O Último Lobisomem - Glen Duncan


"Não sei se tudo é um acidente que se elucida ou um desígnio inescrutável. Não sei como as pessoas deveriam viver - mas sei que devem viver, caso consigam suportar. Você ama a vida porque a vida é tudo que existe. E só sei isso porque descobri - novamente - o amor. Não há justiça: isso eu sei. Poucas preciosidades para mostrar ao longo de duzentos e um anos." - Pág. 306

Na obra O Último Lobisomem, escrita por Glen Duncan, lançada pela editora Record, Jake Marlowe é um lobisomem, mas não qualquer um, ele é o último lobisomem, já que o vírus que infectam os humanos e os transforma em lobos está extinto. Quando se vê diante desta realidade Jake desiste de lutar por sua vida, e de lidar com os fantasmas de todos que matou que o assombram dentro de si, inclusive de sua primeira e pior morte.

O WOCOP (World Organization  for the Control of Occult Phenomena) tem como objetivo matá-lo, e Jake está disposto a deixá-los alcançar seu objetivo. Entretanto, enquanto aguarda sua última lua cheia, um assassinato inesperado e um encontro extraordinário fazem com que mude sua perspectiva da vida, fazendo-o lutar por sua vida e pelo amor.

Narrado em primeira pessoa, o livro é o diário que Jake escreveu sobre sua própria história, logo, até o capítulo 55 é sob sua perspectiva que a história se desenrola. Do capítulo 56 até o fim do livro a perspectiva passa a ser narrada por Talulla. A narrativa é dividida em três partes, sendo a primeira, segunda e terceira lua, que são as três transformações.

A mitologia criada por Duncan é muito interessante e diferente do que costuma aparecer nos livros, o que fez com que eu gostasse do livro mesmo diante do meu total desinteresse por lobisomens. O estilo da escrita lembrou muito Anne Rice, com uma diferença, enquanto Rice descreve cenas de sexos com suas preliminares e de forma não direta, Duncan é direto, explícito e as vezes até deselegante.

Jake é um personagem forte, em meio a ação divaga pelo passado e resgata escritores e outros pensadores para complementar seu discurso. Luta fervorosamente contra a vida, contra o amor e o apego, e quando acredita que conseguiu vencer encontra o que mais temia, o amor!

Sua libido é alta devido a transformação, assim o sexo é algo que passa por sua cabeça com muita frequência, ele lida com o assunto com muita praticidade e desapego, como ele mesmo diz: foder, matar, comer. Antagônico, ele alterna uma face monstro onde procura alimentar a besta que nasce a cada lua cheia, e uma face homem sensível que lamenta depois da pedra atirada. Para lidar com esta dualidade ele possui um humor fatalista, palavras ácidas e paciência curta. Mas a identificação com o personagem é inevitável.

A capa é simples e conta apenas em destaque com as fases da lua, lua esta que é fundamental no enredo do livro. A diagramação é simples e conta com uma fonte pequena. Embora tenha apenas 334 páginas, o tempo de leitura foi o dobro do normal, não sei se por uma fase minha ou pelo ritmo mais exigente que o autor tem, longe dos fáceis YA. Duncan capricha nas descrições, e com elas você tem real noção da vida lupina.

O Último Lobisomem é um livro atual com cara de clássico, com muita ação, sangue e sensualidade. É um exemplo de como fazer uma trama sobrenatural com maturidade e profundidade. É uma obra inteligente e indicada para quem não tem medo do bicho-papão rs!

P.s Publicado anteriormente no Blog Criando Testrálios.

Avaliação




          >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Ha!!! Eu adoro lobisomens!!! rsrsrsrsrs
    Não conhecia o livro mas já o coloquei na minha listinha, adorei a resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas achei interessante a premissa dele. Sua resenha despertou o meu interesse, ainda mais quando você fala que parece um clássico mesmo sendo atual. Já foi para a minha listinha. (:

    ResponderExcluir
  3. Historias com lobisomens muito me interessa!!Acho mesmo que deveriam ser mais explorados não sei por que de tantos vampiros rsrsrs
    Gostei da resenha me passou exatamente o que eu preciso saber da historia um lobisomem o ultimo na verdade lutando pela sobrevivência!!
    Demais!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um livro bem interessante, mas não me deu muita vontade de ler quando vi o lançamento e nem dá ainda...Meio...não faz meu tipo. Ou talvez seja só birra...

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã do sobrenatural, essa onda de vampiro e lobisomen, mas gostei da sua descrição: " livro atual com cara de clássico " histórias assim hoje em dia são raras! :D

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir