Faça seu Pedido – Mandy Hubbard

No fofo “Faça seu Pedido” de Mandy Hubbard conhecemos a protagonista Kayla McHenry que está prestes a completar dezesseis anos, aquela idade mágica para algumas meninas, que ganham uma festa em estilo princesa para comemorar. Mas Kayla não deseja nada disso, na verdade ela quase implora para que algo aconteça e a fatídica festa que sua mãe se empenhou tanto em fazer para que seja perfeita e rosa (!) – cor que na verdade ela também não gosta – não seja realizada.
Mas seu desejo não se concretiza e agora ela precisa cumprimentar pessoas que nem ao menos conhece, enquanto tem que ficar circulando pelo local fingindo que gosta pelo menos um pouco daquela tortura (coisa que definitivamente não está acontecendo). Para piorar, sua única e melhor amiga desde sempre, Nicole, resolveu sair para comemorar os três meses de namoro com Ben, por quem Kayla coincidentemente é apaixonada há anos, justamente no mesmo dia de seu aniversário e vai se atrasar para a festa, deixando Kayla lá sozinha.
Quando finalmente seu aniversário está chegando ao fim, está na hora de assoprar as velas e fazer um pedido, então ela resolve desejar que todos os seus pedidos de aniversários anteriores se tornem realidade, afinal, isso nunca havia acontecido antes.
Só que Kayla não acreditou de verdade que esse pedido iria ser realizado até que, de repente, ela começa a ser rodeada de coisas estranhas que pareciam impossíveis, e se dá conta que seus desejos realmente estão acontecendo, e a cada dia uma nova surpresa aparece para ela. Mas o pior de tudo é que o único desejo que ela consegue se lembrar foi o do aniversário de quinze anos, mas esse definitivamente não pode acontecer, afinal ela não pode ser beijada pelo namorado de sua melhor amiga, Ben Mackenzie.
Já conhecia esse livro há anos e sou louca para lê-lo desde então, mas só agora tive a oportunidade, e posso afirmar que adorei a história, me diverti bastante e dei várias risadas enquanto ia acompanhando as confusões geradas pelos desejos da protagonista e o modo como ela ia lidando com tudo aquilo.
Vou começar falando do quanto eu gostei de Kayla, ela é super divertida, sarcástica, zoa com tudo e todos, inclusive com ela mesma, não se deixa intimidar pelos populares, mesmo que ela seja tudo o que eles não gostam, e continua de cabeça erguida mesmo que passa por algum mico muito grande.
A única coisa nela que me incomodou profundamente foi toda sua obsessão pela melhor amiga, Nicole, que é insuportável. Sério, não entendo as atitudes dessa menina em momento nenhum, ela deixou Kayla de lado em todas as situações importantes, mantendo segredos em várias ocasiões e até sentindo vergonha da protagonista agora que está bonita, coisa que até pouco tempo atrás ela não era (não vou explicar o porquê para não soltar nenhum spoiler). Mesmo que mais para a frente ela tenha dado uma explicação razoável, suas atitudes durante todo aquele tempo não foram justificáveis para mim e eu continuei não gostando nem um pouco dela, do começo até o final do livro.
Achei interessante que Kayla não se lembrava dos desejos que tinha feito na vida, e ia descobrindo eles junto com o leitor, gostei disso porque ninguém normal lembraria, então trouxe mais realidade à trama.
Esse livro segue o estilo de filmes da Disney, apresenta uma história leve, descontraída e engraçada, com personagens espirituosos, e uma lição de moral no final, que com certeza pode fazer algumas pessoas olharem para suas vidas também. Falando nisso, já teve um filme, aqui no Brasil chamado “16 Desejos”, com enredo parecido. Eu o assisti há anos, então não me lembro de todos os detalhes, mas sei que, além dos desejos anteriores das protagonistas começarem a ser realizados com essa idade, o filme não tem nada a ver com o livro, que teve desejos e desenvolvimento melhores.
Também gostei das notas de rodapé explicando as diferenças daqui para os EUA, apesar de eu já saber do que foi citado, tenho certeza de que ajuda muito aos leitores que não sabiam dessas informações.
Gostei que os pedidos do seu passado se mostraram bem coerentes com a idade que ela tinha quando os desejou, e admito que teve momentos que eu queria que os desejos não sumissem e ela pudesse “ficar” com eles.
Enquanto a leitura ia avançando, eu ficava tentando adivinhar como o livro iria terminar, queria saber se seria diferente das outras coisas no estilo desse que existem por aí, ou se seguiria o mesmo caminho, mas foi mesmo diferente.
Apesar disso, não gostei tanto assim do final, eu curti o que aconteceu, mas senti falta de mais explicações, um maior desenvolvimento do romance (afinal é uma das minhas partes preferidas), que apesar de fofo aconteceu meio do nada, faltou a realização de um pedido e não sabemos o motivo, e dá para acabar com uma pergunta na cabeça: “O que aconteceu depois?”.
Kayla até teve algumas ideias do que poderia ter sido toda essa experiência, mas ficou por conta da imaginação do leitor acreditar nisso ou não, já que não sabemos se tudo o que ela pensou realmente fez algum sentido. Queria mais. E acho que como acabou parece que a autora não sabia mais o que fazer então resolveu terminar assim mesmo.
Conforme a leitura vai seguindo e os desejos vão sendo revelados, aprendemos mais sobre a personagem e depois descobrimos os motivos que a levaram a agir do modo como age, e também podemos acompanhar seu crescimento, já que ela aprende gradativamente conforme os desejos vão sendo realizados e começa a olhar as coisas com outros olhos.
Amo essa capa! A acho linda, tem a ver com o conteúdo e ainda é rosa (adoro!). E só um detalhe ficou diferente da original, não tem uma vela em cima do cupcake em formato de pônei, mas depois de ler vi que ficou melhor sem ela por causa da cor do pônei, que é preto e na história é cor-de-rosa. A capa impressa está maravilhosa, com verniz localizado no cupcake e nas balinhas, e ainda no título e nome da autora na lombada, que por sinal fica linda na estante.
A diagramação está muito bem feita, apesar de simples, com fonte grande e espaçamento ótimo para melhor avanço da leitura, além de contar com páginas amareladas.
Essa é uma leitura muito fofa, recheada de ironia, com situações hilárias, personagens incríveis, uma narrativa em primeira pessoa ágil e muito gostosa de acompanhar, com aquele toque de realidade e fantasia misturadas, que com certeza vai conquistar leitores que gostem desse estilo de livro.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. EU ia justamente falar de 16 desejos! Fiquei curiosa para ler, parece ser um livro de certa forma até original que trata de um tema tão batido como menina, 16 anos e etc!

    Beijos - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e nunca assisti ao filme, mas fiquei interessada! hehehehehe

    Adorei a resenha, como sempre, mais um na minha listinha!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda eu amei ♥
    A historia então é ainda mas fofa!!Adoro historia leves com adolescentes e seus 16 anos e ainda com seus romances inspiradores...
    MUITO CURIOSA!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É uma história fofa essa mesmo, só que não decido se leio ou não. Tinha visto umas coisas dele mas fiquei meio pé atrás de ler...

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler! Não vejo a hora. Quando eu o vi na TODATEEN eu fiquei louca procurando, logo liguei com 16 desejos. se for parecido vou amar!

    ResponderExcluir