A Marca de Atena – Os Heróis do Olimpo #03 – Rick Riordan

Annabeth, Jason, Piper, Leo e o treinador Hedge estão a bordo do Argo II, a mais nova invenção de Leo, indo em direção ao Acampamento Júpiter na tentativa de conseguir um encontro o mais amigável possível com os semideuses romanos. Claro que isso vai ser um pouco mais difícil do que o esperado, levando em conta que o Argo II é um navio enorme, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa.. A única indicação de que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz é o fato de Jason, praetor do Acampamento Júpiter, estar ao lado dos semideuses gregos.
Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: "Siga a Marca de Atena. Vingue-me".  A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?  
A Marca de Atena é continuação da série Os Heróis do Olimpo, do autor Rick Riordan. Já temos resenha dos dois primeiros livros da série (O Herói Perdido e O Filho de Netuno) aqui no blog. Lembrando que essa resenha pode conter spoilers dos dois outros livros, então se ainda não os leu aconselho não continuar a ler a resenha.
Após Jason e Percy recuperarem suas memórias, tanto o lado romano quanto o lado grego dos semideuses já sabe da existência do outro e, por isso, já sabem que terão que unir suas forças. Mesmo com toda a rivalidade de vários séculos entre gregos e romanos, Annabeth e seus companheiros de Acampamento Meio-Sangue decidem que é preciso tentar fazer contato com o Acampamento Júpiter. Porém algumas coisas não saem conforme o planejado e uma nova chama de rivalidade entre gregos e romanos é acesa.
Agora os semideuses a bordo do Argo II tem três tarefas principais: escapar da perseguição romana, frustrar novamente os incansáveis planos de Gaia e decifrar uma nova profecia, que parece ser diretamente ligada a Annabeth e sua missão com a Marca de Atena:
A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda a Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida.
O livro é narrado sobre o ponto de vista de quatro diferentes personagens: Annabeth, Leo, Piper e Percy e a diferença de pontos de vista é muito perceptível. Rick consegue dar voz única a cada uma das personagens, levando em conta suas experiências e sua personalidade.
Há lugar pra tudo nesse livro. Além de toda a ação e aventura, o humor característico das histórias do autor está presente nessa obra, e o romance, que não foi muito visto nos volumes anteriores, chega com mais força. O foco maior é dado para os casais Percy e Annabeth e Jason e Piper, com diferenças gritantes entre eles. Percy e Annabeth, como muitos já sabem, são um casal mais maduro, que já passou por muita coisa juntos e um é a rocha do outro meu casal queridinho. Já Jason e Piper estão em um relacionamento há pouco tempo e não são tão cativantes quanto os outros, uma das coisas que mais me incomodou é que em quase todos os capítulos que são narrados pela Piper essa questão do romance está muito presente, junto com suas inseguranças e dramas quanto a isso. Mesmo em meio às batalhas e momentos de perigo de vida ela consegue ter algumas falas e pensamentos extremamente imaturos sobre seu relacionamento. Claro, a garota é filha de Afrodite, a deusa do amor, mas ela conseguiu me irritar, e muito!
Esse livro, como quase todos os outros do autor, é cheio de informação! A narrativa não é nem um pouco cansativa, porém quando se chega ao fim é impossível se lembrar da quantidade de informação que nos foi dada, a cada página existe uma aventura diferente. E, para mim, o mais engraçado disso tudo é que, se pensarmos na quantidade de dias em que o livro é contado, esse monte de coisas que são colocadas teriam que ser feitas em um ritmo alucinante!
Agora falando sobre a missão de Annabeth: muito bem feita! A querida protagonista do livro prova mais uma vez sua coragem e inteligência, tendo assim os capítulos que eu mais amei no livro e alcançando o posto de minha personagem favorita nesse volume. Além disso, o desfecho, minha parte favorita de todas, me deixou louca pelo próximo livro. Apesar de alguns clichês no meio da trama ele foi bem surpreendente, o que faz desse o meu título favorito da série até agora! Recomendadíssimo.

PS: Ficou interessado na leitura? Clique AQUI e baixe o primeiro capítulo do livro, cedido pela editora Intrínseca. 
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu amo mitologia e queria muito ler alguma das séries do Rick pq todas parecem otimas!!!
    Gostei muito da resenha e gostaria de ler a série!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm queria muito ler pelo menos uma das séries, mas ta dificil vio, acho as capas lindas demais e seria maravilhoso ter todas na minha estante!!!!

    Adorei a resenha!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo falando bem demais dessa série, me dá uma vontade de imensa de ler! Do autor só li Ladrão de Raios, e é de fato bem legal, preciso me aventurar mais nas fantasias!

    ResponderExcluir
  4. Posso ser bem sincera? Não li ainda nem a sinopse, imagine uma resenha! D: Me perdoa por não ler? haha Ainda não comecei a ler Os heróis do olimpo, tô no finalzinho da série PJ e os olimpianos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo como é hahaha Antes de eu conseguir meu exemplar do livro não li nada sobre ele e fugia de todo lugar que eu achava que poderia esbarrar em um spoiler u.u

      Excluir
  5. Bom como eu adoro um spoiler!! rsrsrs
    Pra minha vergonha confesso que ainda não li nada do Rick, e tenho muita vontade a cada resenha isso só aumenta!!
    Deuses são uma das minhas paixões, e essa série me parece bem envolvente!!
    Amei a resenha..Beijão

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro muito bom dele pelo visto. Desses só vejo resenha. Queria ler, mas não sei se vou, então fico aqui só com resenhas mesmo. Ao menos assim dá pra saber o que estou perdendo!
    E parece que é muito, pelo que estou vendo vale muito a pena a leitura.
    Qualquer dia desses tento ler tudo de uma vez, acho...assim vou ter um seguido do outro se gostar da história não é.

    ResponderExcluir