Azul é para Pesadelos - Laurie Faria Stolarz

Expectativa é uma droga para com um livro, especialmente quando ela é frustrada. Namorava muito tempo este livro, esperei pacientemente que ele entrasse em promoção, então o comprei e em seguida comecei a lê-lo, para no final me perguntar porque mesmo que eu queria tanto lê-lo? O livro em questão é Azul é para Pesadelos, da autora Laurie Faria Stolarz, da editora Bonobo.

Stacey está em seu primeiro ano no colégio interno e ela é apenas mais uma aluna entre as demais. De repente começa a  ter pesadelos com Drea, sua melhor amiga, que indicam que sua amiga está correndo perigo de vida. São pesadelos que parecem muito reais e ela não pretende ignorá-los como fez há três anos atrás, quando isto lhe custou a vida de uma criança.

Drea começa a receber ligações de um homem, além de presentes persecutórios. Stacey por sua vez tenta através de seus dons ajudar a amiga a enfrentar seu perseguidor, mas para isso ela paga um preço, um segredo que guarda a sete chaves todas as noites. Todos ao seu redor parecem suspeitos, até o ex-namorado de Drea por quem Stacey acabou por se apaixonar. Será que a magia de Stacey será suficiente para revelar o assassino ou ele a fará se deparar com seus maiores pesadelos?

Stacey é uma garota mal resolvida, não consegue lidar bem com os problemas de sua vida. A única coisa com quem tem uma relação saudável é com a magia que aprendeu com sua avó, não tem vergonha de fazê-la e compartilhar com suas amigas. As demais coisas como a paixão que nasceu por Chad, a relação estranha com a mãe e a morte que ocorreu no seu passado parecem misturadas em seu inconsciente.

Sua amiga Drea é egoísta e pensa que todos os garotos estão aos seus pés, acredita piamente que Chad ainda gosta dela e não consegue perceber que ele gosta na verdade de Stacey. Não consegue levar a sério as ameaças que sofre do misterioso homem, já que qualquer ligação ou aparecimento de Chad a faz mudar completamente.

Narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Stacey, a trama tem um desenvolvimento tenso sob o ponto de vista dos pesadelos fortes e agoniantes, mas muito superficial do ponto de vista das personagens, afinal o que você faria se alguém tivesse te ameaçando de morte? Continuar sua vida como se nada tivesse acontecido? Pois é assim que elas acabam por levar isso. Todos os diálogos que começam com a discussão do caso sempre se perdem em assuntos supérfluos e bobos. Eu compreendo que é uma característica adolescente, mas também é outra característica levar os acontecimentos ao extremo.

Outra característica que me incomodou é a forma da narração no início, de forma muito direta e seca, mas que vai mudando ao longo da trama. Logo o que percebemos é o amadurecimento da escrita de Laurie, que começa a fluir melhor do meio para o fim.

O aspecto magia até que é bem apresentado, mas não respeitado, nunca vi alguém iniciar um ritual e ter diálogos paralelos depois dele iniciado. É algo que pessoalmente me irritou. A ideia de suspense é bem trabalhada e o livro de fato transmite isso a quem lê, mas todos os demais detalhes citados são difíceis de engolir porque destoam do esperado.

As últimas 50 páginas, entretanto, parecem outro livro, Stacey se vê sozinha, e ai sim aparece tudo que deveria existir desde o início do livro, tensão, seriedade diante do problema, magia levada a sério e por fim a solução do caso. Confesso que não adivinhei o culpado, mas isso se deve também a uma falha, onde certo personagem tem atitudes dúbias que acabam sem qualquer explicação no final.


Azul é para Pesadelos é o primeiro livro da série,  e também o primeiro livro de Laurie o que fica muito visível para quem lê. Se ela engrenar no ritmo do final do livro, Branco para Magia, próximo livro da série tem tudo para ser o que Azul é para Pesadelos tentou mas não conseguiu.

Avaliação

          >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Não conhecia o livro, agora nem quero conhecer! Triste qdo a gente espera tanto de um livro e nada neh???

    Adorei sua resenha, bem sincera!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro. por isso amo os blogs. Eles nos apresentam cada achados! Gostei da resenha.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já passei por isso diversas vezes... expectativa MIL, realidade ZERO hahahaha... Esse em especial, não faz muito meu estilo... mas gostei da capa. Achei linda.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, :D

    Da uma passadinha no meu blog e ve esse post? acho que voce vai gostar! http://des-conversando.blogspot.com.br/2013/07/1-amigo-secreto-literario.html

    ResponderExcluir
  5. Vish, é impressão minha, ou algumas pessoas comentaram sem nem ler o post? O_o. Acho que o pior de comprar um livro que desaponta é quando tu vês que a história tinha um grande potencial, mas ficou chata porque o escritor não conseguiu extrair dela o que tinha de melhor :( Foi assim comigo com "O clube do filme".

    Bom, adorei sua resenha, você se expressa super bem e conseguiu fazer uma crítica bem opinativa sem atacar demais (vamos combinar, tem gente que exagera). Beijos!

    http://twbmwbrazil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sério já li a sinopse pensei que o livro tinha tudo pra ser bom já que mistura magia+pesadelos+mistério é uma pena mas quero ler mesmo assim mas já fiquei chateada já que tenho a mesma opinião que você sobre a parte do ritual quem fala enquanto faz um ritual.

    ResponderExcluir
  7. Eu pensava que o livro ia ser muito bacana depois de ler uma resenha super elogiando no Garota it. Caramba, eu que ia até comprar desisti!

    ResponderExcluir
  8. Ando cansadinha de séries, esse estilo e essas capas meio amadoras. Mas ta valendo a dica, também não conhecia o livro!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro na minha estante já faz um bom tempo, na verdade eu tenho também Branco é para magia mas ainda não me animei de verdade para ler, sempre passo outras leituras na frente.

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Acho tão cansativo livros que só se desenvolvem adequadamente quase no final =/
    A historia em si parece muito interessante e eu amei a capa!!Mas depois da sua resenha fiquei receosa!!
    A unica esperança é que os outros da série sejam mais elaborados!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Outro livro que to para ler a séculos, mas sempre me desanimo por causa das críticas. :(
    Quem lê a sinopse espera um livro super maravilhoso... Talvez seja esse um dos motivos de ter tanta crítica, já que a expectativa fica lá em cima.
    Beijos.

    ResponderExcluir