Amazon – Guerreiros da Amazônia: O templo da luz – Ronaldo Barcelos


Quando eu li a sinopse desta obra pela primeira vez, logo fiquei muito interessada na história e louca para começar a ler o livro. Por ter um tema tão interessante, já que fala da nossa floresta Amazônica e de um jeito tão diferente, que acho que ele deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, principalmente porque fala de um assunto tão sério, mas ao mesmo tempo com uma abordagem simples e gostosa que com certeza vai agradar a todas as idades. Agora vou contar para vocês sobre a leitura em si e as minhas opiniões a respeito dela.
O livro começa contando a história de três jovens que após ganharem um concurso cultural têm a oportunidade de viajar para Amazônia para participar de um congresso com as pessoas mais importantes do país na área ambiental. No meio da viagem ocorre uma pane no motor do avião, fazendo com que ocorra um acidente, onde felizmente todos saíram vivos, porém ele deixa nossos três jovens, juntamente com o piloto e mais dois cientistas, “presos” na floresta à espera de um possível resgate.
Sem saber quanto tempo pode demorar para o resgate chegar, o grupo vai em busca de um abrigo (já que o avião acabou explodindo) e de comida, e durante essa procura na floresta os jovens acabam se perdendo dos cientistas, fazendo com que eles se sintam ainda mais perdidos. Sozinhos no meio da floresta e cada vez mais doentes pelas condições em que se encontram, os jovens recebem a ajuda de um grupo de índios que vivem no meio do local.
Com estados de saúde bem fragilizados, os jovens são enviados para o topo da montanha, um local bem isolado, onde vive um povo misterioso. Nesse enredo conhecemos uma lenda antiga, um cientista vilão que quer explorar a floresta de várias formas ilegais e uma trama surpreendente, que sempre tem novos acontecimentos fazendo com que ela não fique nem um pouco cansativa, nem parada.
A narrativa é rápida e fluida, e a história é tão incrível que a gente não consegue largar até a última página. São poucos os livros que eu termino em apenas um dia, e esse foi um deles, pois eu não conseguia parar de ler até chegar ao final. Agora eu quero muito ler a continuação, que promete ser tão boa quando este primeiro volume e que vai continuar contando a história dos nossos guerreiros. Bastante coisas vão acontecer no próximo volume e estou louca para descobrir algumas delas, que ainda não tiveram conclusão neste exemplar.
O livro é todo feito em papel couché, aquele igual de revistas só que bem mais grosso, e produzido por fontes responsáveis (o que eu achei bem legal, já que o livro trata do assunto Amazônia), e além de ser todo colorido ele conta com diversos desenhos que ajudam a complementar a história e dão um toque ainda mais legal para a narrativa. As páginas contém um efeito para parecer tipo papel antigo, e por isso são quase em um tom de amarelo. A diagramação está perfeita, com letras bem espaçadas que dão uma certa comodidade na hora da leitura, fazendo com que nossa vista não canse mesmo lendo por um tempo maior.
Recomendo este livro para todo mundo que gosta de uma história ecologicamente responsável, cheia de ação e aventuras, com super-heróis dispostos a salvar a floresta amazônica, vilões malvados e personagens incríveis que conseguem nos cativar e nos proporcionar ótimos momentos de leitura e, claro, para todos que adoram conhecer trabalhos de autores nacionais.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Tenho quase certeza que esse livro não vai me chamar atenção.
    Acho que esse livro vai parecer o desenho Capitão Planeta.
    Porém você disse que a leitura é envolvente e sem contar que é nacional , então acho que leria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da capa, mas por ser nacional eu tbm o leria.

    Adorei a resenha, não conhecia o livro, vou pesquisar mais sobre ele.

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Para saber mais, visite http://www.guerreirosdaamazonia.com.br e a fan page http://www.facebook.com/amazonguerreiros :)

    Obrigada pela resenha, a equipe da editora RJR Produções agradece :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, deixamos uma TAG pra você lá no meu blog, espero que goste !
    Beijinhos
    Equipe Gypsy Heart Books

    ResponderExcluir
  5. Olá! Sou gerente executivo e editorial da RJR, editora dos livros Amazon. Gostaria de agradecer pelo elogio ao nosso trabalho, pois estamos lutando com todo afinco para que esse projeto literário e audiovisual seja reconhecido na sociedade. Fico feliz pelas suas palavras, pois também venho ouvindo elogios de coordenadores de escolas, alunos e professores. O grande desafio vem sendo chegar à midia impressa de grande circulação, mas isso virá com o tempo. Mais uma vez, agradeço! Abraços, Sérgio Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio! Tudo bem?
      Nós que temos que agradecer pela oportunidade! É uma honra ler uma ótima obra de um autor nacional e poder indicá-la aos nossos leitores.
      Vamos torcer para que o projeto se saia ainda melhor do que planejam, já que vocês merecem tudo de bom pela iniciativa e pela qualidade do
      trabalho. Boa sorte com tudo! Beijos

      Excluir
  6. Oieee!!!
    Acho importantíssimo dar espaços ao nossos autores nacionais!!
    Gostei muito da resenha, mas confesso que não me interessei muito na leitura!!
    Mas mesmo assim se tiver oportunidade não deixarei de ler!!
    Achei a ideia das folhas muito legal e a capa bem bonita também!!Adoro livros com ilustrações instiga mais ainda a imaginação!!Beojos

    ResponderExcluir
  7. A literatura nacional está a cada vez com mais talentos!!
    Gostei da resenha, mas estou dm dúvida, não gosto muito de história em floresta e coisas desse tipo, mas a aventura parece ser muito boa, e me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Não faz muito meu estilo esse livro!
    Mas sua resenha esta muito bem feita e detalhada!
    Achei muito interessante o material usado pra fazer o livro, diferente o papel, né..
    deve ser maneiro..

    :*

    ResponderExcluir