Mau Começo – Desventuras em Série #01 – Lemony Snicket

Mesmo antes de ler este livro, eu já tinha escutado falar, e muito, sobre ele. Primeiro porque teve o filme estrelado por ninguém menos do que Jim Carey, e segundo porque o autor, Lemony Snicket, já é bem famoso, e, por este motivo, muitas pessoas falam de suas obras. “Mau começo” é o primeiro volume da série Desventuras em Série e eu estava super empolgada para começar a ler essa obra, e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito dela.
O livro conta a história de três crianças de sobrenome Boodler, Violet, a irmã mais velha, Klaus, o irmão do meio, e Sunny a irmã mais nova, que é apenas um bebê. Eles levam uma vida normal e feliz com seus pais, até que em certo dia, quando um incêndio acontece na casa destas três crianças, elas acabam ficando órfãs, sendo obrigadas a ir morar com o detestável Conde Olaf. A partir daí, a vida das crianças muda bastante, pois eles agora estão tendo que morar com esse senhor sinistro que é capaz de fazer tudo para conseguir colocar as mãos na fortuna da Violet para quando ela fizer dezoito anos.
Os personagens são muito bem construídos, e cada um deles tem uma característica peculiar. Violet, com seus quatorze anos, é uma menina amável e super inteligente, que adora inventar coisas, Klaus, o irmão do meio e único menino, é um ávido leitor que adora devorar inúmeros títulos, e Sunny, a bebê, que apesar de só falar pouquíssimas palavras, adora morder tudo e todos. Além dos três órfãos principais, também encontramos outros personagens como o inescrupuloso Conde Olaf, o grande vilão desta série, que é um cara misterioso, cruel e bastante sombrio, que obriga as crianças a fazerem trabalhos domésticos e os priva de tudo.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas em algumas páginas somos pegos com uma narrativa em primeira pessoa, o que foi bem legal. O narrador constantemente conversa com nós, leitores, e nos explica alguns significados. Adorei a forma como Daniel Handler, com o pseudônimo de Lemony Snicket, conduziu a história e conseguiu nos prender durante toda a leitura com seu modo cativante e inteligente de escrever.
Sobre a capa, eu a achei bem bonita, e há verniz localizado na ilustração, e acho que conseguiu representar bem a história. A diagramação está perfeita com a fonte das letras em um bom tamanho e espaçamento, deixando a leitura mais confortável e, possibilitando assim, que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. O livro tem um tamanho bem pequeno em comparação com o padrão dos outros títulos que encontramos por aí, mas suas páginas são amarelas e dentro dele encontramos diversas ilustrações que dão ainda mais charme a leitura.
Eu assisti ao filme que foi inspirado neste título há muito tempo. Para vocês terem noção de quanto, assisti pela primeira vez no cinema na época do seu lançamento, e mesmo tendo assistido mais vezes, foram há bastante tempo também, por isso não consigo me lembrar de como foi retratada a história no filme, então não posso dizer para vocês se houve alguma mudança drástica, ou se foram feitas leves modificações na história.

Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostam de um bom título, voltado para o público mais jovem, que mesmo não tendo muitos momentos felizes, retrata uma história incrível e cheia de aventuras que vai te prender do início ao fim.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Confesso que não gostei do filme.... Mas como não li os livros, não posso opinar.
    Essa série esta na minha lista de desejados a um bom tempo, mas nunca consigo uma promoção boa para comprá-los.

    Adorei a resenha!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Desventuras, já li até o oitavo livro e vou ler mais! O autor foi um gênio, nunca vi história tão triste e ao mesmo tempo amargamente engraçada, história tão infantil e tão séria ao mesmo tempo. A forma como Handler narra, é tão surreal, divertida. Coisa de mestre mesmo! E os livrinhos, cada um mais louco e bizarro que o outro kkk Minha paixão! <3

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha! Já vi o filme e adorei, pena que não teve mais. Queria comprar a coleção toda de uma vez, naquele box maravilhoso, porém nunca vi uma promoção boa dele. (:

    ResponderExcluir
  4. Jah faz muito tempo que vi o filme, e fiquei super feliz em saber do livro confesso que não sabia!! =S
    Sei que o livro deve ser bem melhor do que o filme, e maie o fato dos personagens serem bem construídos, não curto muito livros em terceira pessoa mas fiquei curiosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Legal esse livro né? Tinha visto umas coisas dele e adorei, queria ler!
    Se tiver oportunidade de ler sei que vou gostar muito.

    ResponderExcluir