Áurica – Gina Rosati

Em “Áurica” conhecemos Anna Rogan, uma garota que possui um segredo muito especial: ela tem um dom nada comum de conseguir fazer viagens astrais para fora do corpo, ou seja, enquanto continua viva, seu espírito se desprende do corpo e pode vagar pelo mundo inteiro, é só ela imaginar que logo está em um outro lugar, inclusive países bem distantes, e depois volta para o corpo com suas lembranças, mas sem nenhum dano e continua a viver sua vida normalmente.
A única pessoa que conhece seu segredo é seu melhor amigo desde sempre, Rei, e foi ele quem lhe deu o apelido todo fofo de menina áurica. Tudo está bem normal em sua vida, até que Taylor, uma garota popular, metida e megera de seu colégio resolve aprontar uma das suas artimanhas para cima do amigo de Rei, Seth, que é um carinha com pinta de bad boy que já se meteu em diversos problemas, e um acidente ocorre e Taylor acaba morrendo. O problema é que Anna resolveu fazer uma viagem astral para assistir a cena, e quando volta para seu corpo, o pior acontece: ele não se encontra na cama, onde ela o deixou. E é aí que ela descobre que ele foi roubado por ninguém menos que Taylor.
Para a situação ficar ainda mais complicada, a única pessoa, além de Seth e Taylor que sabe exatamente o que aconteceu é Anna, e já que Taylor possuiu seu corpo, ela não pode fazer nada para inocentá-lo, enquanto Taylor resolve colocar a culpa em Seth, como se o ocorrido fosse na verdade um assassinato, e não um acidente em que a própria Taylor se meteu.
Precisando reverter essa situação maluca, e ainda temendo ficar presa no vácuo para sempre, sem poder voltar ao seu corpo, Anna resolve pedir ajuda a Rei, se projetando para ele e encontrando uma maneira de trocar mensagens, afinal ela não consegue se comunicar verbalmente, e, juntos, bolam um plano para conseguir seu corpo de volta e inocentar Seth.
Não conhecia a história desse livro, nunca tinha lido nenhuma resenha a respeito dele, nem mesmo tinha escutado falar sobre ele ou a autora. Quando vi no site da Jangada sobre o lançamento, gostei da capa e parei para conferir a sinopse, me interessei ainda mais e fiquei com vontade de ler, mas não estava com altas expectativas. Depois de ler posso afirmar que me surpreendi positivamente com essa história.
Esse é um livro jovem adulto, com uma temática bem diferente, afinal fala de viagens astrais, do espírito saindo do corpo para passear, enquanto o corpo, a matéria, permanece em um local, e se você não tem a mente aberta para essa possibilidade, mesmo que apenas na literatura, então esse não é um livro que vá te agradar, mas se você acha o tema interessante, gosta de histórias leves, descontraídas e fofas, então com certeza vai se encantar pela história também.
Adorei a Anna! A achei uma protagonista divertida, adorava acompanhá-la em sua vida, suas viagens em projeção astral, seus pensamentos, suas opiniões. Ela é daquele tipo de personagem cativante, que faz com que o leitor fique torcendo para que as coisas deem certo em sua vida e que o final do livro termine de forma positiva. Outro personagem que adorei foi o Rei, ele é apaixonante, super fofo, se preocupa com a Anna e com Seth, é divertido e leal. Adorei a amizade dos dois, a relação entre eles é muito fofa, eles são ótimos juntos, e adorei ver os sentimentos mais fortes serem despertados e desenvolvidos. Eu ficava torcendo para que ela pudesse voltar a seu corpo para que ficassem juntos logo. Também gostei do Seth, apesar de ele ser mais apagado na história e ter seus problemas de raiva, ele é uma boa pessoa e não merecia passar pelo que passou. Enquanto isso, odiei a Taylor, ela é uma personagem pé no saco, super chata, metida, tudo de ruim, diabólica e irritante.
A construção dos personagens foi muito bem feita, no caso da Anna, por ser narrado em primeira pessoa, podemos entender todo o seu conflito interno a respeito de sua vida, sua família, seus problemas, seus medos, anseios, a segurança que sente através de Rei e a atração física inevitável que começa a crescer dentro dela. As famílias dos dois são apresentadas, há alcoolismo e aceitação/submissão desse fato de um lado e pais repressores do outro, e Anna e Rei acabam achando uma válvula de escape um no outro.
Gosto muito dos livros que a Jangada lança, a grande maioria deles é ótima e me encantou bastante, e com esse não foi diferente. Toda a história tem um ar delicioso de ser acompanhado, os personagens são ótimos, achei o enredo bem original, pelo menos eu não tinha lido nada no estilo, e achei muito legal e interessante essa parte da menina poder fazer viagens astrais e ainda continuar viva, e a leitura é bem fluida, quando nos demos conta já chegamos ao final.
A capa é linda! Inicialmente dá para ficar se indagando sobre o motivo da menina estar ali flutuando, mas lendo a sinopse e, posteriormente, conhecendo a história, dá para percebermos que essa cena se encaixa perfeitamente com o livro, inclusive com um dos acontecimentos. Pena que não há nada de especial ou diferente na versão impressa do livro. A diagramação está muito bem feita, com fonte em tamanho grande, e um ótimo espaçamento, e as páginas são amareladas.
Esse é um livro único, então não faz parte de uma série e, por isso, tem um final. Para quem quer fugir um pouco dessa coisa de precisar ler continuações, essa é uma boa pedida. Lembrando que manter a mente aberta durante a leitura é um ponto essencial para curtir o proposto pela autora.
Falando em final, eu gostei muito do desse livro, acho que o plano foi bem bolado, desenvolvido e explicado, e o que aconteceu com a “mala” da Taylor foi aceitável. Só acho que poderia ter alguns parágrafos a mais só para podermos acompanhar mais do relacionamento do casal, já que essa é uma das minhas partes preferidas sempre, e quase não teve desenvolvimento no fim.

Se você busca uma história bem leve, sem aqueles acontecimentos de arrepiar, mas que seja super fofa, recheada de muito amor e amizade, um tema inovador, personagens apaixonantes, bem desenvolvida e deliciosa, daquele jeito que a gente lê rapidinho e ainda termina com um sorriso no rosto, então “Áurica” é uma leitura que indico a você.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Essa é a primeira vez que leio sobre o livro, parece legal.
    Realmente essa é uma capa muito bonita.
    Lembrei de Jack Chan, o episódio que a Jade pega um talismã e sai do corpo dela, não sei se você já viu.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Tbm não conhecia este livro, mas gostei da história!

    Vou procurar para comprá-lo, é um assunto que sempre gosto de ler. E realmente, os livros da Jangada são muito bem feitos!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. OMG, de fato essa capa é linda de dar inveja!
    Não tinha percebido que a menina estava flutuando, só percebi agora! Acredito mesmo que esse seja um ótimo livro, com uma capa dessas não pode decepcionar hã!?
    Não conhecia essa autora, tbm não tenho nenhum livro dessa editora, mas essa leitura promete!

    ResponderExcluir
  4. Que história interessante sério adorei a resenha os personagens parecem ser interessantes(já to pensando em um monte de coisas só com a resenha)e o bom é que não é uma coleção e sim um livro já que as vezes fico com preguiça de ler.

    ResponderExcluir
  5. Estou com muita vontade de ler esse livro desde o seu lançamento!
    Adoro distopias e gostei do tema de viagem astral, é diferente e o fato de ser um livro único me agrada bastante. Estou ficando muito pobre por comprar as continuações das milhares de séries que leio rs
    Também gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo falando super bem do livro, que ainda é super levinha, tudo que eu mais preciso para essas férias, um livro relaxante!

    ResponderExcluir
  7. Hummm... interessante demais o enredo.

    Acho que ele pede uma leitura! rs

    Quero saber como é que ela consegue o corpo de volta!

    Beijos


    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  8. nossa eu vou comprar esse livro. adorei a resenha. estou muito interessada por esse livro. ja to indo comprar ahaha

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante!!
    Viagens astrais é bem diferente de tudo que já li, gostei bastante do enredo e acho que vou adorar o livro!!
    Já pensou não conseguir voltar para o seu corpo e ficar presa no mundo astral!! =S
    A capa é muito linda e o fato da personagem ser bem humorada me deixou bem animada!!
    Ótima resenha
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que história interessante!! Bem diferente, fiquei super curiosa ahahahahaha. Já tinha me deparado com esse livro mas nunca li sua sinopse, agora eu quero lê-lo!! Ótima resenha.
    Beijos <3

    ResponderExcluir