Emmi e Leo – A Sétima Onda – @mor #02 – Daniel Glattauer

Essa resenha não apresenta spoilers, nem do volume anterior.
Em “Emmi e Leo”, continuamos a acompanhar a história dos personagens que emprestam seus nomes ao título. Emmi é uma mulher casada com um homem mais velho e mãe dos filhos do seu marido, que não é muito feliz em sua vida, até que conhece, através de um e-mail enviado para o destinatário incorreto, Leo Leike, um homem solteiro e meio misterioso, que saiu de um relacionamento sério há não muito tempo. Depois da troca inocente de e-mails por parte dos dois, uma amizade começa a surgir e, a partir dela, alguns sentimentos mais fortes começam a se desenvolver. Agora, eles estão muito próximos um do outro, mas ao mesmo tempo estão bem distantes.
No primeiro volume dessa duologia,  “@mor” (para conferir a resenha, basta clicar no título), vimos essa história dos dois crescer até chegar a um ponto crítico: se eles se conhecerem pessoalmente, o que poderia vir a acontecer? Qual o próximo nível que o relacionamento deles vai alcançar? Ou vai acabar de repente, do mesmo jeito que começou?
Depois de terminar o primeiro livro com um final daqueles, onde a história acaba justamente no ápice, deixando o leitor super curioso para saber o que vem em seguida, esse segundo volume começa como se fosse uma continuação da última cena do anterior, mas só que depois de três semanas, e essa passagem de tempo é bem comum em toda a história, tanto no primeiro, como nesse livro, já que entre um e-mail e outro podem se passar apenas segundos, minutos, dias, meses, etc.
Já tinha gostado do primeiro volume, mas gostei ainda mais do segundo. Ambos os protagonistas estão na faixa dos 30 anos, e por isso esse romance é adulto, não tem cenas fortes, só há insinuação de sexo. Mas a história dos dois é bem fofa, em minha opinião. Apesar disso, a relação dos dois é bem madura e está mais intensa e mais emocional nesse volume.
Acho que esse livro passa muita realidade por suas páginas, porque acredito que esse caminho que eles estão passando no momento da leitura, seja para onde os sentimentos seguem normalmente, se isso acontecesse fora das páginas. Imagino que os sentimentos sejam assim, a agonia de querer estar junto sem poder fazer muita coisa para mudar isso, o medo de que você não consiga deixar sua relação de carne e osso para trás para investir em algo que até o momento era virtual, mesmo que tenha sentimentos envolvidos, o receio de que se ficarem juntos não dê certo, aquela preocupação por não saber se o outro é exatamente o que diz ser, e se tudo o que diz é verdadeiro ou não.
Essa é uma leitura bem dinâmica e rápida, inclusive porque o relacionamento dos dois é todo apresentado através de e-mails, então nós só podemos acompanhar o que eles conversam entre si, seus sentimentos, anseios, etc., apenas o que um quer que o outro saiba a seu respeito, nunca o que sentem fora daquele contato, ou seus pensamentos sozinhos, aquele tipo de coisa que guardamos só para nós mesmos, ou até aqueles que conversamos com alguma pessoa que tenha uma importância diferente em nossa vida, como por exemplo algo que conversaríamos com nossos amigos. O que sempre acaba dando para passar aquela dúvida se tudo o que um fala para o outro é real.
Adoro a narrativa de Daniel Glattauer, e mesmo que não possamos acompanhar a cena exatamente quando ela ocorre, ele consegue dar um jeito de fazer com que o modo que os personagens conversam sobre aquilo posteriormente nos leve de volta àqueles momentos como se realmente pudéssemos assisti-los quando aconteceu, só que de uma forma indireta. Além disso, por mais que falar por computador não traga aquela sensação real de como a pessoa está falando, por exemplo, se está sorrindo, ou chateado, etc., o autor soube colocar muito sentimento em suas palavras, então é impossível não sentir junto com os personagens.
Os protagonistas são bem cativantes. Adoro a Emmi e o Leo, mas ele é meu preferido. Suas personalidades continuam iguais, com suas particularidades, tão diferentes um do outro, mas há um amadurecimento de ambos, e também conhecemos mais da intimidade deles. Coisas que eu acho necessário em uma história como essa. E, mesmo que possa incomodar algumas pessoas o modo como eles agem nesse volume, isso não aconteceu comigo, eu consegui entender seus comportamentos a partir de seus sentimentos e anseios.
Há também toda aquela questão da ansiedade, positiva, com a espera gostosa até outro entrar em contato, ao mesmo tempo em que é agoniante, já que não dá para saber se o outro vai sumir do nada, e não pode acompanhar a vida dele da forma como realmente gostaria, se conhecendo pessoalmente e se tocando, por exemplo.
Só acho que o livro acabou deixando um gostinho de quero muito mais, queria saber o que ia acontecer em seguida, como que o relacionamento deles ficou após terminar a última página. E, se o autor fosse escrever mais, eu iria ler com toda a certeza.
Nas mãos, esse livro parece maior do que o anterior, mas tem menos páginas, só 167 contra 184. Isso se deve ao ótimo trabalho de impressão da editora, com folhas amareladas mais grossas, de um material muito bom. A diagramação é simples, mas muito bem feita. A capa teve um novo projeto gráfico e está maravilhosa, além de completar a anterior quando colocadas uma ao lado da outra, como visto no final do post.
Indico a leitura dessa duologia para aqueles que buscam uma deliciosa história de duas pessoas que se conhecem de uma forma bem comum nos dias de hoje, a internet, e passam a desenvolver sentimentos e, consequentemente, uma história de amor deliciosa de ser acompanhada, leve, divertida, misteriosa e fofa.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Eu tenho o primeiro livro mas ainda não o li! Agora tbm só vou lê-lo depois que comprar a continuação!!! hehehehehehe

    Adorei a resenha! To mega curiosa com esses livros!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Que capas fofas, legal a atitude da editora de mudar as originais! Tenho uma super curiosidade de ler essa história, eu costumo dizer que minha vida é uma espécie de @mor com Um dia. Vivi um relacionamento que começou na net, e é muito improvável, agora com sua classificação fiquei ainda mais ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  3. Não li @mor mas a sinopse não me agradou muito apesar dos livros ter diversos elogios acho que não me interesso por eles pela ideia dos principais não ficarem juntos não aceito isso mas fora esse pequeno detalhe adoro o modo como o livro é narrado atravez de e-mail isso dá uma cara tão legal a narrativa que me faz ter vontade de ler

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sinopse do livro!
    Achei bem interessante e moderna usar emails trocados como cenário de um romance em desenvolvimento. Tem seus momentos bonitinhos, mas também tem a espera pela resposta do outro.
    Adorei as capas! Combinam muito uma com a outra!

    ResponderExcluir
  5. Achei bacana eles fazerem essa alteração na capa, bem melhor, pena que nem todo mundo que tinha o primeiro exemplar na primeira edição pode comprar essa edição linda nova.
    Se o primeiro foi bom e esse melhor ainda, por que não?! E o fato dele não ter nada muito pesado tbm ajuda muito, prefiro coisas mais leves ^.^

    ResponderExcluir
  6. ainda nao li @mor mais possivelmente eu irei comprar esse livro, a sinopse de Emmi e Leo parece se interesante. Nao sei aonde vai caber esses livro la em casa, ja ta cheia de livros hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li mas tenho muita vontade viu!!
    Li a resenha do outro livro também aqui no blog e achei muito fofa a historia!
    Tem razão hoje em dia arrumar namorado na internet ta cada vez mais fácil... rsrsrs
    Mas tem que tomar cuidado néah a internet as vezes é traiçoeira!!
    Amei as capas!!Espero ler em breve Bjus

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li e nem tinha visto ele, mas fiquei super curiosa, adorei a sinopse, e tenho certeza que vou adorar esse livro, e ficar bem esperançosa aahahahaah. Sempre que eu leio um livro de "romance", pode ser o mais bobinho, eu fico esperando acontecer as mesmas coisas na minha vida... Talvez seja por isso que eu sempre tenho AQUELA ressaca literária! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Espera? No livro anterior eles não se conhecem? OMG! Deve ser um livro que dá muita agonia auhsauhs
    Não gosto de livros que os personagens só trocam mensagens e nunca se conhecem =/
    Isso me estressa e me sinto como se o autor apenas enrolasse u.u

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir