A Companhia Negra - Crônicas da Companhia Negra #01 - Glen Cook

Fazia tempo que um livro não me despertava tantos sentimentos diferentes: uma sensação de querer acabar logo ao mesmo tempo em que um prazer surgia no momento da leitura, o que fez com que o livro A Companhia Negra (Volume 1 das Crônicas da Companhia Negra), do autor Glen Cook, da editora Record, fosse original e uma aventura sem precedentes.

Na trama, Chagas, o médico de um grupo de mercenários conhecidos como a Companhia Negra, narra em seus anais as aventuras que o grupo enfrenta ao se juntar ao exército da Dama, uma feiticeira poderosa que foi trazida de volta de um sono de eras para reconquistar seu poder. Mas o que era para ser mais uma guerra, se mostra uma trama política entre os aliados e inimigos da Dama.

A magia e o sobrenatural não são colocados na trama como algo fantástico ou diferente, é fato do dia a dia, e é tratado com uma naturalidade que eu não me lembro de ter visto em outro livro. Tanto que na própria Companhia Negra existem quatro magos que são parte da força de ataque.

A diagramação é simples e a narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista de Chagas, mas ao contrário do que se posa pensar ele não se demora em explicações , logo o ritmo é acelerado. 

Quando o livro se inicia, a sensação que tive foi de pegar um trem já em movimento, o que chegou a atrapalhar o entendimento, já que os nomes dos personagens são bem diferenciados (Corvo, Duende, Calado, Lindinha, e etc), assim como os lugares. Demorei a me encontrar, fato este que fez com que me demorasse na leitura. A transição do tempo também é diferente, em um momento a ação está rolando solta, e no momento seguinte já se passaram alguns dias, este é outro fator que atrapalha a leitura até que se acostume.


Outro aspecto diferenciado é que não existe um lado bom e um ruim, a Companhia Negra é composta por integrantes egoístas que visam apenas benefícios próprios, realizando o trabalho para que foram contratados, mesmo que isso signifique defender mentirosos ou assassinos. Ao mesmo tempo, entre si tratam-se como uma família e são fiéis uns aos outros. Uma vez na Companhia não há como sair dela se não morto. Os rebeldes com quem eles lutam defendem também seus interesses que não são para o bem, são interesses que atendem suas demandas.

E mesmo diante de personagens que não lutam pelo bem ou uma causa justa é muito fácil você escolher um lado, e se ver envolvida pela Companhia. Eles tem um relacionamento muito bem explorado pelo autor. Cada personagem ganha espaço ao longo do livro, com uma personalidade única. O destaque fica por conta dos magos que brigam entre si em verdadeiras guerrinhas com magia.

Os tomados são seres tenebrosos, a Dama - uma feiticeira de botar qualquer homem feito para correr, Chagas - o médico - foi embrutecido pelos anos de trabalho, mas é um homem capaz de ter sentimentos sensíveis, Corvo é um homem que carrega mais enigmas do que se dá conta aliada a uma capacidade de lutar sem fim.

Todos eles e mais tantos outros são colocados em cenas de luta, guerra, missões e até cenas cômicas regadas de muito sangue. O autor não nos polpa quanto a brutalidade das cenas, e nem quanto as falas dos personagens, embora Chagas até tente uma certa censura.

A Companhia Negra trás uma aventura fantástica ao estilo que os amantes da literatura fantástica gostam, e carecem. De forma direta descortina um universo próprio que prende o leitor até a última página de forma agonizante, despertando o amor e ódio sem o menor pudor, em uma fantasia onde a magia não traz beleza e encantamento, mas sim dor!

A Série conta com dez livros publicados, e com mais dois prometidos para os próximos anos. No Brasil apenas o primeiro volume foi publicado. Espero que não se demorem pois da maneira que o primeiro acabou estou curiosa para saber os próximos passos de Chagas e sua Companhia!


Avaliação




          >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 14 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Adoro livros com esse clima Idade média, eu deveria ler mais deles assim como fantasia que leio pouco! Magia traz dor? INteressante! Uma pena que seja só o primeiro livro de dez, nunca consigo completar coleções!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa capa me ganhou deste a primeira vez que a vi. E pasme, nunca li uma resenha sobre este livro! kkkkkk No entanto, adorei a sua e fiquei super curiosa, mas estou correndo de séries, tenho umas 5 pra terminar e só depois destas que começarei outras!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa do livro muito bonita e a sinopse interessante, mas é a primeira vez que eu leio uma resenha, e gostei! Achei bacana o tempo em que a história ocorre e o tema de magia/sobrenatural, tenho achado muito legal livros que retratam isso. Que bom que gostou do livro, gostei de conferir sua avaliação.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Este eu ainda não conhecia mais já quero ler.
    Adoro histórias que tenham lutas no meio.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Livro interessante esse, nem conhecia. Gostei de ver, a resenha é bem boa e mostra como a trama é, do jeito que deu pra mostrar. Dá vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a resenha hein!!!
    Um livro sem lado do bem e do mal?Muito raro hoje em dia rsrsrs
    Um livro instigante ^^
    Mas não sei se leria 10 livros é bastante coisa hein!!
    Mas tenho que ler o primeiro eu me apaixonar nada me impede de comprar os outros!! ♥

    Beijos

    ResponderExcluir