A Culpa é das Estrelas – John Green


Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Primeiramente gostaria de falar que foi difícil escrever esta resenha não pelo livro ser ruim, mas pelo livro ser PERFEITO, a escrita do autor me cativou de maneira que não conseguia não me envolver com a história, de maneira que eu ria em alguns trechos chorava em outros, mas nunca me decepcionava.
"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem você vai feri-lo. Eu aceito minhas escolhas, e espero que Hazel aceite as dela."
O livro é contado sobre o ponto de vista de Hazel, uma personagem cativante e que sofre de um câncer já em estado terminal, abalada pela doença desde que tinha seus 13 anos, Hazel, já com 16 anos, passa seus dias em casa assistindo a American's Next Top Model. A única exceção é aqueles dias em que sua mãe a obriga a ir ao Grupo de apoio, e lá ela conhece Augustus, um cara que parece uma metáfora ambulante (hahaha, leiam e vocês vão entender), por quem acaba se apaixonando, um personagem que teve uma perna amputada por causa do câncer, e, juntos, eles vão viver esta LINDA história de amor, juntos eles vão ter que enfrentar todas as barreiras que suas doenças podem causar.
Eu sei que pode parecer clichê para resenhas, mas este livro é incrível. Ele é, sem dúvidas, um livro ÚNICO, impossível não gostar, eu me emocionei demais lendo, tanto que às vezes, para não bancar a chorona, eu o lia no meu quarto, porque, tipo, toda minha família iria achar no mínimo estranho chorar lendo livro hahahahahaha, mas não da para segurar, porque ele é triste sem deixar de ser Perfeito, ele atrai os sentimentos opostos como tristeza e felicidade, lágrimas e risos....
"Mas, Gus, meu grande amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada neste mundo."
Uma obra SIMPLESMENTE PERFEITA, você simplesmente termina de ler querendo mais de Hazel e Gus, porque embora o tema seja delicado, ele nos ensina a ver o câncer com outros olhos, porque é incrível como o autor transcreve de modo tão realista e impecável, a experiência desta menina que tem que conviver todos os dias sabendo que ela não viverá tanto quanto sua mãe ou seu pai:
"Eu sou uma granada – repeti – Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois, porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês, vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem, tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. Não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada."
Recomento este título a todos aqueles que apreciam uma boa obra, porque, honestamente, se eu fosse fazer um TOP10 este livro, sem sombra de dúvidas, estaria entre os três primeiros. E, para finalizar, as palavras do New York Times: "um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra um amor verdadeiro... muito mais romântico do que qualquer pôr do sol à beira da praia." 
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Eu amei este livro! Como vc disse, perfeito! Uma das minhas leituras favoritas, tbm estaria no meu top 10.

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Minha próxima leitura... espero não me decepcionar ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu li ACEDE, mas não gostei tanto assim... Não sei sei estava com expetativas extremamente altas e por isso não achei que fosse tudo aquilo que todos estavam falando.
    Adorei a narrativa do John Green, mas não ri nem chorei como muitos.

    ResponderExcluir
  4. Que Lindo *-*
    Tenho muita vontade de ler esse livro mas ainda não tive oportunidade!! =/
    Gosto de livros assim que afloram varias emoções ao mesmo tempo!!
    A historia é mesmo comovente!!
    Espero lê-lo em breve!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu li,mas não achei nada muito incrível gostei do modo que foi escrito e do modo dos personagens(gosto dessa acidez)e pela primeira vez não ficou algo apelativo ele o John não fez questão da gente ter dó dos personagens.Não gostei porque ele forçou muito na temática câncer não chorei mas ri demais com as falas da Hazel e do Gus

    ResponderExcluir
  6. EU AMO ESSE LIVRO! Com toda certeza eu posso dizer que ele é um dos meus favoritos. Li no natal do ano passada, veja, eu já acho natal triste, não sei o porquê, dai ainda lendo esse livro... Acho que passei a noite toda chorando, sério, eu simplesmente não conseguia parar de chorar. John Green constrói personagens tão, mas tão cativantes que você só consegue largar o livro no momento que acaba de ler... para pegar os lencinhos. Não tem como cair de amor por Hazel e Gus. Sou uma grande fã do John, além de "A culpa é das estrelas", já li "O Teorema Katherine" e "Quem é você Alasca?". Ah, e pretendo ler ainda essa semana Will&Will, e logo vai ser lançado o próximo dele. Como alguém disse no Skoob, eu leria até a lista de compras de supermercado do John Green. Adorei a resenha. Esse é um livro que todo mundo deveria ler antes de morrer. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho q sou a única que não leu ACEDE mesmo heim?! Tenho em casa O Teorema de Katherine esperando para ser lido, mas o mais famoso do autor está meio q sem previsão de leitura, mas quem sabe??

    ResponderExcluir
  8. Um livro maravilhoso mesmo, que todos deveriam ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha...vocabulário claro e delicado. Parabéns minha querida "Angela Mayer"...um grande abraço..Luciana Filizzola

    ResponderExcluir