Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha - Paula Pimenta

“Fazendo Meu Filme 2 - Fani na Terra da Rainha” é o segundo volume da série Fazendo meu Filme, que tem como protagonista a adolescente Estefânia Castelino Belluz, mais conhecida como Fani. A história começa com a chegada de Fani à Inglaterra para a realização de seu aguardado intercâmbio. Ela vai passar um ano na cidade de Brighton, na qual é acolhida pela família de Kyle e Julie Marshall, que conta ainda com os três filhos do casal, a adolescente Tracy e seus irmãos mais novos, Teddy e Tom.
Fani enfrenta algumas dificuldades para se adaptar no novo país e na nova escola, mas a maior dificuldade é a saudade que sente da família, dos amigos e do seu grande amor. Durante a história, o humor da protagonista varia muito, da tristeza completa até a mais contagiante alegria. O que chama a atenção é a intensidade com a qual essas emoções tomam conta dela, tudo é muito intenso, não há um meio termo.
O amadurecimento da personagem também pode ser percebido, pois mesmo estando cercada por pessoas dispostas a ajudá-la, ela está em outro país sem as pessoas que mais ama e há situações que precisa resolver por si mesma. Ela nem sempre faz a escolha certa e é isso que torna a história mais próxima da realidade. Fani erra como todo mundo e aprende com seus erros.
O romance nesse livro é bastante tumultuado, tanto que sofri pela protagonista em alguns momentos.  Fani não sabe como lidar com a distância e com a saudade que sente de Léo.  Isso prejudica o relacionamento dos dois e faz com que o garoto tome uma atitude que é fundamental para o restante da história.
“Gosto muito de você, sei que sempre vou gostar e, por isso mesmo, quero sinceramente que você seja feliz.”
Essa foi uma das poucas coisas que não me agradaram nesse livro. Apesar de compreender as atitudes e escolhas dos personagens, não pude deixar de me incomodar. O drama feito por Fani em algumas situações, apesar de ser compreensível, me pareceu exagerado. Mesmo assim gostei muito da leitura e me emocionei com as novas experiências vividas por ela, vibrei ao perceber como ela estava superando sua timidez e me diverti acompanhando-a em seus passeios pela Inglaterra.
As descrições de locais e as explicações de como algumas coisas funcionam na Inglaterra são outro ponto positivo da história. A escola inglesa na qual a Fani estuda, por exemplo, é dividida por casas que competem entre si por um prêmio especial no final do período letivo, divisão comparada pela própria Fani com a de Hogwarts, a famosa escola da série Harry Potter. Adorei essa comparação e fiquei com muita vontade de conhecer essa escola!
“Sabe Hogwarts, a escola do Harry Potter? Eu achava que aquela história da divisão dos alunos por casas era invenção da autora, só que descobri que isso não é ficção. [...] A diferença da minha escola – que se chama Brighton Hill – para Hogwarts é que não é um chapéu seletor que indica quem vai para cada casa, e sim a ordem alfabética.”
Merecem destaque também os novos personagens que aparecem nesse volume da série. Além da família inglesa da Fani, temos a Ana Elisa, uma menina brasileira que estuda na classe dela e que se torna sua melhor amiga na Inglaterra, e o Christian, um jovem brasileiro que faz faculdade de Cinema no país e parece muito interessado na nossa protagonista. Acredito que esses novos personagens também terão importância no próximo volume da série, no qual dividirão espaço com os personagens já conhecidos que tiveram pouca participação nesse volume.
“Ele não esperou que eu dissesse mais nada. Pegou o meu rosto com as duas mãos, como se estivesse segurando a coisa mais frágil do mundo, e puxou devagar em direção ao dele. A roda gigante voltou a girar e eu nem percebi.”
A narrativa da Paula Pimenta é muito boa e, aliada à qualidade da história, colabora para que os capítulos passem rapidamente. Os e-mails trocados entre os personagens tem um bom espaço na trama, pois Fani está longe de seus amigos e familiares e se comunica com eles dessa forma. O segundo volume segue o padrão do primeiro, tanto na capa, que é muito bonita, como no interior, com um trecho de um dos filmes favoritos de Fani abrindo cada capítulo e algumas listas de músicas (em CDs especiais gravados por alguns personagens) e indicações de filmes que ela faz durante a história.

Por ter gostado muito do primeiro livro da série, minha expectativa para a continuação era muito alta e, apesar de não ter adorado, gostei muito do livro e estou ansiosa para ler o próximo volume.  “Fazendo Meu Filme 2 - Fani na Terra da Rainha” é uma história envolvente, fofa e contagiante, que eu recomendo para todos que gostam de um bom romance!
Avaliação

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. omg, parece ser tão bom ♥

    me ajuda, quero ganhar um concurso, vota e mim por favor, e ainda divulgo seu blog, beijo*-* http://des-conversando.blogspot.com.br/2013/06/preciso-da-ajuda-de-voces-por-favor.html

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Paula Pimenta, mas tenho muita vontade de ler esta série, os livros são lindos e a narrativa parece ser muito boa.

    Adorei sua resenha, essa série já esta na minha lista a um tempão!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha e fiquei curiosa com a série!
    Nunca li nada da Paula e tenho muita curiosidade!!!
    As capas dos livros dela me deixam super curiosa!

    ResponderExcluir
  4. Então, eu tinha expectativas big para esse livro e quando li o primeiro FMF 1 não supriu todas as expectativas, deve ser eu o problema! kk Tenho até curiosidade de ler o próximo, fala de intercâmbio e tal, é nacional maaaaaas você mesma dizendo que não adorou me desanima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanna,
      Não adorei o livro o bastante para entrar para os favoritos, mas gostei muito da leitura. Acho que vale a pena você dar uma oportunidade para a série, pois os livros são muito bons! E talvez você goste ainda mais do que eu gostei. =D

      Excluir
  5. Oi, Danielle!
    Estou lendo a série e estou amando! Também fiquei com grandes expectativas por conta do volume 1, que até marquei como favorito. O segundo não foi tão bom quanto o primeiro, mas ainda assim me prendi ao livro. Não tem como não se identificar com os personagens. Já comecei a ler o 3 e vale a pena continuar a ler a série! Paula Pimenta está super recomendadíssima! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oieee!!!
    Sou doida pra ler essa série adoro um bom romance!!
    E por ser nacional chama ainda mais minha atenção, as criticas que já li sobre são bem positivas..
    Não gostar tanto do segundo de uma série acontece sempre, pois criamos expectativas altíssimas e ai nem sempre conseguimos chegar lá.. rsrsrs
    A capa é muito fofa e a historia parece ser demais!!
    Espero ter a oportunidade de ler em breve!!Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto de ver resenhas deles, são livro muito bem vistos e bem feitos pelo que entendi. Mas ler não senti muita vontade, confesso =/
    Se algum dia isso mudar pelo menos sei que não vou me arrepender, vale mesmo a pena né!

    ResponderExcluir