uma característica da narrativa da autora, já que, relendo minha resenha de “A Filha da Tempestade” (pois é, minha memória é falha e eu precisei reler para lembrar o que achei), percebi que foi mais ou menos assim lá também. Não sei se é por causa do meu momento de leitura, ou se por causa dessa lentidão para algo mais agitado acontecer, que fiquei lendo esse título por muitos dias, o que acabou cortando com meu ritmo de leitura, que estava maravilhoso (e isso é uma pena), então não posso dizer que a trama flui muito bem, já que comigo não aconteceu isso.
Como comentei no começo da resenha, só tinha lido um conto com esse mundo criado por Richelle Mead, e agora consegui me aprofundar mais com essa série, e gostei bastante, além de achar interessante essa abordagem dela de criar tipos diferentes de vampiros, e até me fez gostar mais desses seres (pois é, não sou uma grande fã).
Admito que não fiquei tão surpresa com as descobertas e revelações por trás dos acontecimentos deste livro, porque eu já imaginava tudo aquilo. Claro que não sabia perfeitamente de tudo, mas não foi nada inimaginável, e acho que a autora pecou nesse aspecto, porque eu gosto de me surpreender e isso não aconteceu.
Em uma conversa com a Bruna Costenaro, uma das colunistas aqui no blog que resenhou os quatro primeiros livros de VA (O Beijo das Sombras - resenha 01 e 02Aura NegraTocada pelas Sombras, e Promessa de Sangue), e com muito cuidado para nem eu nem ela soltarmos spoilers, acabei descobrindo que algumas coisas que acontecem nessa série ainda não foram citadas até o quarto livro de VA, que é até onde ela leu. Então se você não quer spoilers e está com vontade de ler esse, espere para fazer isso apenas depois de ter terminado o último livro de VA.
Quem está buscando um jovem adulto sem romance ou com muito pouco, indico Laços de Sangue, já que, pelo menos nesse volume, chegou a quase 0% de romance (não foi nulo porque só contei um secundário), com a protagonista não saiu do zero, mal teve algum indício de alguma coisa.
O que eu acho legal é que a publicação da trilogia está saindo pela Editora Seguinte, que já vai lançar O Lírio Dourado, próximo livro da série, ainda esse ano, o que é um alívio para os fãs, já que não terão que esperar tanto assim.
Sobre a parte gráfica, meu livro é uma prova então não posso dar detalhes de diagramação, mas eu acho que vai ficar parecida, e ela é simples e muito bem feita com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis; nem da versão impressa, já que eu não sei o que vai mudar, só parece que a capa tem verniz localizado no título. A única coisa que eu possa comentar com certeza é que não gosto tanto assim dessa capa, ela não me atrai em nada, então se eu não conhecesse a história ou a autora, ela nem me chamaria a atenção em uma livraria, mas isso é questão de gosto e sei que tem gente que adorou.
Com uma narrativa gostosa, apesar de lenta, personagens bem construídos, uma nova abordagem dos vampiros, essas criaturas que sempre dão o que falar, indico a leitura de Laços de Sangue.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Eu tbm não gosto muito dessa capa, talvez eu visse em uma livraria e nem me tocasse que é YA. Pelo título juntamente pela capa ia achar que era um drama adulto, mas enfim, o importante é o conteúdo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatha, eu não li AV ainda, mas não tenho ou tive problemas para ler sua resenha pois não ligo para spoilers.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li AV, mas tenho bastante de ler a série. Mas como vc mesma apontou, são 6 livros e o ultimo ainda não saiu aqui no Brasil. =(
    Pelo que vc descreveu, a Sidney parece ser um pouco fútil. Poxa, se incomodar porque está usando uma roupa P e não PP? Quanto drama! Mas gostei de saber que tem uma classificação diferente de vampiros. Pelo menos alguma coisa original.
    Vou procurar ler AV antes de ler Laços de Sangue.

    ResponderExcluir
  4. OMG! Eu necessito deste livro! Sou fã de VA e ainda não me recuperei do choque da série ter terminado :(

    Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa!!! rsrsrsrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oieee!!!
    Ainda não li VA mas morro de vontade =)
    A protagonista me parece um pouco chatinha e meio dramática mas gostei do enredo geral!!
    Gosto muito de livros sobre vampiros ainda mais aqueles que tentar diversificar um pouco a historia!!
    Fiquei interessada se tiver oportunidade lerei com certeza!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não li AV nem nada da autora mas quero muito ler por causa dos elogios que ela recebe apesar desse livro parecer bem lentinho.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li Academia de Vampiros, mas já tive vontade de ler. Como já disse em outro comentário, acho que não consigo mais ler livros de vampiros. :(
    Já li tantos que enjoei legal. Mas adorei o enredo desse livro, quem sabe um dia né? ahaha

    ResponderExcluir
  8. Eu li recentemente "O Beijo das Sombras" e simplesmente fiquei encantado com essa nova visão que a Richelle criou. A escrita dele é super gostosa e bem desenvolvida. Estou acompanhando em outro blog a leitura de "Laços de Sangue". Ao contrário de você, estou apaixonado pela Sydney. Ela se tornou uma das minhas personagens prediletas. Tenho vontade de ler "Laços de Sangue" assim que eu terminar a série AV.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li e reli V.A umas trocentas vezes, nem preciso falar que é uma de minhas séries preferidas. Também já li laços de sangue só que em e book, mas vou compra-lo impresso em breve. Eu gosto muito da capa e como você falou é um alivio que seja pela editora seguinte. Essa coisa da protagonista ter essas chatices é normal nos livros da Richelle, eu acho, em V.A. Rose tbm tem suas crises por nada, mas é um personagem bem forte. E Adrian, o que falar de Adrian! rsrs,Quando você começa por V.A. já conhece a personalidade dele, acho que ele vai tirar todo esse jeito perfeito da Sidney... Ele com certeza me agrada! <3 Concordo que a história não é lá muito fluída, mas espero que melhore no 2º volume.

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros sobre vampiros!
    Sua resenha sobre Laços de Sangue me despertou um grande interesse pelo o livro, portanto assim que puder o lerei. (:
    Não gostei muito da capa... Porém como diz o velho ditado: "Não julgue o livro pela capa".

    Você escreve muito bem, parabéns pelo blog! <3

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu amo vampiros... e tive minha cota (grande diga-se de passagem) deles... então por isso, eu passei essa série... mas sei que não conseguirei ignorá-la por muito tempo... rs... amei a resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu vou ler a VA mas quero ler todos juntos, pois não gosto de ler um livro e depois ficar esperando uma eternidade para ler a continuação. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. A resenha ficou muito interessante e bem elaborada, me deixando com muita vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha! Me deu vontade de ler o livro *o*

    ResponderExcluir
  15. Tá na minha lista dos próximos a comprar...

    ResponderExcluir
  16. amei a resenha, este é um daqueles livros que ainda não tive a oportunidade de ter mas ouço falarem muito bem :D

    ResponderExcluir
  17. Ah, pretendo ler muito em breve Laços de Sangue, já que semana passada eu terminei de ler a série Academia de Vampiros. Já dá vontade de rever os personagens e saber mais deles. Já na série Academia de Vampiros, Sydney é uma personagem que às vezes irrita por essa coisa de ser super certinha.

    ResponderExcluir
  18. Essa série promete ser tão boa quanto a outra. Quero ver se consigo ler esse ano ainda, principalmente depois dessa resenha. Realmente a capa poderia ser melhor, mas não vamos exigir muito. Sendo a história boa o resto a gente releva. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falarem muito dessa série, tanto bem, quanto mal. E como eu sou apaixonada por vampiros, acho que esse é o tipo de livro indicado para mim. Outro que vai para a minha lista \o/

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou muito a favor de uma autora explorar tanto uma obra a ponto de pegar personagens de uma saga e escrever outra. Acho um tanto quanto falta de criatividade e promessa de lucro/venda certa!! Porém, pelo que pude entender a história é boa, portanto vou ter que ler para provar se estou certo ou não em criticar a autora! hahaha

    ResponderExcluir
  21. Ja ganhou um ponto por falar de vampiros, e pela resenha, eu preciso desse livro. Pena q o ultimo ainda n foi lançado no Brasil, irei adicionar a minha lista de livros desejados no skoob, boa indicação

    ResponderExcluir
  22. Ouço inúmeros elogios à VA constantemente, mas ainda não me aventurei pela leitura dessa série.
    Mas gostei do ritmo desse spin off, e dos personagens. Acho que agradará os fãs de VA.
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, não é o meus estilo de leitura, mas recomendaria a todos que gostam dessa leitura....
    :D

    ResponderExcluir
  24. Adorei, adoro esse estilo de livro. Apesar de tudo, me interessei pelo livro. É algo diferente dos que eu já li. Me interessei pela história

    ResponderExcluir
  25. Eu li aos livros da série academia de vampiros, e gostei bastante da história criada pela autora, acho bem legal ela criar um livro sobre um personagem da série, isso nos ajuda a entender mais sobre o mundo criado por ela...
    Estou curiosa para ler laços de sangue...

    ResponderExcluir
  26. Li Academia de Vampiros e não gostei, infelizmente não me interesso por histórias deste gênero!

    ResponderExcluir
  27. estou fascinada com essa resenha louca para ler o livro, adoro historias que envolva vampiros.ansiosa.

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de histórias sobre vampiros, estou doida pra ler esse livro!

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada de Academia de Vampiros, então acho que 'Laços de Sangue' não fará muita diferença na minha vida. O enredo é bem legal, é claro, com todo esse negócio de vampiros. Mas se trata de uma série, e fica muito difícil pra mim acompanhar :/

    ResponderExcluir