A Fúria dos Reis – As Crônicas De Gelo e Fogo #02 – George R.R. Martin

Cabe a mim avisar que essa resenha tem spoilers do primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, a Guerra de Tronos (para ler a resenha desse volume, basta clicar no título). Cabe-me também avisar que, apesar de todas as expectativas minhas de encontrar um livro no nível do primeiro volume, este conseguiu ser exponencialmente melhor, o que é um pouco surpreendente.
Robert Baratheon está morto, e sua mão, Eddard Stark, também. Joffrey Lannister assumiu a coroa, mas as dúvidas sobre a veracidade de sua sucessão levaram ao surgimento de uma guerra civil em Westeros: de repente, existem quatro reis no continente, e, fora do conhecimento da maioria, uma quinta rainha além das fronteiras, Daenerys, com seus recém-nascidos três dragões. As ações desmedidas do novo rei, somadas com a ambição dos outros três pelo trono vão iniciar uma disputa sangrenta pela coroa dos Sete Reinos. E para deixar as coisas ainda piores, um exército de selvagens está marchando em direção à Muralha, querendo invadir o reino...
Certo. Quando comecei a ler o livro, eu esperava algo maravilhoso e envolvente, tal como no primeiro livro—George R.R Martin já tinha cavado seu lugarzinho no meu coração com a Guerra de Tronos e eu só podia esperar que a Fúria de Reis fosse tão bom quanto, mas não desconfiava que ele pudesse ser superior.
Pois é. Ele foi.
Ao contrário de seu antecessor, que foi mais centrado nos acontecimentos políticos por trás do início da guerra, este livro já é focado na própria guerra, tendo mais ação e sendo mais intenso que o anterior. Aqui temos batalhas, magia, estratégias, tudo o que se espera de um livro de fantasia medieval—finalmente, a história mostra a que veio. Somos levados para além da Muralha e para dentro das tropas de Stannis, para os planos de Robb e para as intrigas de Porto Real. Além dos personagens do livro anterior, somos apresentados a novas figuras, que rapidamente mostram sua importância no enorme e perigoso jogo que é a guerra de tronos.
A história a todo momento faz você prender a respiração com suas reviravoltas, pois não há muitos momentos de paz em a Fúria de Reis—novamente, ele faz você odiar os personagens e amá-los ao mesmo tempo, tentar desesperadamente entender suas intenções e torcer pela sua vida e morte. Este é um livro mais pesado e sangrento que o anterior, mas levando em conta o teor da história, isso era algo a ser esperado.
Nota-se que eu adorei o livro. Este é um pouco maior que o anterior, com uma diferença de aproximadamente cem páginas entre os dois, mas a narrativa de a Fúria de Reis é mais fluida, o que torna o livro mais rápido e fácil de ser livro do que seu predecessor—apesar de Martin continuar mantendo o sistema de capítulos narrados pelo ponto de vista de personagens em terceira pessoa (neste livro temos novamente nove personagens narradores). De novo, isso pode ser um defeito. Também notei que há uma diferença de qualidade nos capítulos narrados por certos personagens, o que pode incomodar. Novamente, temos certas passagens impróprias. Tirando isso, novamente Martin nos brinda com sua escrita impecável e sem muitos defeitos a serem apontados.
A diagramação do livro está competente—alguns erros de português que não comprometem a leitura. Novamente, temos os mapas e o apêndice de casas, um mimo adorável, mas as folhas da edição pocket de colecionador são muito finas e amassam a qualquer leve estímulo, um ponto negativo. Tive medo de levar o livro comigo para a escola, por exemplo, por medo de rasgar ou amassar as folhas na viagem. De resto, bem agradável.
Novamente, recomendo este livro para fãs de boa fantasia medieval, e se alguém que leu o primeiro e está na dúvida de ler o segundo, não fique. Novamente, são mil páginas que valem muito a pena serem lidas.
 Avaliação

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oie!

    Estou com muita curiosidade em ler esta série, mas estava na dúvida. Sua resenha me deu coragem. Quero ver se consigo uma promoção para comprar os livros no submarino.
    Vou ler agora a resenha do primeiro livro.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não li sua resenha por causa do spoiller. Não li o primeiro livro então, vou deixar essa passar. Tenho muita vontade de conhecer esta série, mas os livros são absurdamente caros...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho vontade de ler essa série A guerra dos tronos, pois não sou muito fã de fantasia medieval. Além disso os livros são enormes! rs

    ResponderExcluir
  5. Já estou no quinto livro. A série é maravilhosa! Realmente, vale muito a pena. Quem tem preguiça por causa do tamanho está perdendo uma grande experiência. Reviravoltas, personagens muito bem construídos, uma trama riquíssima em detalhes e que nos prende do início ao fim! Ótima resenha!

    Boas leituras.
    Beijo.

    navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Desisti no primeiro não sei se é porque não gosto muito dessa temática fantasiosa ou que mas pelo que notei do meu inicio da leitura a história é bem elaborada a história é diferente e cada personagem tem uma característica que diferencia ele do outro é isso que gostei dos livros do George R.R Martin

    ResponderExcluir
  7. Sou uma grande fã tanto dos livros do George R.R. Martin quanto da série da HBO. Já li os quatro primeiros livros, e nunca me decepcionei. Esse não é o meu preferido, quando você ler o terceiro você vai me entender, é de tirar o fôlego e perder o sono. Gosto dos livros do George porque são daqueles totalmente imprevisíveis, é impossível imaginar o que vai acontecer, tinha cenas que eu obrigada a fechar o livro e sair correndo pela casa gritando de tão louca que eu ficava aahaahaha.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade eu não tenho coragem de ler esses livros, são muito grossos e sempre q eu olho pra grossura eu enrolo e vou fazer outra coisa, dá pra acreditar?! Apesar de ser tão indicado eu prefiro procurar um mais fininho rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler a série que me parece ser incrível!!
    Mas confesso que o tamanho do livro assusta pretendo começar em breve mas sem compromisso lendo devagar!!rsrsrs
    Pelas suas resenhas que estou acompanhando a minha curiosidade só aumenta!!
    O jeito é deixar de preguiça e botar a mão na massa!!
    Adoro as capas são estimulantes!!
    Beijos

    ResponderExcluir