Apaixonada por Palavras – Paula Pimenta


Conheci o trabalho da escritora brasileira Paula Pimenta através da série Fazendo Meu Filme e gostei muito da narrativa, da história e dos personagens criados por ela. Por ter gostado tanto da obra de ficção da autora, fiquei curiosa para conhecer suas crônicas. Como está escrito na orelha do livro: “Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta”.
O aspecto mais legal do livro para mim fui justamente isso: conhecer melhor uma escritora cujos livros que li até agora me conquistaram. “Apaixonada por Palavras” conta com 55 crônicas, escritas entre 2000 e 2009.  Elas foram publicadas primeiramente no site “Crônica do Dia”, do qual a escritora era colunista.
“Sua lembrança vai constantemente iluminar a minha alma, e acredito que ela vai estar comigo a cada momento que eu precisar de algum consolo para amenizar a saudade que vou sentir.”
Uma coisa interessante é que a Paula diz na introdução do livro que preferiu não modificar as crônicas, pois as palavras ali escritas representavam quem ela era e como pensava quando as escreveu. Sendo assim, mesmo agora pensando diferente sobre algumas coisas, a autora publicou as crônicas sem editá-las por reconhecer a importância delas para que ela fosse como é hoje. Graças a isso é possível perceber como a escrita da autora evoluiu com a experiência e perceber algumas características presentes nas outras obras lançadas por ela. Para os fãs da série Fazendo meu Filme, a crônica “A História do meu Livro” é um prato cheio.
A paixão da autora pelas palavras é outra coisa que merece destaque, a facilidade com a escrita é percebida em vários momentos, assim como o talento. As crônicas contêm de 2 a 3 páginas e a leitura flui com uma facilidade impressionante, tanto que quando percebi já tinha terminado o livro.
“Apaixonada por palavras. Assim sou eu, assim sempre fui, até onde consigo recordar. Muito antes de aprender a ler eu já folheava livros e revistas, sonhando em desvendar aquelas letras agrupadas, em descobrir o significado daquele mundo de papel que passava diante dos meus olhos.”
As crônicas abordam vários temas diferentes, tem crônica sobre perdas, amor, escolha de carreira, família, amizade e outras coisas. Não me identifiquei com todos os pensamentos, mas gostei muito de algumas crônicas. Minhas crônicas preferidas foram as que me causaram maior identificação, seja de pensamento ou de alguma situação pela qual eu também passei. As minhas favoritas foram: “Apaixonada por palavras”, “Oh, dúvida cruel!”, “Brasil X Argentina”, “Velhice”, “Minha coisa preferida”, “Casa”, “Inveja Transparente” e “Ausência Presente”.
“Claro que alguns tiros se perdem, mas a sensação de acertar o alvo certo, com minha própria mira, compensa. Melhor mesmo é parar de fazer suposições sobre o que poderia ter sido e aproveitar ao máximo o que realmente é.”
Acredito que as preferências vão variar de leitor para leitor, mas tenho certeza de que é impossível não se identificar e gostar muito de pelo menos uma delas. Esse é um dos pontos mais legais das crônicas que, por serem quase sempre pessoais ou trazerem pensamentos sobre temas de conhecimento de todos, costumam provocar reações e sentimentos diferentes em cada leitor.
“É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim.”
A capa do livro é uma das mais bonitas que já vi. Ela está cheia de bolinhas, que são como M&M's e tem vários detalhes envernizados. O interior do livro é rosa, sendo que cada crônica tem um trecho destacado e é finalizada com um coração, a diagramação é realmente linda! Tenho um carinho ainda maior pela minha edição por ela estar autografada. Por morar longe, nunca pude participar de alguma seção de autógrafos da Paula Pimenta, por isso fiquei muito feliz quando ela fez uma promoção dos livros pela internet e pude comprar meu exemplar com autógrafo.
Recomendo esse livro para todas as pessoas que gostam de crônicas. Para os que não estão acostumados com esse estilo, garanto que vale a pena dar uma chance. Espero que vocês também se apaixonem pelas palavras!
 Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum livro da Paula, tenho vontade, acho os livros dela lindos demais!!!

    Adorei a resenha, mais um livro na minha lista de desejados.

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Não li nada da Paula, mas conheço as series e pelo q vi são ótimas! Mas ainda não me decidi pelo livro, já q não curto muito crônicas, só lendo o livro, conhecendo a escrita da autora, para ler um livro desse tipo!

    ResponderExcluir
  3. Ah eu não vejo a hora de ler Fazendo meu filme, e agora fiquei curiosa com Apaixonada por palavras.
    Essa capa, me lebrando M&M's me deixou cheia de vontade hahaha
    Não sou muito de crônicas, mas fiquei louca pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Danielle! Já li todos os livro da Paula Pimenta, sou muito fã dela! Mas com certeza Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série são bem melhores do que os outros livros. A Paula se dá melhor com romances do que com crônicas e poemas, em minha opinião.

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahh que legal sua resenha!
    Achei bem interessante o que vc comentou sobre o livro e gostei dos trechos, até mesmo pq nunca tive vontade de ler este livro da Paula... Quero mt ler FMF, mas ess livro de cronicas não me interessou muito...
    Sua resenha me fez voltar a pensar nele! Vou tentar ler algum dia :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu amo a série Fazendo meu Filme e desde que li essa série virei fã da autora... Quando descobri que era Brasileira meu amor aumentou...
    Quero muito comprar esse livro, pelo fato de ser algo pessoas... Sabe quero conhecer ela e nada melhor do que um livro sobre ela mesma...
    Não gosto muito de crônicas , mas tenho certeza que vai se bom...
    Beijos e amei a resenha...

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro da Paula Pimenta, mas tenho muita vontade ler!
    No topo da minha lista de livros desejados estão os da série Fazendo meu filme, pretendo ler ainda esse ano. Até pouco tempo eu tinha um certo preconceito com escritores de brasileiros, mas depois de ter lido Procura-se um marido e Perdida da Carina Rissi minha visão mudou completamente.
    Não sou muito chegada em crônicas, mas fiquei curiosa pra ler esse livro.
    A capa é muito linda! Chama bastante a atenção.
    Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Poxa eu sou louca pra ler os livros da Paula Pimenta. Todos os "fazendo meu filme" e como escrevo crônicas acho que iria amar esse livro. Devo colocar ele na minha estante.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da autora mas pelas ótimas criticas pretendo ler em breve!!Não sou muito fã de cronicas mas me parece ser uma leitura bem gostosa.
    A capa realmente é linda demais!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu ja conheço essa autora, mas nao li ainda os livros dela.. infelizmente, pq tanta gente fala bem!
    Eu gosto de algumas cronicas e fiquei com vontade de ler as dela...
    Muito bacana poder conhecer um pouco mais do autor, como pensa e tudo mais...
    A capa é realmente linda!!! *---*

    ResponderExcluir
  11. Oii! Também conheci o trabalho da autora através de Fazendo meu filme. Amei a escrita da Paula, os personagens são bem "reais". Não vejo a hora de ler Apaixonada por palavras! E a capa é mesmo muito linda!

    ResponderExcluir